Autor Tópico: Ideias para compartilhar internet limitada para visitantes  (Lida 1146 vezes)

Offline diegofucitalo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ideias para compartilhar internet limitada para visitantes
« Online: 23 de Junho de 2011, 23:49 »
Fala pessoal, meu primeiro post no forum. Estou com uma necessidade na empresa onde trabalho, preciso liberar internet para os visitantes e funcion ários.

Primeiramente pensei em comprar um roteador wireless ou access point e ligar no meu servidor linux que compartilha a internet criando uma rede diferente para que não haja problema de segurança, porém, pintou uma duvida. Eu gostaria de limitar a navegação nessa rede, pois, tenho apenas um link e seu apenas implementar minha ideia stao haverá a galera que se conectar a essa rede vai navegar a vontade sem limite de download e pode prejudicar a internet que a empresa usa, acho que uma saida seria limitar isso, alguem tem alguma ideia para me ajudar?

A principio seria um servidor ubuntu que hoej possui duas placas de rede, uma para rede interna e outra para internet, gostaria de colocar mais uma placa de rede que será ligada ao access point ou roteador wireless e que todo o trafego de internet seja limitado por exemplo a 128kbps.

Obirgado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ideias para compartilhar internet limitada para visitantes
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2011, 11:59 »
Antes de se preocupar com a banda (o que não deixa de ser importante), preocupe-se com o controle do que seus visitantes acessam. Oferecer um acesso internet pra pessoas sem vínculo com sua empresa pode te expor a situações bem incômodas. Imagine se acontece um incidente de pedofilia, ou um ataque a site oficial (tá muito na moda, não?) a partir de sua rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D