Autor Tópico: Ubuntu não inicia corretamente  (Lida 6246 vezes)

Offline slimkaze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu não inicia corretamente
« Online: 28 de Maio de 2011, 23:01 »
Estou tendo problemas com o Ubuntu. Eu usei o instalador do Windows (Wubi) para instalar o Ubuntu 11.04, a instalação foi bem-sucedida, não foram mostradas nenhuma mensagem de erro ou aviso durante a instalação.
Reiniciei o computador para concluir a instalação, selecionei Ubuntu na lista dos sistemas operacionais, ele iniciou normalmente, e apareceu aquela tela de instalação do Ubuntu, completando a instalação. Até ai, tudo normal.
Após finalizar o processo de instalação, reiniciou o computador e então selecionei novamente o Ubuntu na lista de sistemas operacionais.
Apareceu uma outra tela (GRUB), esta parece ser a nativa do Ubuntu. Com uma outra lista dos sistemas operacionais, tem algo como:

Ubuntu.... generic
Ubuntu.... (Recovery Mode)

e mais outros dois tipos de inicialização do Windows 7.

Selecionei Ubuntu.... generic (estou colocando pontos pois eu não me lembro do que é que está escrito)

Apareceu a tela de inicialização do Ubuntu (com aqueles pontinhos e tal), e então, do nada, ele muda para uma tela parecida com a do Prompt de comando do Windows aparecendo exatamente assim:

Código: [Selecionar]
Ubuntu login : _Eu digito o meu login, mas ele continua na mesma tela, ele abre como se estivesse no modo Prompt ou alguma coisa do tipo, eu só sei que eu todas as outras vezes que tentei instalar (umas 3 se eu não me engano) sempre cai nesta mesma tela e eu não sei o que fazer.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Consegui iniciar o Ubuntu usando o Recovery Mode, com a opção failsafeX (modo gráfico seguro), porém eu só consigo iniciar o Ubuntu nesse modo.
Ja tentei usar os comandos:
startx
xinit
dpkg-reconfigure xserver-xorg

Quando usei este último, eu vi que apareceu uma mensagem assim:
" No valid modes found: Check VertRefresh/HorizRefresh sync "

e também algo como:
no monitors found (ou é no screens found, algo assim)

Consegui achar o arquivo de log, que fornece as seguintes informações. Aqui está ele (resumido):
Código: [Selecionar]
[    19.305] (WW) SIS(0): Mode pool is empty
[    19.305] (EE) SIS(0): **************************************************
[    19.305] (EE) SIS(0):                       ERROR:
[    19.305] (EE) SIS(0): No valid modes found - check VertRefresh/HorizSync
[    19.305] (EE) SIS(0):                   END OF MESSAGE
[    19.305] (EE) SIS(0): **************************************************
[    19.305] (II) UnloadModule: "sis"
[    19.305] (II) Unloading sis
[    19.305] (EE) Screen(s) found, but none have a usable configuration.
[    19.305]
Fatal server error:
[    19.305] no screens found
[    19.305]
Please consult the The X.Org Foundation support
at http://wiki.x.org
 for help.
[    19.305] Please also check the log file at "/var/log/Xorg.5.log" for additional information.
[    19.305]
[    19.313]  ddxSigGiveUp: Closing log

O meu adaptador de vídeo é Onboard SiS 661FX.
Estou fornecendo todas as informações que eu estou conseguindo coletar. Alguma ajuda?
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 01:04 por slimkaze »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2011, 04:00 »
Olá,

Pelo visto v. já achou o problema ao identificar que sua placa de vídeo é SiS.

Não tenho experiência pessoal com placas SiS, menos ainda considerando o wubi, e tampouco como testar, daí porque não tenho como validar se irá funcionar, entretanto, o que se lê na net passa pelos seguintes procedimentos:

sudo apt-get install git xorg-dev mesa-common-dev libdrm-dev libtool build-essential

Nota: há aqui uma variante (indicação de usuário) dizendo que seria conveniente acrescentar (???)

sudo apt-get build-dep xserver-xorg-video-sis

git clone git://github.com/hellnest/xf86-video-sismedia-0.9.1.git

cd xf86-video-sismedia-0.9.1

./configure --prefix=/usr --disable-static

make

sudo make install

shutdown -r now

Fonte: http://www.ubuntero.com.br/2011/04/resolucao-correta-no-ubuntu-11-04-em-placas-sis-671672771-e-solucao-de-possivel-desempenho-ruim/

Há um script pronto nesse endereço acima (recomendo o acesso e leitura, inclusive dos comentários), de autoria de Anderson Henrique, caso v. queira usá-lo. Em uma análise rápida do script que baixei e olhei, pareceu-me que o script contém mesmo pequenas incorreções, porém é facilmente corrigível (build-essential, com hifem e não separadamente, com espaço, como consta no script).

Um outro usuário (jsilva69) desse mesmo endereço acima indica uma solução no sentido de baixar um driver precompilado (o que talvez não seja a melhor idéia), colocando da seguinte forma:

1) Descarregar o archivo xorg-driver-sis671-ubuntu11.04.tar.gz desde
http://www.4shared.com/file/xtT3dUny/xorg-driver-sis671-ubuntu1104t.html
Descomprimir.
2) Copiar o arquivo sis671_drv.so em /usr/lib/xorg/modules/drivers
3) Copiar o arquivo xorg.conf em /etc/X11/
4) Reiniciar.

Aqui também há informação adicional, basicamente a mesma coisa, porém melhor explicado cada um dos comandos executados:

http://0fx66.com/blog/links/updateubuntu-11-04-e-o-problema-com-os-drives-da-sis/

Adicionalmente há um post, autoria de Hugo Bastos, ainda que em leitura rápida, pareceu-me o melhor deles (evidentemente dos poucos que pesquisei), bastante completo, não custa consultar em leitura atenta:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2011/04/primeiras-impressoes-ubuntu-1104-e-sis.html

[]'s

« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 04:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline slimkaze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2011, 22:38 »
Muito obrigado amigo.
Eu vou ler cuidadosamente os textos e se eu obter sucesso (ou não) eu posto aqui os resultados.

Offline slimkaze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2011, 23:07 »
Nossa funcionou! Agora está iniciando normalmente.
Obrigado amigo! Muito obrigado mesmo!

Offline machinio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2011, 10:25 »
Boa tarde. Após a instalação, ao reiniciar o computador, clico na opção Ubuntu e aparece-me na mesmo a tela com o Ubuntu generic, recovery mode e as opções de windows... Porém, clicando no generic mode aparecem-me dois avisos, sendo um deles, mais ou menos assim: "No human MCE decoding support..." não consigo apanhar tudo. Depois, reinicia e volta tudo ao normal.
Antes de mais, obrigado se alguém me puder ajudar.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2011, 12:11 »
Porém, clicando no generic mode aparecem-me dois avisos, sendo um deles, mais ou menos assim: "No human MCE decoding support..." não consigo apanhar tudo. Depois, reinicia e volta tudo ao normal.

Ola

leia => http://forums.opensuse.org/english/get-technical-help-here/hardware/461785-mce-decoder-support.html

pode ser um problema com seu hardware.

verifique em /var/log/messages

voce pode inserir no boot o argumento=> nomce

[]'s

Offline machinio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2011, 14:19 »
Obrigado. E, portanto, para pôr esse argumento, é preciso clicar no Esc para outras opções, antes do carregamento, certo?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2011, 22:18 »
Exato.

E se funcionar a contento, depois basta inserir nas opções de carregamento do grub para torná-las permanetes.

[]'s

Offline LarissaEglem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia corretamente
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2011, 00:23 »
Olá, tive o mesmo problema, no entanto minha placa de vídeo não é a SIS. Tenho um Sony Amd Fusion E350 com placa AMD Mobility Radeon (TM) HD 6310 Graphics. Já fiz a última atualização do Catalyst, no entanto venho tendo este problema na hora de carregar o ubuntu, a mesma tela preta pedindo usuário e senha. Ao reiniciar o notebook volta a funcionar, mas nem sempre tenho sorte.

Por precaução, desativei os pacotes grub-pc e grub-commom. Realmente preciso de ajuda, pois estou com medo de acabar perdendo todo o meu trabalho no linux.

Como o rapaz, também instalei o Ubuntu pelo Wubi.

Obrigada.