Autor Tópico: Alterando particionamento Ubuntu 11.04  (Lida 2710 vezes)

Offline outvini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Alterando particionamento Ubuntu 11.04
« Online: 11 de Junho de 2011, 11:11 »
Bom dia.

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que meu conhecimento com o linux é básico.

Estava tendo sérios problemas com o ruindows e não aguentei mais. Na raiva, instalei direto o Ubuntu e esqueci que eu precisava do outro sistema pra algumas coisas (minha intensão era deixar em dual boot, mas esqueci de fazer isso).
Agora eu realmente preciso instalar o outro sistema em dual boot, mas não sei como modificar partições.

Encontrei o utilitário de unidades, mas não sei o que fazer e tenho medo de fazer algo errado.
Meu sistema está zerado e não me importo de formatá-lo, só não quero fazer nada errado.

Agradeço a atenção.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Alterando particionamento Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2011, 11:33 »
Ola

Se o sistema está zerado:

1) Instale o Windows e escolha na instalação => remover a partição (tecle "C")

2) Crie uma partição com o tamanho desejado para o windows apenas ( 50 gigas está de bom tamanho, para anti virus, office e algum outro programa) calculando o que vai instalar no futuro.

3) deixe o restante em "branco"

4) reboote e verifique que o windows esteja funcionando de acordo.

5) Instale o Ubuntu e escolha " lado a lado" na hora da seleção de partições ou formate manualmente deixando 15 gigas para raiz "/" , o dobro de sua ram para /swap e o restante para /home

Considere deixar como esta seu sistema, se tem um bom processador e 2 gigas de memoria ram ou mais.

Instale o pacote virtualbox do site da Oracle, crie uma maquina virtual e instale o Windows nela.

A vantagem é rodar o Windows dentro de uma janela ou area virtual sem sair do Ubuntu.

exemplo => http://www.youtube.com/watch?v=xGI5lOOqMEA

[]'s

Offline outvini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Alterando particionamento Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2011, 13:08 »
Primeiro agradeço tua atenção e a resposta bem explicada.

Eu já tentei usar o windows em máquina virtual, mas o resultado não foi satisfatório, porque eu não consegui fazer ela rodar com a resolução correta. Sempre fica como 800x600.
Já baixei drivers e tudo o que podia e não consigo configurar.

Eu preciso do windows para três funções:

- Programa do Desafio Sebrae, que só roda em windows e fica bem ruim de ver se não estiver na resolução certa.
- Photoshop (conheço alternativas para linux, mas ainda estou aprendendo e não posso ficar sem usar enquanto me acostumo)
- Como trabalho em uma loja da VIVO, estou sempre precisando testar e instalar vários tipos de modens de internet 3G, que nunca consegui fazer funcionar no linux.

Vou fazer como recomendado.

Obrigado.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Alterando particionamento Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2011, 15:51 »
O meu modo de resolver isso:
1-faço bkp dos meus dados em hd externo ou dvd
2-instalo win2 em todo hd
3-divido o hd de 160gb do notebook em 3 partições
4- windows/40gb + ubuntu/20gb + bkp/100gb
5-como tenho no minimo 2gb/ram e não uso programas pesados nunca precisei da swap