Autor Tópico: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04  (Lida 17750 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Online: 26 de Junho de 2011, 21:16 »
Ubuntu 11,04: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA

Está disponível em algumas semanas o novo kernel 2.6.39.0 RC que traz consigo inúmeras inovações como o suporte para  o suporte para Ati Radeon HD 6900 series e Intel GMA 500 ​​Poulsbo , a introdução de um Clock-boottime , o novo " Media Controller Subsistema "o que melhora o controle de entrada de vídeo .
Hoje vamos ver como instalar o novo kernel 2.6.39.0 no Ubuntu 11,04 com facilidade graças ao PPA dedicados.

Lembro-me que se você tiver problemas de hardware com o Ubuntu 11,04 Natty não deve atualizar o kernel. Para instalar o novo kernel 2.6.39.0 no Ubuntu 11,04 Natty usar o Kernel do Ubuntu PPA para fazê-lo de um tipo de terminal (Ctrl+Alt+T):


sudo add-apt-repository ppa:kernel-ppa/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-headers-2.6.39-0 linux-headers-2.6.39-0-generic linux-image-2.6.39-0-generic --fix-missing

após a reinicialização.

Na hora da inicialização, podemos escolher qual kernel para começar a nossa própria distribuição. Se você tiver problemas ou simplesmente quer mais informações não hesite em informar-nos comentando este artigo e a imagem da fonte.

Site fonte:
http://www.lffl.org/2011/05/ubuntu-1104-installare-il-nuovo-kernel.html

Obs.: Caso não mais esteja disponível o Novo Kernel 2.6.39.0, baixe ele nesse link: http://www.mediafire.com/?uf4gdbfkfyy2ds3 descompacte e clique nos pacotes deb

ou direto do site oficial: http://www.kernel.org/ e aprecie.

Faça seu Ubuntu reconhecer mais de 3 GB de memória RAM

Já é sabido de todos que alguns programas de geoprocessamento foram desenvolvidos em Java e por isso só rodam sobre esta plataforma. O gvSIG, o OpenJump e o Kosmo são exemplos desses programas.

Também se sabe que tais programas necessitam de muita memória RAM para funcionar satisfatoriamente.

Acontece que muitos usuários de Linux que trabalham com SIG tem um computador com uma boa configuração, mas os sistemas operacionais baseados em 32 bits não reconhecem mais de 3 GB instalados no PC. Isto acontece tanto com o windows XP (ainda muito utilizado) como as diversas distribuições Linux existentes (inclusive o Ubuntu).

Mas não se desespere. No tutorial de hoje será ensinado como fazer seu computador com Ubuntu 32 bits reconhecer mais de 3 GB de memória RAM. Acompanhe.

Caso o processador de seu PC seja 64 bits, o Ubuntu 64 bits reconhecerá automaticamente toda memória instalada. Mas é bom saber também que alguns programas existentes nas versões 32 bits ainda não estão disponíveis para 64 bits.

Então, foi aí que a Intel alterou o kernel do Linux para permitir que processadores de 32 bits endereçassem espaços de memória superiores a 3 GB. Ela se chama Physical Address Extension, ou mais conhecida como PAE.

Alguns sites e blogs afirmam que a instalação do Ubuntu 32 bits via DVD identifica automaticamente a necessidade de instalação do kernel PAE.


Instalando o Kernel Pae no Ubuntu 11.04

Abra o terminal (menu Aplicativos -> Acessórios -> Terminal ou Ctrl+Alt+T) e digite o seguinte comando:


sudo apt-get install linux-generic-pae linux-headers-generic-pae

Pronto. Basta esperar o download e a instalação automática do novo kernel.

Reinicie o sistema e depois você terá a sua disposição toda memória RAM de seu computador.

Fonte site: http://geoparalinux.wordpress.com/2011/01/14/faca-seu-ubuntu-reconhecer-mais-de-3-gb-de-memoria-ram/

Comandos básicos para saber sobre o uso da memória no seu Ubuntu.

Ctrl+Alt+T e digite free que fornecerá a memória total, usada e livre, Cache e Swap

Site fonte: http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 10:11 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2011, 22:02 »
Estou tendo problemas com o Ubuntu 11.04 64bits, ele não reconhece os 4gb de ram, so reconhece 2,9, e pelo free -m 2111, ja fiz o teste de processador e deu que o pae ja ta instalado, eu uso uma placa mae Asus P5Kpl/EPU, com 4gb de ram (2 modulos de 2gb cada), processador quadcore q300 e uma placa de vídeo of gforce 7200GS, ja olhei na bios se tinha algo roubando memoria para algun outro hardware, testei um pente de memoria por x  (e o sistema leu cada um com 2gb normal) e ate instalei o win7 64bits para ver se ele iria reconhecer, e reconheceu certinho os 4gb, no chat do ubuntu-br, recebi varias dicas e executei todas sem sucesso, fiz 3 copias diferentes do sistema, todas também baixadas separadamente do site oficial, e ate o momento nada solucionou o meu problema, e não encontrei ninguém com o mesmo problema nas minhas pesquisas online...estou sempre no chat ubuntu-br com o nic de akinaton (Tudo em maiúsculo). Agradeço des de ja a atenção.... Obrigado.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2011, 22:30 »
Ola o PAE e apenas para 32bit, se vc instalou o Ubuntu x64 ele reconhece normalmente a memoria disponivel.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2011, 22:46 »
Ola Platão, e verdade, era para reconhecer automaticamente como vc falou, mais não foi o caso aqui como expliquei acima, e quando instalo o 32bits, na mesma maquina citada, ele le 3gb de ram, e depois da instalação do pae no mesmo, não a alterações na leitura da memoria.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2011, 23:09 »
Ola primeiro tente ir ate a bios e ver quanto esta sendo reconhecido pelo sistema, vc tem certeza que tem somente um kernel instalado na sua maquina? Pode ser que vc tenha instalado outro kernel e talvez esteja dando o boot pelo antigo ainda, de uma olhada. Outra coisa e se o par de memorias sao identicas, e se vc esta usando o dual-channel verifique se estao colocadas nos slots corretos na placa mae.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2011, 23:22 »
Ola, novamente, platão, creio q vc não leu o meu primeiro post, pois nele ja deixei claro q fui ate a bios e verifiquei se tina algo robando a memoria, e disse que instalei o sistema 3 x com 3 midias diferentes, ou seja não teria como ter um kernel diferente, e como disse também no primeiro post, inetalei o Win7 64bits, no qual tudo foi reconhecido corretamente, e em relação aos slots da memoria, eu ja troquei as memorias de par, ou seja, são 4 modulos de slots em par (Azul, Amarelo / Azul, Amarelo) ja coloquei elas em par amarelo e par azul, e nada mudou.... Mas obrigado por ta dando atenção no meu caso.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2011, 23:37 »
Ola que eu me lembre aqui no forum nao e muito comum problemas com memoria...a sua placa de video e dedicada ou enboard? Coloque aqui todas as sugestoes que vc ja seguiu resumidamente para nao perdermos tempo dando dicas que ja foram feitas.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2011, 23:49 »
A placa de Video e Offbord, uma Gforce 7200GS de 512mb, removi a pouco a placa mae do gabinete, limpei troquei a pasta térmica do processador e removi todo o hardware desnecessário para a instalação, deixei apenas o DVDRom e a placa de video, pois esta placa mae não contem uma placa de vídeo onboard, formatei o disco com o HirensBoot, uma formatação completa para remover qualquer vestijos de instalações antigas, baixei uma nova ISO do Site Ubuntu, e a gravei novamente, refiz toda a instalação e o problema continua, ja estou sem ideias, e se trata de maquina de cliente q consegui convencer a migrar para o Ubuntu, e infelizmente parece que terei que retornar a maquina dele para Win7 64bits e entrega la de cabeça baixa....mas tenho ate o próximo fim de semana para tentar resolver este problema sem ter que instalar o windows novamente, conto com a ajuda de vcs.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2011, 00:16 »
Ola veja se ha alguma alteração na sessao da bios "Memory Remapping" veja se ha essa entrada e teste, vc tentou resetar a bios para o default? qual o resultado? Tente tbm com o kernel do ubuntu server.

cat /proc/meminfo

e poste para vermos.
EDIT
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 00:31 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2011, 00:20 »
Sim ja foi feito, o reset da bios, eu posso ta postando ak o grep, o free -m e o uname -a, se acharem que isto pode ajudar, e  na bios ela esta lendo corretamente os 4gb, os 2 pentes de 2gb.

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2011, 00:36 »
o cat /proc/meminfo: http://paste.ubuntu.com/633993/

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2011, 00:43 »
Com o kernel do Ubuntu server mesmo problema? Vc esta com o 11.04? teste com o 10.04 e reporte, qual a versao do kernel que vc esta usando? 2.6.39? teste com um live cd versao x64 10.04 ou 10.10 para vermos.

EDIT
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 00:48 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2011, 00:46 »
Posso testar com o 10, em live... ou teria q instalar? eu to com a ver. de kernel 2.6.38-8, neste post disse que não era para instalar esta 2.6.39, se eu estivesse tendo problemas de hardware, então não instalei ele ainda.
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 00:49 por Darck »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2011, 06:12 »
Eu uso meu notebook da Dell de 750 de Hd, 6 Gb de memória e processador i5. Fiz o teste nele instalando o Ubuntu de 32bit e funciona redondo e reconhece tudo e até a memória de 5,7Gb e no Ubuntu de 64 bit reconhece automaticamente tudo também. No meu desktop que é da Hp que está instalado o Ubuntu de 32bit, também reconhece tudo redondo. No seu caso, não seria a falta de atualização dele, no Gerenciador de atualizações do Ubuntu e instalar o Ubuntu restricted  extras na central de programas do Ubuntu e fazer  o procedimento desse tópico para ver se funciona ?

Espero que te ajude Darck
« Última modificação: 28 de Junho de 2011, 06:20 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Darck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Eu uso Ubuntu! E você? Ainda Olhando pela janela?
    • Ver perfil
    • Comunidade Geek
Re: Instale o novo kernel 2.6.39.0 como PPA no seu Ubuntu 11.04
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2011, 11:27 »
Ola platao desculpa a demora para responder, e que minha midia do 10.10 64bits tava trincadda, tive q baixar outra iso e gravar novamente, ai resolvi tirar um cochilo ate baixar, e acbei apagando.... estava exausto com este problema mais ta aqui o cat : http://paste.ubuntu.com/634321/  Mais como pode ver não ouve auteração.