Leitor e editor de PDF

Iniciado por rafaelplaurindo, 18 de Julho de 2011, 17:15

tópico anterior - próximo tópico

rafaelplaurindo

Pessoal, vocês podem me indicar um leitor e editor de PDF equiparado ao foxit reader? O Evince e o Okular só leem, e muito mal. Até onde sei.

rafael.luc

Uso bastante o Evince, o que exatamente quer?  Editar um PDF é usando outro editor texto e posteriormente gerar um PDF

evil_queen

druidaobelix

Olá rafaelplaurindo,

O PDFedit, disponível na Central de Programas do Ubuntu, não resolve?

[]'s

Editando:

Apenas note que nem todo arquivo pdf é editável, exatamente com as mesmas características de tranca do software proprietário.
Ainda, um pdf que seja o resultado de um escaneamento como imagem não há exatamente o que se possa fazer nele.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

rafaelplaurindo

Citação de: druidaobelix online 18 de Julho de 2011, 19:36
Olá rafaelplaurindo,

O PDFedit, disponível na Central de Programas do Ubuntu, não resolve?

[]'s

Editando:

Apenas note que nem todo arquivo pdf é editável, exatamente com as mesmas características de tranca do software proprietário.
Ainda, um pdf que seja o resultado de um escaneamento como imagem não há exatamente o que se possa fazer nele.

Isso eu sei. Eu quero um que tenha a função de marca texto e bookmark. O foxit para o linux é ridículo. Eu não sei por que perderam tempo com aquilo.

druidaobelix

Anoto a existência de um outro tópico interessante tratando desse tema, cerca de um ano atrás, de onde se extrai algumas indicações:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65063.0.html

www.arredondar.org.br

rafaelplaurindo

Bom pessoal, fazendo testes e tudo mais, resolvi por enquanto ficar com o adobe reader. Mas como não o utilizo, preciso aprender a fazer algumas coisas básicas como usar marcador de texto e criar bookmark. Podem ainda me ajudar?

druidaobelix

Não entendi bem, mas o Adobe Reader não é apenas um leitor de pdf?
Com ele você não vai conseguir editar nada, ou será que mudou e não estou sabendo?
www.arredondar.org.br

rafaelplaurindo

Não, você não entendeu, não pretendo editar textos mas somente marca partes mais importantes e usar bookmark, que cria um links para ir para uma  parte do arquivo em específico. É como se fosse hiperlinks no msword.

druidaobelix

Veja, rafaelplaurindo, desde sempre existia o Adobe (assim, sem qualificativos), que é o pacote completo, no qual se pode editar pdf e, obviamente, ler pdf.
É software proprietário e pago, individualmente não sei quanto custa, na suíte de 6 softwares custa uns US$ 1.200. Esse não existe para Linux.
Existe ainda o Adobe Reader, que como o próprio nome diz, é um 'reader', um leitor, portanto só serve para ler, que também desde sempre é free, e existe para Linux.
A razão de ser do Adobe Reader é que não adiantaria à Adobe (empresa) ter à venda um software que produz pdf se ninguém pudesse ler os pdf que são produzidos por quem comprou o software, então, como lógica do negócio, ela distribui livremente o "Adobe Reader".
www.arredondar.org.br

Adriano R.N.

Já que estão falando de pdf, testem o pdfsam, ele une e separa arquivos de pdf, não o que o rafaelplaurindo quer, mas fica a dica.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

druidaobelix

Olá Adriano R.N.,

De fato, o pdfsam cumpre o que promete, embora seja um tanto quanto rústico.
É essencial um software que faça a manipulação de pdf, com o split (separação) e merge (união) de páginas.
www.arredondar.org.br

rafaelplaurindo

Eu não consegui achar o instalador do moonshiner. Pode me ajudar?

phaleixo

voce pode usar a extensao pdf importer disponivel para libreoffice/openoffice facil rapido e edita qualquer pdf
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

druidaobelix

De fato, essa dica é boa, o 'pdf importer' resolve muita coisa e é possível até mesmo adaptar o marca texto usando a função de preenchimento, além de outras possibilidades de evidenciadores, do tipo seta, raio e por aí vai, depois exporta como pdf mesmo.

Está diretamente disponível na Central de Programas do Ubuntu, sem dificuldades para instalar.

Citação de: phaleixo online 23 de Julho de 2011, 21:34
voce pode usar a extensao pdf importer disponivel para libreoffice/openoffice facil rapido e edita qualquer pdf
www.arredondar.org.br