Autor Tópico: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11  (Lida 10138 vezes)

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Oi pessoal,

Sou nova por aqui e entendo pouco do Linux. Depois de muitos problemas com Windows 7 “genérico”, busquei informações sobre o Ubuntu e decidi instala-lo no meu pc. A instalação foi concluída com êxito gostei muito do sistema, o problema é a conexão com a internet.
 Tenho a internet banda larga de Via Embratel, tenho um modem Motorola e geralmente é só conectar o cabo e pronto (já fiz o teste de trocar de pc).
Ocorre que com o Ubuntu simplesmente não funciona, liguei pra central de atendimento pra tentar resolver o problema e tive a resposta que a internet só funcionam em pcs com Windows, dizem que o modem é configurado especificamente para esse sistema operacional.
Alguém, sabe uma forma de resolver essa questão? Não gostaria de retornar para o Windows de jeito nenhum.
Socorro! :-[
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2011, 15:36 »
Oi pessoal,

Sou nova por aqui e entendo pouco do Linux. Depois de muitos problemas com Windows 7 “genérico”, busquei informações sobre o Ubuntu e decidi instala-lo no meu pc. A instalação foi concluída com êxito gostei muito do sistema, o problema é a conexão com a internet.
 Tenho a internet banda larga de Via Embratel, tenho um modem Motorola e geralmente é só conectar o cabo e pronto (já fiz o teste de trocar de pc).
Ocorre que com o Ubuntu simplesmente não funciona, liguei pra central de atendimento pra tentar resolver o problema e tive a resposta que a internet só funcionam em pcs com Windows, dizem que o modem é configurado especificamente para esse sistema operacional.
Alguém, sabe uma forma de resolver essa questão? Não gostaria de retornar para o Windows de jeito nenhum.
Socorro! :-[


Geralmente esta é a desculpa padrão pelos pseudo-suportes das operadoras para se livrar daquilo que foge aos seus conhecimentos (discutíveis), portanto não acredite muito nisso ok.

Quando fala em modem Motorola é a conexão do tipo 3G, é isso?

Não sou conhecedor desta área, mas certamente algum colega aqui logo irá lhe ajudar.

PS: tomara mesmo que tenha sido só mais uma desculpa para se livrar de usuários linux pelo "suporte técnico" de provedores/operadoras
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2011, 15:46 »
Tomara que só seja isso.
O modem não é 3G, é tipo o do Velox...
Ouvi dizer que a Via Embratel esta utilizando a mesma tecnologia banda larga da net, mas não sei bem se é isso.
Abs.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2011, 16:06 »
Você já verificou se a internet funciona, por exemplo, na central de programas? Já aconteceu de eu ficar sem net só no navegador, mas conseguir instalar programas, por exemplo. Descobri depois que era só uma questão de configurar o proxi no Firefox (Editar > Preferências > Avançado > Rede) para detectar automaticamente. Dê uma verificada nisso.

Também experimente clicar no ícone de rede lá na bandeja (perto do relógio) e escolher "Auto eth0". Se nada disso der certo, avise que a gente tenta configurar sua internet manualmente.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2011, 16:10 »
Tomara que só seja isso.
O modem não é 3G, é tipo o do Velox...
Ouvi dizer que a Via Embratel esta utilizando a mesma tecnologia banda larga da net, mas não sei bem se é isso.
Abs.

Qual o modelo do Modem?  Qual a sua placa de rede?  É preciso colocar mais informações para poder te ajudar!!!!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2011, 16:12 »
Qual o nome do serviço? Giro Embratel?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jpbadeveloper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2011, 16:14 »
Será que o seu modem está com configurações do seu usuário e senha do provedor de internet, dhcp ativado, ou está em modo bridge?

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2011, 16:34 »
Se for o tal Giro, parece que o negócio é complicado, especialmente pelo fato de vc ser iniciante.

Mas fica a dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Internet-Giro-Embratel-no-Linux

Documentando: http://www.orkut.com/CommMsgs?cmm=463106&tid=5597622497408585333&na=3&nst=11&nid=463106-5597622497408585333-5597655371091148640

O modem é USB?
« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 16:42 por rodrigo.miguel »

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2011, 16:46 »
O modem não é USB acho que é adsl, vou verificar as informações sobre ele e a minha placa de rede, daqui a pouco eu posto.
Abs.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2011, 02:24 »
Já tentou perguntar se eles dão suporte a Mac? Vários provedores ficam com escrúpulos de dar suporte a Linux, mas acabam dando suporte a Mac.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2011, 08:17 »
Olá pessoal,

Não desisti de permanecer com Linux.
Fiz a configuração de Proxi no Firefox (Editar > Preferências > Avançado > Rede, não deu certo.
A internet não funciona na central de programas.

Vamos as informações adicionais:
- Instalei Ubuntu 11.04
- Minha internet é banda larga Via Embratel (identica a Net Virtua)
- Modem Motorola modelo SBV5122

Sobre a suporte técnico da via embratel, dizem o mesmo: modem é configurado para Windows. Achei um absurdo e até pensei em reclamar na Anatel.

É isso. ???
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2011, 09:05 »
Olá pessoal,

Não desisti de permanecer com Linux.
Fiz a configuração de Proxi no Firefox (Editar > Preferências > Avançado > Rede, não deu certo.
A internet não funciona na central de programas.

Vamos as informações adicionais:
- Instalei Ubuntu 11.04
- Minha internet é banda larga Via Embratel (identica a Net Virtua)
- Modem Motorola modelo SBV5122

Sobre a suporte técnico da via embratel, dizem o mesmo: modem é configurado para Windows. Achei um absurdo e até pensei em reclamar na Anatel.

É isso. ???


Motorola SBV5122 iihhhhh!!!!

Tem um monte de gente que já reclama dele no Windows, ele vem bloqueado para roteamento e pelo que eu vi ele é USB sim!!!

O pessoal tem feito uma gambiarra, liga esse modem num outro roteador para poder compartilhar a internet!

Ou manda o navegador, como o firefox, copiar o endereço MAC!!!

Ou seja, dá serviço pra isso funcionar e nem tem garantia se vai funcionar...

Desculpe por não poder ajudar você!  Quem sabe outros aqui possam te dar uma resposta satisfatória!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2011, 10:15 »
Olá pessoal,

Não desisti de permanecer com Linux.
Fiz a configuração de Proxi no Firefox (Editar > Preferências > Avançado > Rede, não deu certo.
A internet não funciona na central de programas.

Vamos as informações adicionais:
- Instalei Ubuntu 11.04
- Minha internet é banda larga Via Embratel (identica a Net Virtua)
- Modem Motorola modelo SBV5122

Sobre a suporte técnico da via embratel, dizem o mesmo: modem é configurado para Windows. Achei um absurdo e até pensei em reclamar na Anatel.

É isso. ???

Faça o seguinte...

Tente este procedimento: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83271.msg460954.html#msg460954

Abra o Terminal e execute os dois comandos abaixo:

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i usb
Código: [Selecionar]
lsusb
Copie a saída dos comandos (tudo) e cole aqui no tópico. Assim vamos poder saber se o modem está sendo detectado e se o módulos necessários estão sendo carregados.

No aguardo...

Qualquer coisa, estou o Gtalk: linuxlike.blogspot@gmail.com

PS: pode ser útil... http://www.vivaolinux.com.br/topico/Duvidas-em-Geral/Configurar-Embratel-para-Debian-Wheezy
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, 10:21 por rodrigo.miguel »

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2011, 13:57 »
Galera,

Problema resolvido!
Fiz de acordo com a dica "PS: pode ser útil... http://www.vivaolinux.com.br/topico/Duvidas-em-Geral/Configurar-Embratel-para-Debian-Wheezy".
Foi só iniciar o PC, com o modem conectado, desliguei ele (modem) da tomada e liguei. Pronto!!!!
Muito obrigada a todos, não só pelas dicas desse tópico mas TODAS as demais. Afinal baixei Ubuntu 11, gravei o cd de instalação e formatei meu pc com as dicas daqui.

Abs! ;D
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Internet banda larga via embratel não é compatível com Ubuntu 11
« Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2011, 19:20 »
Galera,

Problema resolvido!
Fiz de acordo com a dica "PS: pode ser útil... http://www.vivaolinux.com.br/topico/Duvidas-em-Geral/Configurar-Embratel-para-Debian-Wheezy".
Foi só iniciar o PC, com o modem conectado, desliguei ele (modem) da tomada e liguei. Pronto!!!!
Muito obrigada a todos, não só pelas dicas desse tópico mas TODAS as demais. Afinal baixei Ubuntu 11, gravei o cd de instalação e formatei meu pc com as dicas daqui.

Abs! ;D

 :D