Autor Tópico: Como iniciar o Thunderbird minimizado?  (Lida 13556 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Online: 19 de Junho de 2011, 18:44 »
Olá todo mundo.

Estou usando o Natty. Descobri uma extensão que notifica novos emails com o Thunderbird minimizado (ou seja, na barra lateral). Gostaria de dar um jeito de adicionar uma entrada em "Aplicativos de sessão" que chamasse esse programa minimizado, para que eu não o tenha que abrir sempre ao fazer login (tipo "thunderbird -m"  ;D). Será que é possível?

Agradeço qualquer ajuda.
« Última modificação: 26 de Junho de 2011, 19:35 por vinicius_aleao »

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2011, 02:46 »
Não sei se é bem o que vc quer, mas instalando o alltray funciona deixando ele minimizado direto la do lado do relogio, isso teste feito no meu 10.10, derrepente tenha que adaptar ao seu.
Coloquei assim depois do programa instalado.
Propriedades do programa ou atalho dele, no comando, alltray thunderbird %u

Testa ai para ver se funciona, espero que sim.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2011, 08:48 »
Ola talvez ajude;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77273.msg429798.html#msg429798

No caso o aplicativo vai ficar no envelope....
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, 11:12 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2011, 11:58 »
Eu tentei algo parecido com uma extensão que só funcionava com a versão mais recente do Thunderbird, mas mesmo com ela não deu certo. Então eu descobri essa extensão que não integra o Thunderbird na bandeja, mas indica a chegada de novas mensagens no ícone do programa minimizado, no painel lateral do Unity.

De qualquer forma, se essa dica der certo, dou o problema por resolvido. Não estou no meu pc agora, mais tarde eu posto pra dizer se deu certo.

Muito obrigado pela ajuda!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2011, 12:22 »
Ola Vinicius, eu usei essa dica aqui no Natty e funcionou, mas eu nao testei o recebimento de email(se o icone do envelope superior fica "verde" indicando novo email) ou tbm a notificação do Ubuntu(aquela em que quando entram novos contados do messenger por exemplo) se ela notifica(libnotify) o recebimento de novo email.

Seria mais interessante integrar na barra lateral mesmo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2011, 18:26 »
Desculpem a demora em responder, passei vários dias sem usar meu pc.

Ainda não considero o problema resolvido. Estou usando o Thunderbird integrado na bandeja, o que é muito legal (muito obrigado pela ajuda), mas ainda é necessário abrir o programa para receber as notificações. Nesse caso, a extensão que eu já tinha instalado é bem mais interessante, porque indica a quantidade de mensagens não lidas e, mais importante, "chacoalha" o ícone no painel lateral quando chega nova mensagem, chamando mais atenção. É por isso que eu queria iniciar o Thunderbird minimizado, para não precisar abri-lo ao fazer login para verificar novas mensagens. Ou isso, ou dar um jeito de o notificador na bandeja fazer essa verificação no login.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2011, 19:34 »
Resolvi o problema.

Seguindo link após link a partir daquele indicado pelo colega Platão, encontrei um post do OMGUbuntu ensinando a instalar um programa chamado GmailWatcher, que se integra na bandeja, mas com a diferença de iniciar no login e não de não haver necessidade de o Thunderbird ficar aberto. Muito bom!

Muitíssimo obrigado pela ajuda de todo mundo!

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2011, 10:29 »
Vinicius, qual extensão você está usando para recebimento de e-mails? Você disse que ela sacode o link quando recebe e-mails. Qual extensão é essa? Além disso, não ficou muito claro qual foi a solução que você usou para iniciar o thunderbird minizado. A solução se aplica somente para usuários de conta gmail? Tenho uma conta yahoo e gostaria muito de descobrir como iniciar o thunderbird minimizado no systray (área de notificação/envelope). Tentei uma extensão chamada"Minimize on Start and Close", mas não funciona corretamente. Estou usando o Ubuntu 11.10, que já vem com o thunderbird padrão.
Valeu!
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, 10:46 por cabelo2004 »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2011, 00:25 »
Vinicius, qual extensão você está usando para recebimento de e-mails? Você disse que ela sacode o link quando recebe e-mails. Qual extensão é essa? Além disso, não ficou muito claro qual foi a solução que você usou para iniciar o thunderbird minizado. A solução se aplica somente para usuários de conta gmail? Tenho uma conta yahoo e gostaria muito de descobrir como iniciar o thunderbird minimizado no systray (área de notificação/envelope). Tentei uma extensão chamada"Minimize on Start and Close", mas não funciona corretamente. Estou usando o Ubuntu 11.10, que já vem com o thunderbird padrão.
Valeu!

Essa solução que eu comemorei acima foi para o Natty, não para o Oneiric, que estou usando agora. No Oneiric, cosegui fazer com que o Thunderbird iniciasse minimizado na bandeja (não no painel lateral) e indicasse a chegada de emails. Então você vai precisar me informar algumas coisas para que eu possa lhe ajudar melhor. Qual a versão do seu Ubuntu? Você quer que o Thunderbird indique novos emails na bandeja ou no ícone minimizado? Quer ou não que ele inicie no login minimizado?

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2011, 01:19 »
Uso o Ubuntu 11.10. Eu gostaria que ele iniciasse com a sessão, minimizado no envelope do painel superior.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2011, 01:48 »
Ótimo, porque isso eu consegui no 11.10.

1) Baixe esse complemento para o Thunderbird e instale: https://addons.mozilla.org/thunderbird/downloads/latest/4868/platform:2/addon-4868-latest.xpi?src=search

2) Acesse as preferências do complemento e configure-o para que (1) o botão fechar minimize para a bandeja, (2) para iniciar o programa minimizado e (3), na aba "Mail Settings", para "Enable mail notification icon".

3) Reinicie o Thunderbird.

4) Abra o terminal e digite: gedit .thunderbird-start

5) Cole o seguinte texto no arquivo que vai abrir:

#!/bin/bash

sleep 15

thunderbird &

exit 0

6) Salve o arquivo, feche o editor e, ainda no Terminal, digite "chmod a+x .thunderbird-start" (sem as aspas)

7) Abra os Aplicativos de Sessão e adicione o arquivo .thunderbird-start (use o "Navegar", ao lado do campo Comando, para localizar o arquivo -- aperte CTRL+H na janela de procura para mostrar os arquivos ocultos, que começam por ".")

8 ) Reinicie a sessão.

Se tudo der certo, você vai perceber que, alguns segundo após o boot, clicando no envelope, a entrada E-mail terá uma setinha do lado esquerdo. Se for isso mesmo, então deu tudo certo, e o envelope deve mudar de cor e você deve receber uma notificação (desde que isso esteja ativado no Thundebird) com a chegada de novos emails.

Só mais duas coisinhas: 1) pelo menos comigo, é necessário clicar duas vezes no botão fechar para que o Thunderbird volte a minimizar; mas isso não é lá grande coisa, né?  ;D 2) o menu global possivelmente ficará sumindo; contornei essa situação instalando o complemento Compact Menu 2, que substitui o menu por um botão drop-down na barra de ferramentas.

Boa sorte.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2011, 11:54 por vinicius_aleao »

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2011, 10:27 »
Funcionou que é uma beleza. Acho que essas configurações deveriam ser incorporadas na próxima atualização do Ubuntu!

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2011, 16:03 »
Ops! Funcionou apenas na primeira vez que reiniciei a sessão, agora já está como antes, o thunderbird abre junto com a sessão em uma tela branca. Aí tenho que fechá-lo e abrir novamente para que ele fique minimizado  :-\

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2011, 22:08 »
Mas abre junto com a sessão, como assim? Ele fica na bandeja e quando você vai lá a primeira vez, fica a tela branca, é isso?

Qual a versão do Thunderbird que você está usando?

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como iniciar o Thunderbird minimizado?
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2011, 17:06 »
Mas abre junto com a sessão, como assim? Ele fica na bandeja e quando você vai lá a primeira vez, fica a tela branca, é isso?

Qual a versão do Thunderbird que você está usando?

Estou usando o Thunderbird 7.0.1. Ele inicia com a sessão através do comando que você me passou. Mas, ao invés de iniciar minizado no envelope, ele abre maximizado e aparece somente uma tela branca. Então, eu tenho que fechá-lo, para em seguida abrir novamente e aí ele funciona normal. Seria algum erro no comando?