Autor Tópico: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04  (Lida 3225 vezes)

Offline afbmtur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Online: 03 de Julho de 2011, 16:13 »
Olá pessoal !
Migrei para o Linux 11.04. Muito bom, porém, estou com um problema. O scanner V100 photo da Epson, não funciona. Fiz a instalação através do Wine, seguindo todos os passos, conforme o Cd de instalação. Aparece os ícones na área de trabalho, porém, quando dou o comando no ícone para digitalizar, diz que não há digitalizador instalado. Sou novato no sistema, e estou com dificuldade para instalar e não sei o comando para fazer através do terminal. Todos os demais programas estão funcionando perfeitamente, inclusive a impressora C65 e T50 da Epson. Fiz outras instalações e todas funcionando muito bem. Agradeço se vocês me ajudarem.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2011, 16:44 »
Antes do wine você tentou uso o "Digitalizador simples" que vem instalado no ubuntu?
O pouco que sei sobre o wine, o uso de driver nele não é tarefa simples, em muitos casos impossível.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline afbmtur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2011, 17:45 »
Caro Adriano R.N

Antes já havia tentado pelo "digitalizador simples" e Xsane, os quais já vem no repositório e são instalados durante o processo da instalação do Sistema, e a resposta é que não há digitalizador. Com a instalação pelo Wine, faz toda instalação dos arquivos, porém, também não reconhece o digitalizador, conforme informei anteriormente. Uso o Wine sempre e todos programas para Windows funcionam bem, menos esse do scanner. Terei paciência, porque o Linux 11.04 é muito bom e 11.10 para outubro, acredito que vai solucionar esse problema.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2011, 18:20 »
Ola

Tive a curiosidade de ir ao site do sane project, o responsavel por congregar o desenvolvimento de drivers para scanners no GNU/Linux e não encontrei seu scanner V100 photo.

Verifique pelo comando em terminal
Código: [Selecionar]
lsusb como ele foi identificado, e veja na saida do comando
Código: [Selecionar]
sudo dmesg se ele foi identificado.

De posse do ID do dispositivo e da saida do dmesg, volte ao site do sane project e verifique lá se seu scanner é suportado.

Caso não seja suportado e se trate de um scanner antigo, acredito que o melhor mesmo é desistir, pois novos drivers são desenvolvidos para produtos recentes, mas para produtos antigos não.

[]'s

Offline afbmtur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2011, 19:58 »
Caro Tota !
O Id é 04b8:012d - Seiko Epson Corp.Perfection V10/V100 ( GT-s600/F650 ).
Quando executo no terminal sudo dmesg não consigo identificar o mesmo. Curioso que testei no Windows 7 e no Mac última versão, reconheceu na hora. O Scanner foi fabricado em 2005, e o site da Epson disponibiliza a atualização do driver 32 bits para Windows. A instalação nos dois sistemas citados foi através do CD. Se não conseguir instalar no Linux, vou ficar muito triste.


Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2011, 20:30 »
Dá uma olhada nesse http://www.avasys.jp/lx-bin2/linux_e/scan/DL1.do , eu achei algo tipo  Perfection V100 PHOTO não sei se é seu scanner,mas esse site q disponibiliza driver da Epson para Linux, tem mais umas dicas:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=171524
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2011, 21:39 »
Caro Tota !
O Id é 04b8:012d - Seiko Epson Corp.Perfection V10/V100 ( GT-s600/F650 ).

Agora melhorou. Bastou ir ao site do sane e comprovar a afirmativa do asghan.

Com o avasis deve funcionar.

[]'s

Offline afbmtur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: scanner v100 photo - Epson - não funciona no Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2011, 22:45 »
O site Avasys eu já havia visitado e fiz download de alguns comandos e não funcionou, entretanto, com a dica de vocês, consegui descobrir a versão do scanner: V3.24A, cuja,  há no site. Já baixei o manual em inglês, vou traduzir o que interessa e tentar, depois darei o retorno. OK.