Autor Tópico: Problemas com as referências /dev das Unidades Óticas (DVD)  (Lida 1680 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Problemas com as referências /dev das Unidades Óticas (DVD)
« Online: 31 de Maio de 2011, 19:08 »
Pessoal

Em minha instalação eu tenho dois Gravadores de DVD (DVD-RW Sata LG e DVD-RW IDE Atapi) e depois da última instalação começou a acontecer um problema. As referências /dev/sr0 e /dev/sr1 para esses dispositivos ficam mudando (ora o sata é sr0, ora o IDE).

Os leitores funcionam normalmente, mas se uso os dois ao mesmo tempo os ícones de montagem ficam sobrepostos. Em locais eles aparecem separados e o acesso aos dados é tranquilo, mas se tento usar qualquer um deles para gravar, independentemente do arquivo a ser gravado o processo ejeta a mídia antes de começar a gravação e aparece a mensagem de erro interno.

Antes eu usava os dois para gravar diretamente um CD/DVD para uma mídia. Agora a função de gravação está com erro. Sei que se remover um deles o problema some, mas não encontro uma explicação para o que está acontecendo.

Minha placa é uma Asus M2N-E SLI e até recentemente (semana passada) os dois funcionavam. Antes, quando usei o 10.10, o problema apareceu e eu achei que fosse bug da versão (esse aliás foi um dos motivos para eu ter voltado ao 10.04LTS), mas ao que parece o problema voltou.

Alguém tem alguma ideia da causa ou solução para isso?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas com as referências /dev das Unidades Óticas (DVD)
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2011, 22:55 »
Tentei pelo terminal e o resultado foi esse:
Citar
xluisfernando@xluisfernando-desktop:~$ eject /dev/sr0
xluisfernando@xluisfernando-desktop:~$ eject /dev/sr1
Com esses comandos eu pude perceber quem é quem (sr0 ou sr1) e então:
Citar
xluisfernando@xluisfernando-desktop:~$ growisofs -Z /dev/sr0 -j '/media/GERAL/CIVILIZATION4'
:-( /dev/sr0: CD_ROM_MEDIA_CHANGED ioctl failed: Inappropriate ioctl for device
xluisfernando@xluisfernando-desktop:~$ growisofs -Z /dev/dvd -j '/media/GERAL/CIVILIZATION4'
:-( /dev/dvd: CD_ROM_MEDIA_CHANGED ioctl failed: Inappropriate ioctl for device
xluisfernando@xluisfernando-desktop:~$ growisofs -Z /dev/dvd -j '/media/GERAL/CIVILIZATION4'
:-( /dev/dvd: CD_ROM_MEDIA_CHANGED ioctl failed: Inappropriate ioctl for device
xluisfernando@xluisfernando-desktop:~$ growisofs -Z /dev/sr1 -j '/media/GERAL/CIVILIZATION4'
:-( /dev/sr0: CD_ROM_MEDIA_CHANGED ioctl failed: Inappropriate ioctl for device
Então tentei gravar a partir de uma imagem
Citar
xluisfernando@xluisfernando-desktop:~$ growisofs -data-compat -Z /dev/dvd='/media/GERAL/imagem.iso'

Tentei reinstalar o pacote ioctl mas não resolveu.

Alguém tem ideia do que possa ser?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS