Autor Tópico: Colocar hd sata com sistema ligado  (Lida 10076 vezes)

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Colocar hd sata com sistema ligado
« Online: 05 de Junho de 2011, 21:03 »
Ola sou usuario do ubuntu  a pouco tempo,trabalho em uma assistencia de TI
la possuimos um PC de servidor aonde fazemps Backup dos dados de clientes normalmente via rede mesmo
mas as vezes isso não eh possivel e temos que colocar o Hd no servidor,sei q não eh muito recomendavel ligar um HD(somente SATA) em um pc ligado
mas desligr o servidor muitas vezes não eh possivel,no windows vou la em gerenciador de dispositivos e dou um atualizar e pronto Hd pronto pra uso
ja no ubuntu que estou migrando o nosso servidro como faço isso???



gratos pela atenção
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 20:22 por Preto_Ti_Rock »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2011, 12:07 »
Se o seu HD (e seu sistema) suportar HotSwap, muito provavelmente o HD será reconhecido automaticamente.

Mas o ideal é ter uma gaveta externa USB, ou ainda, se sua máquina tiver a porta, usar a porta ESATA traseira.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2011, 17:30 »
Se o seu HD (e seu sistema) suportar HotSwap,

provavelmente não,pois é uma maquina normal que usamos para servidor de dados,como disse no Windows erra só ir no gerenciador de dispositivos e actualizar ele erra reconhecido e tudo ok,apesar de eu achar q essa técnica não seja a melhor mas eh a mais rápida pois varios Gb pela rede ou via usb demora   :o
Bom fico esperando alguém com a resposta ou ajuda hehehe
mas valeu por responder

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2011, 17:41 »
Se o seu HD (e seu sistema) suportar HotSwap,

provavelmente não,pois é uma maquina normal que usamos para servidor de dados,como disse no Windows erra só ir no gerenciador de dispositivos e actualizar ele erra reconhecido e tudo ok,apesar de eu achar q essa técnica não seja a melhor mas eh a mais rápida pois varios Gb pela rede ou via usb demora   :o
Bom fico esperando alguém com a resposta ou ajuda hehehe
mas valeu por responder
Veja se isto te dá alguma luz: http://www.webhostingtalk.com.br/forums/suporte-tecnico-e-seguranca-5/adicionar-novo-hd-em-servidor-434/

Citar
Edit

Tem mais esse para você ver se ajuda: http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/hds-interfaces.html
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 17:47 por Paulo Correa »

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2011, 11:43 »

Veja se isto te dá alguma luz: http://www.webhostingtalk.com.br/forums/suporte-tecnico-e-seguranca-5/adicionar-novo-hd-em-servidor-434/

Citar
Edit

Tem mais esse para você ver se ajuda: http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/hds-interfaces.html
[/quote]

É infeliezmnete não,pois não quero fazer mudar de hd automaticamente como no link,so gostaria de um jeito de quando eu colocar o Hd novo no Pc ele reconhece eu possa acessar ele,como dito no caso windows.
mas muito obrigado po tentar
o link 2 irei dar uma boa lida nele... ;)

mas ainda a esperança lol

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2011, 12:07 »
Só uma pergunta, Preto_Ti_Rock: vc já tentou isso? Pq se vc diz que funciona no Windows, talvez funcione no Linux também.

Mas observe que fazer uma ligação a quente numa aparelhagem que não foi projetada pra isso pode causar dano ao periférico e à interface...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2011, 14:11 »
Só uma pergunta, Preto_Ti_Rock: vc já tentou isso? Pq se vc diz que funciona no Windows, talvez funcione no Linux também.

Mas observe que fazer uma ligação a quente numa aparelhagem que não foi projetada pra isso pode causar dano ao periférico e à interface...

ola zekkerj
sim ja fiz varias vezes isso,e sempre funcionou,sei q isso não eh projetado para esse tipo de ação,mas no máximo isso eh feita 2 vz a de passar o backup e depois voltar o mesmo.!!!
Por isso achei e ainda acho que esse memso procedimento seja feito no ubuntu
so  que ainda não achei hehehe
mas valeu!
 ;D

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2011, 14:59 »
Desculpe, mas não vejo como isso é possível sem hotswap. Deveria queimar o HD...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2011, 16:26 »
Desculpe, mas não vejo como isso é possível sem hotswap. Deveria queimar o HD...

sei que corro esse risco,mas como disse,no Windows funciona
pode não ser a melhor opção mas funciona
a procura n termina....
lol

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2011, 16:32 »
Como não tenho experiência nenhuma no assunto é apenas uma sugestão:

http://www.overnix.com/showthread.php?840-Como-adicionar-mais-um-hd-no-thunder-que-ja-esta-funcionando

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2011, 16:56 »
Só uma pergunta, Preto_Ti_Rock: vc já tentou isso? Pq se vc diz que funciona no Windows, talvez funcione no Linux também.

Mas observe que fazer uma ligação a quente numa aparelhagem que não foi projetada pra isso pode causar dano ao periférico e à interface...

ola zekkerj
sim ja fiz varias vezes isso,e sempre funcionou,sei q isso não eh projetado para esse tipo de ação,mas no máximo isso eh feita 2 vz a de passar o backup e depois voltar o mesmo.!!!
Por isso achei e ainda acho que esse memso procedimento seja feito no ubuntu
so  que ainda não achei hehehe
mas valeu!
 ;D
OK, vc já tinha dado a entender que já testou no Windows. Mas, e no Linux, você já testou?
Pq veja só, tira o exemplo pelo pendrive. O procedimento pra montar um pendrive no linux é diferente do procedimento pra windows. Vc já chegou a acompanhar, sei lá, o log do sistema, na hora em que pluga o HD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2011, 17:04 »
Só dando um pitaco aqui no tópico, me parece que a questão não seja verdadeiramente de um hotswap, embora esse termo tenha uso consagrado e seja mesmo usado indistintamente em qualquer situação.

O hotswap verdadeiro pressupõe a troca efetiva de uma unidade de disco que esteja trabalhando no sistema, mesmo aquela que contém o próprio sistema operacional, situação típica de uma instalação em RAID, em que há a imediata redundância de discos e cujo controle é feito por hardware.

Então, na hipótese descrita nesse tópico, o caso me parece que seja na realidade de hotpluggable, embora até mesmo pelos usos e costumes se possa continuar falando em hotswap.

Bem, como o zekkerj já bem observou, a característica hotpluggable é nativa do sistema, ao menos na sua forma mais simples, uma vez que a qualquer instante posso colocar um pendrive ou ainda uma unidade de HD-USB a funcionar, bastando plugar e o reconhecimento é feito a seguir, o mesmo devendo ocorrer com uma unidade de disco apropriada ao hotswap, por exemplo do tipo SCSI/SAS ou mesmo SATAs adequadas, onde a característica é ter algum dispositivo, alguma chave, que interrrompa a corrente elétrica e o giro, já que não seria apropriado fazer isso com o disco em movimentação ao arrancá-lo fisicamente.

Numa unidade apropriada a controladora é programada para reconhecer quando a unidade foi desconectada ou conectada e consegue comunicar essa informação, o que faz com que o SO trate o hotswap SATA da mesma forma que faz com drives USB ou FireWire, como ocorre com controladoras Intel ICH8 executado em modo AHCI, possivelmente havendo a opção de BIOS para habilitar ou desabilitar.

Só que a questão aqui é fazer isso com uma unidade de disco que não é apropriada a esse procedimento, como geralmente as SATAs não são, ou seja, estamos falando em **fazer hotplugging em SATA não apropriada**, bem, então de alguma forma isso tem que ser dito ao SO.

Parece-me que aí talvez seja possível usar o pmount (policy mount), o qual, claro precisa estar previamente instalado no sistema.

sudo apt-get install pmount

Já que v. está disposto a correr o risco de "queimar" alguns HD (e talvez até a própria motherboard) então é fazer algumas experiências, claro que não na máquina de serviço mas em uma bancada de teste com o SO ativo, o que é muito simples de plugar e ver o que acontece. :-)

Estou aqui com uma dúvida de como passar essa informação ao SO pelo pmount uma vez que o Ubuntu usa o UUID, e assim talvez não aceite a sintaxe comum de dispositivo-unidade (tipo sdc, sdd, etc) então acho que teria que obter previamente o UUID do volume, para o caso de ser necessário entrar com ele.

Monte o HD que vai ser hotplugged na bancada num sistema normal, carregue o sistema e anote a parte o UUID pelo blkid (porque também não sei se seria possível usar isso após plugar, talvez sim, só experimentando, em todo caso, como teste anote antecipadamente).

Desligue o sistema e retire o HD-teste e agora é partir para a experiência.

Um primeiro passo, penso, é observar como o sistema se comporta ao plugar, observando o registro de log em tempo real, para o que acho que pode usar:

tail -f /var/log/syslog

Esse comando vai mostrar em tempo real os 10 últimos eventos do sistema e vai atualizando na medida em que ocorrem novos eventos (experimente fazer com um pendrive, é fácil de entender a saída).

Dá alguma coisa assim:

user@hal9000:/var/log$ tail -f /var/log/syslog
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.985753] sd 7:0:0:0: [sdd] No Caching mode page present
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.985757] sd 7:0:0:0: [sdd] Assuming drive cache: write through
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.988378] sd 7:0:0:0: [sdd] No Caching mode page present
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.988382] sd 7:0:0:0: [sdd] Assuming drive cache: write through
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.988891]  sdd: sdd1
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.993077] sd 7:0:0:0: [sdd] No Caching mode page present
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.993081] sd 7:0:0:0: [sdd] Assuming drive cache: write through
Jun 10 13:32:01 hal9000 kernel: [10213.993084] sd 7:0:0:0: [sdd] Attached SCSI removable disk
Jun 10 13:32:02 hal9000 kernel: [10215.000043] usb 2-2: reset high speed USB device using ehci_hcd and address 3
Jun 10 13:33:05 hal9000 kernel: [10277.184786] usb 2-2: USB disconnect, address 3
Jun 10 13:33:44 hal9000 kernel: [10316.230025] usb 2-2: new high speed USB device using ehci_hcd and address 4
Jun 10 13:33:44 hal9000 kernel: [10316.390670] scsi8 : usb-storage 2-2:1.0
Jun 10 13:33:45 hal9000 kernel: [10317.391293] scsi 8:0:0:0: Direct-Access     Kingston DataTraveler 2.0 PMAP PQ: 0 ANSI: 0 CCS
...
...
...

Isso, acho, vai permitir um panorama do que acontece quando se coloca uma SATA não apropriada e aí talvez tenhamos pistas de como ajustar e, principalmente, vai permitir saber como a unidade está sendo identificada (no exemplo acima foi sdd e como só há uma partição, designou sdd1, como se pode ver).

O pmount possibilita a montagem sem uma entrada correspondente no /etc/fstab, porém se a unidade é vista como não-removível irá recusar-se a montá-la, a menos que v. adicione o nome do dispositivo no /etc/pmount.allow, que se não existir deverá ser criado.

Na verdade isso deveria ser feito antes de plugar o SATA, só que aqui entra a dúvida se vai aceitar por identificação só de unidade-partição ou se precisa entrar com o UUID, ou talvez seja necessário ajustar no /etc/default/grub descomentando e atualizando:

#GRUB_DISABLE_LINUX_UUID=true

Para atualizar:

sudo update-grub

É o caso de tentar um e outro e ver o que acontece.

Se não existir o /etc/pmount.allow (quando instala ele cria) crie um, o que pode ser feito pelo touch

sudo touch /etc/pmount.allow

Registre no /etc/pmount.allow a permissão de montagem:

De uma forma geral deveria ser isso, ajustando ao caso concreto:

echo '/dev/sdb1' >> /etc/pmount.allow
echo '/dev/sdc[123]' >> /etc/pmount.allow
echo '/dev/sdd*' >> /etc/pmount.allow

No primeiro exemplo está comandando uma particular partição a ser montada (sdb1), no segundo são três partições e no último todas as partições que existirem no disco. Como experiência inicial seria melhor usar mais objetivamente o primeiro caso num disco com uma partição única só para simplificar o raciocínio.

Do pmount sabemos a sintaxe geral:

 pmount [ options ] device

       pmount [ options ] device label

       pmount --lock [ options ] device pid

       pmount --unlock [ options ] device pid

       pmount


A unidade deverá ser montada em /media
Se label é dado, a montagem será /media/label, caso contrário, será /media/device.

As flags que são utilizadas como padrão na execução do comando são:

async,atime,nodev,noexec,noauto,nosuid,user,rw

Talvez seja necessário adicionar a permissão de montagem ao usuário específico, fazendo como root:

# adduser user plugdev  (user substitui pelo nome de usuário real)

A Policy do pmount identifica as seguintes condições:

A montagem será feita se *todas* as seguintes condições forem encontradas:

- 'device' é um bloco device em /dev;

- 'device' não está em /etc/fstab (se estiver, pmount executa o 'mount device' comum de forma transparente ao usuário);

- 'device' não está já montado de acordo com o /etc/mtab e com o /proc/mounts;

- se o ponto de montagem já existe e o dispositivo já não está nele montado e o diretório está vazio;

- 'device' é removível (USB, FireWire, ou dispositivo MMC, ou /sys/block/drive/removable está como permissão (whitelisted, lista branca) em /etc/pmount.allow;

- 'device' não se encontra travado (lock)

As opções do pmount que nesse caso parecem relevantes são:

-r, --read-only
-w, --read-write
-s, --sync
-A, --noatime
-e, --exec
-t filesystem, --type filesystem
-c charset, --charset charset (default é utf8)
-u umask, --umask umask
--dmask dmask
--fmask fmask
-d, --debug


Creio que no comando seria melhor informar desde logo o sistema de arquivos presente no disco (por exemplo ext4, etc) e, aliás, apenas para teste e para simplificar acho que seria melhor usar o ext4, depois aperfeiçoa com outras variantes se tudo funcionar.

Os sistemas suportados são:

udf, iso9660, vfat, ntfs, hfsplus, hfs, ext3, ext2, ext4, reiserfs, reiser4, xfs,  jfs  e omfs. Eles são tentados sequencialmente nessa exata ordem se o filesystem não for especificado.

Isso posto, plugada a SATA a quente, de cara entraria com algo assim (por exemplo unidade de disco identificada como sdd, partição única sdd1 e hipotético UUID=123456789, sabendo-se que a formatação é ext4):

sudo pmount -t ext4 /dev/sdd1

ou talvez ainda assim:

sudo pmount -t ext4 UUID=123456789

No primeiro caso talvez tenha que alterar o /etc/default/grub como já explicado.

É experimentar para ver o que acontece.

[]'s

« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 17:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2011, 14:51 »
Só dando um pitaco aqui no tópico, me parece que a questão não seja verdadeiramente de um hotswap, embora esse termo tenha uso consagrado e seja mesmo usado indistintamente em qualquer situação.

É experimentar para ver o que acontece.

[]'s


opa desculpa a demora vou tentar fazer esse procedimento
depois posto ai respota valeuu
 :P

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2011, 21:03 »
Boum vi que minha ideia erra infudavel
Fiz o usso de uma Gaveta sata para USb q resolvei meus problemas
Mas gratos a todos pela atenção
Ja pod ser fechado o Topico okk

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Colocar hd sata com sistema ligado
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2011, 07:18 »
Boum vi que minha ideia erra infudavel
Fiz o usso de uma Gaveta sata para USb q resolvei meus problemas
Mas gratos a todos pela atenção
Ja pod ser fechado o Topico okk
O tópico não será fechado Preto_Ti_Rock por não haver nada em desacordo com ele, você deverá editar a primeira mensagem do seu tópico e dá-lo como solucionado.

Ai vai um filminho do Tota explicando isso: http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M