Autor Tópico: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive  (Lida 8152 vezes)

Offline rubensdiego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Online: 29 de Maio de 2011, 16:25 »
Galera á o seguinte:

Tenho no meu note o W7 instalado e estou preparando um pendrive com o Ubuntu 11.04 com o Unetbooting. Depois disto pretendo passar um desfragmentador de disco na minha unica partição c: (120g) onde esta o W7.

A minha pergunta é: depois que eu der o boot pelo pendrive, com o Ubuntu consigo redimensionar o HD, e criar as partições pro linux sem perder o W7? Se sim, quantas partições devo deixar pro linux? 2? a do ubuntu e uma swap?

Valeu!


Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2011, 16:29 »
Citar
depois que eu der o boot pelo pendrive, com o Ubuntu consigo redimensionar o HD, e criar as partições pro linux sem perder o W7?
Sim. Mas tenha em mente que particionamento tem riscos, só desfragmentar não garante 100% de sucesso no particionamento.


Citar
Se sim, quantas partições devo deixar pro linux?
O básico é deixar 2, a do sistema(/) e a swap, como você disse. Mas sempre recomendo usar uma 3ª, a /home.

Offline rubensdiego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2011, 16:56 »
Olá Falco90,

Sei que apenas a desfragmentação não garante, por isso já fiz um backup dos arquivos mais importantes...

Agora quanto as partições deixa eu ver se entendi: a do sistema é onde o linux vai ser instalado ( deixo quanto nesta partição?), a swap deixo 512mb certo? e a home é onde vou gravar meus documentos e programas?

E a aquela nomenclatura, reseirfs, ext, como é isso??

jubuntux

  • Visitante
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2011, 16:59 »
Quanto à desfragmentação da unidade, de facto já li algo sobre isso mas ainda não entendi muito bem o porquê de o fazer, mas acredito que as razões para o fazer se devam justificar, mas como não sei bem não me vou pronunciar sobre isso.

À partida, acedendo ao GParted do live em Sistema, (penso que) a função de redimensionar a unidade reservando espaço para a instalação do novo sistema (ubuntu) estará disponível.
O GParted irá detectar as partições existentes, inclusive a ocupada pelo win7, portanto é de prever que essa partição deverá ficar intacta dado que assim o pretende, quanto ao restante espaço do HD aí sim é pôr mãos à obra!

Na minha modesta opinião:

* 1 partição primária de entre 20 e 30GB (já com bom espaço) para a raiz (/) (sistema).

* 1 partição estendida que ocupe o restante espaço no disco para integrar estas 2 partições lógicas:
   - 1 partição lógica para a "swap" com espaço dependente da memória ram que possua, colocando até ao dobro de espaço em gigas na partição a qual não terá necessidade de ultrapassar os 4 GB.
   - 1 partição lógica para a "home" para os seus ficheiros ocupando o restante espaço existente na partição estendida.

Offline rubensdiego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2011, 17:16 »
Quanto a partição estendida:

Por exemplo, vou deixar esta partição com 30gb, e "dentro" desta partição vou criar 2 partições lógicas? uma pro swap e uma pra home?

Meu note tem 1 gb ram, quanto coloco a swap?


jubuntux

  • Visitante
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2011, 17:38 »
Sim, a partição estendida irá alojar as duas partições lógicas, a da swap e a da home. Só pode ter 30GB para a estendida? Não que haja problema com isso! Então poderá reservar para a partição swap 2GB e no restante espaço da partição estendida, a outra partição lógica que será a home.

Offline rubensdiego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2011, 17:45 »
Beleza...

Vou deixar 30 para a estendida e 20 para a primária - Na primária deixar menos que 20 é pouco? porque daí aumento a estendida... (meu hd é de 120 mas o restante vou deixar para o W7.

jubuntux

  • Visitante
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2011, 17:57 »
Aceita uma sugestão?

Visto que não pretende abdicar do espaço que talvez tenha reservado possivelmente para uma partição de documentos para o windows, que tal não se preocupar muito com o espaço da home (seus ficheiros), atribuir-lhe um espaço simbólico de meia dúzia de gigas e criar uma partição ntfs da qual poderá aceder aos seus ficheiros tanto do windows como do ubuntu?
Neste caso já poderá estar mais de acordo com o que pretende, não?
Respondendo à questão dos 20GB para a primária, não vejo inconveniente! Tenha em mente que esse espaço também está dependente do uso que irá dar ao seu ubuntu no que toca à carga de instalações de aplicações que farão parte do sistema!
Que espaço pretende para o seu win7?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2011, 21:48 »
Olá rubensdiego,


Como boa técnica, o reparticionamento, a redução de tamanho de partição, deve ser feito preferencialmente pelo sistema que o criou, portanto, use essa função existente no sistema operacional comercial instalado.
Certifique-se previamente da integridade do sistema de arquivos (chkdsk, que é o equivalente ao scandisk), depois defragmentação e, por fim, reparticionamento.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rubensdiego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2011, 03:09 »
Perfeito! segui a sugestão de todos aqui e tudo certo! Ubuntu instalado e funcionando!!!!

Mas como faço para que o windows seja a primeira opção na hora do boot?


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2011, 06:20 »
Olá rubensdiego.

1) Atualizar a versão 11.04 recém instalada.

Antes de mais nada force a atualização do seu novíssimo Ubuntu 11.04 instalado.

Existem dois temas possíveis (dois tipos de visual de Desktop, digamos assim), chamados de Unity, o mais moderno, e o Clássico. O Unity é o que tem à esquerda uma coluna de ícones, também chamada de launcher, além da barra superior, chamada de painel superior.

Supondo que v. esteja usando o Unity (mas se não estiver os procedimentos são semelhantes), nessa barra superior (painel) click no icone mais à esquerda (onde se desliga/reinicia o sistema). Tem lá uma entrada para "Configurações do Sistema", click nela. Outra forma de chegar nisso é, no launcher, clicar no ícone "Aplicativos", no campo de pesquisa na parte superior escreva "config" (sem as aspas) que aparece o ícone de "Configurações do Sistema".

Em "Configurações do Sistema" click no ícone "Gerenciador de Atualizações" e mande atualizar. Esse o primeiro passo.


2) Alterar o sistema operacional default de inicialização na tela inicial do Grub

Isso é algo que ainda não está exatamente muito amigável no Ubuntu, na verdade em nenhuma distribuição Linux. Desconheço um procedimento nativo prático e seguro, ao usuário comum, para fazer isso. mas com o tempo isso melhora e os desenvolvedores lá do Grub criam alguma ferramenta nativa integrada ao sistema operacional exclusivamente em ambiente gráfico, até existem softwares de terceiros, mas aí é software de terceiro e não nativo.

Bem, mas vamos lá.

Na tela inicial de boot (inicialização) do sistema, também chamado bootloader, cada linha corresponde a uma entrada, a primeira delas estranhamente sendo a linha 0 (zero). Possivelmente a entrada do sistema operacional comercial está na quinta linha, consequentemente, como a contagem inicia-se do zero, então corresponde à entrada 4 (quatro).

É necessário editar o arquivo /etc/default/grub e alterar o default para 4 (na hipótese de que o sistema operacional comercial seja a quinta linha, se estiver em outra, então deve ser feita a correspondência específica);

Como?

1) Abra um terminal, o que pode ser feito pelas teclas de atalho Ctrl+Alt+T ou ainda clicando no ícone "Aplicativos" do launcher e escrevendo "terminal" na caixa de pesquisa, quando aparecerá o ícone do terminal, aí é só clicar nele.

São pelo menos dois os caminhos possíveis para editar o arquivo:

a) por linha de comando no terminal:

sudo gedit /etc/default/grub

Vai pedir a sua senha, digite e tecle [Enter]

Na tela que se abre você verá:

GRUB_DEFAULT=0

altere para:

GRUB_DEFAULT=4

Salvar e sair

Para sair do terminal também pode digitar "exit" (sem as aspas) ou clicar no X no canto esquerdo da janela.

b) graficamente (ou quase)

Ainda no terminal digite

sudo nautilus

Vai abrir uma janela onde na parte superior se lê root (ou seja, administrador do sistema)

Ao lado esquerdo em Locais existe uma entrada para "Sistema de arquivos", click nela.

Localize a pasta etc

Dentro dela localize a pasta default

Localize o arquivo grub e duplo click nele para abrir

Faça a edição como antes mencionada (trocar o 0 (zero) pelo 4)

Salvar e Sair

O nautilus está dando um falha nesse retorno (pelo menos aqui), pois deveria retornar ao prompt, o que não está ocorrendo, então corte com Ctrl+C e dê um [Enter] para reposicionar a linha (entretanto a edição foi corretamente feita).

c) Atualizando o grub

Tenha feito pelo método a ou pelo método b, tanto faz, é necessário atualizar o grub para tornar efetiva a modificação efetuada.

Ainda no prompt do terminal, digite:

sudo update-grub

Reinicie o sistema para verificar se ficou como v. queria.

Outros parâmetros podem ser alterados, uma tela inicial de boot bem atrativa pode ser colocada, vinculando uma imagem de fundo, inclusive com animação se quiser, mas é melhor você estudar um pouco sobre o Grub antes de fazer isso, para o que existe farto material aqui no Fórum e ainda na net.

Veja em algum post do usuário platao, da Equipe Ubuntu, na assinatura, uma relação de apostilas e materiais interessantíssimos, de grande valia, os quais podem te auxiliar enormemente no domínio e familiarização com o Linux em geral e com o Ubuntu em especial.

Bem-vindo ao especial universo do Linux Ubuntu, que com o Unity ficou simplesmente sensacional, elegante e usável, divirta-se, :-)


[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

jubuntux

  • Visitante
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2011, 08:19 »
olá rubensdiego

Não desconsiderando o post anterior, deixo uma sugestão a meu ver mais simples e rápida e passa pela simples costumização do grub instalando o grub2, uma interface através da qual permite uma simples selecção e ordenamento das rotinas de inicialização do(s) sistema(s).

Comece por copiar para o terminal o repositório:

sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer && sudo apt-get update

... de seguida:

sudo apt-get install grub-customizer

Já instalado, na linha de busca do ícone Aplicações, em cima, digite "grub" e abra o aplicativo "Grub Customizer".

Ele começa por fazer uma leitura de entradas que o grub2 possui.
Cada uma das entradas são seleccionáveis identificando se estão activas ou não, portanto, para além de poder colocar a ordem desejada dessas entradas, também poderá ocultá-las não sendo vistas no grub de selecção de sistemas operativos ao início e onde apenas visualizará o que pretende, ou seja, para esconder alguma(s) entrada(s), basta que tire o respectivo visto de selecção.

Pode por exemplo retirar:

As entradas do "memtest" (testes de memória).

As entradas dos vários Kernels do Ubuntu deixando as entradas de cima até ao "Ubuntu, com Linux ... -generic" inclusive.

A fila do "linux_xen".

Os últimos "custom" que ficam mais ao fundo.

Manter a fila do "os-prober" onde consta a existência do seu windows.

Agora nas setas da barra de ferramentas poderá alterar a ordem de inicialização para os sistemas operativos seleccionando a entrada mais acima que comanda cada um dos 2 conjuntos que ficaram seleccionados.

Note que as alterações apenas terão efeito quando as guardar em "save".
« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 10:10 por platao »

Offline rubensdiego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2011, 13:00 »
Muito boa as duas sugestões, acabei seguindo a sugestão do druida... e tudo certo agora!

Vou atualizar o sistema e aproveitar esse sistema maravilhoso!!!

Pena que o unity 3d não funfa... não tenho video para isso... pensei que era problema do wubi (até fiz um outro tópico para tentar resolver) mas agora depois de instalado continua a mesma coisa... o estranho é que o W7 funciona legal com os efeitos e talz...

A unica coisa chata é essa resolução de tela... 1024x768 4:3, não fica legal... tem como mudar pelo menos isso? aí posso instalar o unity 2d mesmo.

No outro tópico me sugeriram fazer isto: http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2011/04/primeiras-impressoes-ubuntu-1104-e-sis.html

Mas segui os passos e deu esta mensagem no terminal:

"checking for DRI... configure: error: Package requirements (libdrm >= 2.0 xf86driproto) were not met:
No package 'libdrm' found
Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you
installed software in a non-standard prefix.
Alternatively, you may set the environment variables DRI_CFLAGS
and DRI_LIBS to avoid the need to call pkg-config.
See the pkg-config man page for more details."

Aí tive que abortar a missão :(

Mas muito obrigado pela ajuda pessoal!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Passos para instalar o Ubuntu com pen drive
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2011, 15:07 »
Olá rubensdiego.


Muito interessante esse caminho sugerido e bem detalhado pelo colega jubuntux, aprendi mais uma e isso é o bom dessas participações no Fórum, sempre se aprende, sempre se agrega mais algum conhecimento técnico. :-)

Quanto a resolução de vídeo, sempre tem como corrigir, mas creio seja melhor tratar em um tópico específico, com o título adequado e foco no problema, sem o que iremos nos desviar muito da substância do tópico original, em prejuízo da organização dos tópicos.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline yurisena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
usar ubuntu 11.04 em live usb
« Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2011, 14:38 »
estou com problemas para usar o ubuntu 11.04 direto do pendrive num notebook HP Pavillion 1220br,
ao invés da tela de boot aparece uma tela com a mensagem:
 "SYSLINUX 4.03 2010-10-22 EDD Copyright (C) 1994-2010 H. Peter Anvin et al"

consigo dar boot pelo pendrive com ubuntu 11.04 normalmente em outros computadores
consigo dar boot pelo dvd do ubuntu 11.04 neste notebook
consigo dar boot pelo pendrive com ubuntu 10.04 normalmente neste notebook

mas o pendrive com o ubuntu 11.04 não da boot de jeito nenhum neste notebook
ja utilizei 4 programas para criar a usb botavel
e todos funcional no desktop normalmente
e todos aparecem a mesma tela ao invés do boot no HP:
 "SYSLINUX 4.03 2010-10-22 EDD Copyright (C) 1994-2010 H. Peter Anvin et al"

alguem sabe resolver o problema?