Autor Tópico: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo  (Lida 133350 vezes)

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #75 Online: 15 de Novembro de 2011, 18:51 »
Trestivo, cara, realmente nao sei nao, tu esta fazendo tudo certo pelo que pude ver, a unica explicaçao que posso imaginar é que tua placa de video DIS é muxless, apesar de que se fosse o note deveria travar quando tu tentasse mudar... vou pensar aqui em como descobrir se ela é ou nao (ver se alguns posts atras nao tem), mas realmente, como diria Cid Moreira: isso é um misterioooo.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Trestivo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #76 Online: 15 de Novembro de 2011, 23:09 »
vlw cara agradeço e fico no aguardo.

Offline proveyourselfthom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #77 Online: 12 de Janeiro de 2012, 19:37 »
É triste ver que a AMD não está nem aí para os usuários do Linux. Faz tempo que não escrevo neste tópico e tudo continua igual :(

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #78 Online: 16 de Janeiro de 2012, 00:12 »
É verdade, a AMD poderia ser um pouco mais compreensiva. No meu notebook tem 2, uma da intel integrada e outra AMD. Quando uso a intel funciona direitinho mas quando mudo para a AMD a aceleração não funciona e a composição da área de trabalho fica bugada. Se alguem souber como resolve isso pq assim eu poderia instalar uns jogos mais pesados q a placa integrada não da conta.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #79 Online: 22 de Janeiro de 2012, 12:10 »
Galera, novidades, na atualizaçao de ontem aconteceu alguma coisa com o driver da intel, resultado: agora a minha resoluçao ficou perfeita no monitor secundario com a placa integrada, ou seja, o driver foi de alguma melhorado.

Outras novidades: o projeto Bumblebee chegou a sua versao 3 e parece estar cada dia melhor, agora foi migrado pra C++ esta usando o switcheroo ao invez do metodo de acpi_call que usava antes, tenho esperanças que em breve uma versao ATI do Bumblebee seja lançada.

Queria muito dispor de mais tempo pra estudar mas a vida anda corrida.
Ubuntu Linux 10.10

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #80 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 10:57 »
kriador, pelomenos o meu apoio vc tem! Tenho muita vontade de vem meu hardware funcionando perfeitamente. Qualquer coisa estou a disposição para ajudar.

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #81 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 23:07 »
Saudações.

Parece que finalmente chegou a vez dos Linuxers.

Encontrei as informações a seguir:

http://linux-hybrid-graphics.blogspot.com/

http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx

Neste momento estou no OpenSUSE com KDE. A instalação do driver ocorreu de forma idêntica ao Ubuntu.
Lembrem de fazer no terminal, ao fim da instalação do driver e antes de reiniciar:

Código: [Selecionar]
sudo aticonfig --initial
Após o reinicio do computador pode-se abrir a interface gráfica do Catalyst e alternar entre as VGA's.
Não será possível localizar o vgaswitcheroo, pois o fglrx vai dominar a administração das vga's hibridas.

Para observar via terminal a informação sobre o driver de video ativo, faça no terminal:

Código: [Selecionar]
fglrxinfo
Usando aqui, tenho a temperatura dentro do aceitável e os recursos visuais a correr de forma adequada.

Boa sorte para todos.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2012, 23:12 por Warhead »
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Darman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #82 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 21:06 »
Finalmente boas noticias, vou testar a ver se é desta que posso tirar partido do hardware do meu portátil. :D

Offline RockRég

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #83 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 14:28 »
Mais alguém testa ai e faz uma resenha do que achou, vlw.

Offline Darman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #84 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 10:06 »
Não sei o que se passou ou o que fiz de errado, mas após instalar o driver oficial não consigo iniciar o ubuntu! Alguma ideia do que possa ter feito de errado?

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #85 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 10:50 »
Dei uma olhada nos seus links, Warhead. No blog Linux Hybrid Graphics diz que o driver suporta placas Hybrid graphics AMD 6700M HD, porem minha placa é Mobility Radeon HD 5400 Series. Sera que instalando este driver surtirá o mesmo efeito? Dei uma olhada em Release Notes no link do suporte da AMD e no documento não tem informações dobre hardware suportado. Estranho!

De qualquer forma, mesmo me cagando de medo de ferrar com meu sistema (de novo) vou criar coragem e testar.

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #86 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 17:04 »
Fiz o teste com o driver do link do Warhead e p mim n funcionou. Quando vou dar o comando "sudo aticonfig --initial" ele retorna um erro dizendo q n tenho uma biblioteca chamada libGl.so.1 e n consigo instalar esta biblioteca de forma alguma. De qualquer forma reiniciei sem a o comando "sudo aticonfig --initial".

O sistema entra no meu usuário, más a interface do Unity, seja o normal seja o 2D simplesmente não aparecem. Segui as instruções na documentação para desinstalar e tudo voltou ao normal.

Boa tentativa mas não foi desta vez para mim.

Offline ShowbolMaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #87 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 21:51 »
[EDIT] O note deu problema ao trocar as placas, explicação no próximo post [EDIT]

Olá novamente pessoal

Testei a instalação desse novo driver do tópico no meu dell vostro 3450 que possui a placa ati hybrid 6630

A instalação funcionou, mas quando eu digitei o comando sudo aticonfig --initial ele disse que não encontrou dispositivo suportados (não lembro bem).

Reiniciei sem esperança, digitei o fglrxinfo e ele mostrou alguns erros, mas me mandou rodar o comando sudo aticonfig. Sem acreditar muito, rodei novamente o comando sudo aticonfig --initial e dessa vez ele encontrou a placa (acho que era pq eu já tinha instalado o vgaswitcheroo e deixado a placa ati desativada para que o computador esquentasse menos). Dessa vez ao reiniciar, tudo certo!!

Demorou, mas finalmente estamos com o driver para chipsets 6600 e 6700. Obrigado a todos pelo tópico, sem ele acho que já teria desistido de tentar.



O lado ruim é que para trocar de placas, ele manda reiniciar o computador. Pelo menos agora podemos trocar de placas.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 22:50 por ShowbolMaster »

Offline RockRég

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #88 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 21:56 »
ShowbolMaster, e com relação à temperatura e consumo, estão normais??

Offline ShowbolMaster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: VGAswitcheroo – Tópico Definitivo
« Resposta #89 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 22:48 »
ShowbolMaster, e com relação à temperatura e consumo, estão normais??

Não cheguei a medir, mas notei que o cooler do note estava ligado. Fui tentar agora realizar a troca para a placa intel e não funcionou... Quando reiniciei o computador o fglrxinfo começou a dar o erro "fglrxinfo. error while loading shared libraries: /usr/lib/libGL.so.1: file too short"

Não estava conseguindo abrir o amd catalyst control center para configurar nada. Me parece que o driver da ati funciona para a placa ati, mas não sabe fazer a troca para a placa intel. Só consegui fazer o desktop voltar ao normal executando o comando "./amd-driver-installer-12-1-x86.x86_64.run --uninstall" na pasta onde estava o driver baixado. Lamentável, me empolguei rápido demais. Não sei oq fazer agora, acho que vou tentar reabilitar o vgaswitcheroo e esperar pra ver se conseguem resolver esse problema.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 22:51 por ShowbolMaster »