Autor Tópico: Civilization IV rodando perfeitamente no Ubuntu 10.04LTS (Resolvido)  (Lida 2736 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Usando a versão do wine 1.2.2 e o winetricks, eu tentei fazer a instalação do Civilization IV, versão 1.09, pelo DVD com o PlayonLinux, mas não funcionou.

Pesquisar e encontrei no site WineHQ a referência de que no teste com o Ubuntu 10.04 com a versão wine 1.2.3 o jogo não funcionou.
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=3632

Mesmo assim, resolvi tentar. Seguindo uma orientação de um site chamado tombuntu ( http://tombuntu.com/index.php/2007/06/10/special-civilization-iv-playable-on-linux/ ) eu resolvi a questão, baixando duas dlls (d3dx9_26.dll e msxml3.dll), para colocá-las diretamente dentro de  /home/$USER/.wine/drive_c/windows/system32

Em seguida tive que baixar o patch no-cd para a versão do jogo, pois ao que parece, mesmo sendo DVD original o wine não consegue rodar sem ele.

Depois disso, o jogo funciona. Até instalei a tradução do Game Vício.

De qualquer forma, fica a dica: mesmo considerado "lixo" no teste WineHQ para o Ubuntu 10.04 e 9.10 o jogo na sua primeira versão 1.09 (que foi considerado bronze como média para as distros linux) funciona, com a versão wine 1.2, desde que se tenha executado o winetricks para instalar dlls e pacotes do directx e principalmente, que se tenha colocado manualmente as duas dlls na pasta system32. Depois disso é preciso usar o patch no-cd relativo a versão.

Ainda é preciso acertar alguns detalhes relativos ao OpenGL, já que os efeitos de terreno no jogo, com imagem aproximada, ficam escurecidos. Depois de uma meia hora de jogo o som parou, mas ao sair e retornar voltou a funcionar.
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 22:56 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Civilization IV rodando no Ubuntu 10.04LTS
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2011, 20:29 »
Eu estava usando a versão 1.2.2 do wine. Depois que o sistema atualizou para a versão 1.3 o Civilization4 roda perfeitamente, com som e gráficos 3D.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS