Autor Tópico: Como compartilhar impressora no computador com Ubuntu 11.04  (Lida 7636 vezes)

Offline Claytonwga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Como compartilhar impressora no computador com Ubuntu 11.04
« Online: 25 de Maio de 2011, 12:30 »
Aqui em casa eu tenho um computador (rodando ubuntu)  e um notebook (rodando W7), quero saber como compartilhar a impressora que está instalada no Computador para poder imprimir pelo meu Notebook através de minha rede WiFi.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar impressora no computador com Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2011, 04:28 »
Olá Claytonwga,

Acabei de escrever um texto tratando exatamente desse assunto, o qual ora reproduzo aqui, para maior comodidade, entretanto, seria bom v. acompanhar a thread lá existente, cujo link do tópico está ao final.

-----------------------------

Lendo o tópico, salvo engano, fiquei com a impressão que o procedimento mais simples para compartilhamento não foi efetuado. Você chegou a tentar fazer pela forma 'normal' (padrão) do Ubuntu?

Na verdade é extremamente simples fazer um compartilhamento no Ubuntu, inclusive da impressora, fazendo com que o máquina Ubuntu seja vista na sua rede interna, e isso usando exclusivamente o modo gráfico, em princípio sem nenhuma complicação.

Não creio ter visto o tema que você está usando - Unity ou Clássico - porém em um ou outro é muito semelhante, diferindo apenas um pouco de onde clicar, já que a distribuição na tela é diferente. Na ausência dessa informação vou utilizar como referência o tema do Unity.

Abra sua pasta pessoal, que é o primeiro ícone do launcher (coluna de ícones à esquerda), dentro da qual estão as pastas que são padrão do sistema (Documentos, Downloads, Imagens, Música, Público, etc).

A idéia inicial é compartilhar a pasta Público (poderia ser qualquer outra, poderiam ser todas, mas por ora o bê-a-bá é ir pela pasta Público, cuja utilidade é essa mesma.

A) Compartilhar a pasta Público

1) Click com o botão direito do mouse sobre a pasta "Público"
2) No menu que se abre escolha "Opções de Compartilhamento"
3) Marque as 3 opções existentes (depois v. pode ajustar, se quiser)
- Compartilhar esta pasta
- Permite outras pessoas escreverem nesta pasta
- Acesso anônimo (para pessoas sem uma conta de usuário)

Ao marcar "Compartilhar essa pasta" as duas outras opções se abrem para serem ou não marcadas.

Apenas isso é o suficiente para que o seu computador Ubuntu seja visto pelos demais computadores da rede doméstica.

A questão de estarem todos os computadores no mesmo Grupo de Trabalho (geralmente MSHOME no sistema operacional comercial), apenas abrevia o tempo de localização dos computadores (que pode ser um pouco demorado), mas funciona mesmo que um esteja como MSHOME e o outro como WORKGROUP.

No Windows existe uma função similar que é instalar uma rede doméstica ou coisa parecida, ou ainda com o nome de Compartilhamento, como é no Vista, algo assim, enfim, evidentemente essa função deve estar ativada lá no Win para que ele possa localizar outros computadores da sua rede doméstica.

Note que essa localização de computadores da rede pode demorar um pouco em função do método utilizado pelo Windows. Não é incomum que demore 15 minutos ou mais para aparecem os computadores da rede no Windows, principalmente da primeira vez.

Agora umas pequenas dicas que podem te auxiliar nesse processo, embora que creia que nada disso será necessário, mas que pode, sim, abreviar o processo de verificar se os computadores estão se enxergando:

1) Abrir um terminal (shell), que é uma janela para execução de códigos em linha de comando;

a) no Utunbu -> pelo teclado, utilize a combinação de teclas Ctrl+Alt+T, mas também pode abrir pelos menus normais do sistema.

b) No Windows --> Não tenho e nunca mexi no Seven, mas tradicionalmente, o prompt de comando (que vem do antigo DOS e que por isso muitos chamam de prompt do DOS) sempre esteve localizado em Acessórios, tanto no XP quanto no Vista.
De toda forma, sempre deu para abrir usando o comando cmd na caixa Executar.
É só digitar cmd na caixa Executar e dar Enter no teclado que se abre o terminal (shell) do Windows.

2) Localizar o IP de cada uma das máquinas.

De uma forma artesanal (já que aparentemente são apenas 2 computers) em cada um deles abra um terminal como descrito acima (Ubuntu-> Ctrl+Alt+T; Windows-> digite cmd no campo Executar e dê Enter)

No terminal do Ubuntu digite:

ifconfig (aqui é f, no outro é p)

Aparece uma linha semelhante a essa (certamente com outros números, porém análoga):

inet end.: 192.168.1.100  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0

O inet end acima é o número IP interno da sua máquina Ubuntu, logo, é o 192.168.1.100 (ou 10.1.1.3, ou 192.168.0.50, etc., qualquer coisa assim)

No terminal do Windows digite:

ipconfig (aqui é p, no outro acima é f)

Vai aparecer:

Adaptador Ethernet conexão local (ou talvez Wireless, algo assim)

Endereço IP : 192.168.1.106 (é apenas um exemplo esse número, o caso concreto depende da sua rede)

3) Fazendo um ping entre os computadores para ver se estão se enxergando.

a) No terminal do Ubuntu digite (vou tomar os números hipotéticos do exemplo acima):

ping -c 4 192.168.1.106 (que é o IP da máquina Windows)

Se estiverem em rede ele irá iniciar uma sequência de 4 pings (o 4 do comando acima é o número de vezes que se mandou pingar). Se não colocar o -c 4 na linha de comando ele irá fazer uma série interminável de pings. Para parar corte acionando as teclar Ctrl+C

b) No terminal do Windows digite:

ping 192.168.1.100 (que é o IP da máquina Ubuntu)

Por padrão ele faz 4 pings no endereço IP mencionado.

Tanto no terminal Ubuntu quanto no terminal Windows o comando termina com uma linha assim:

4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 2998ms

Como se vê, está indicando 4 pacotes (sinais) recebidos, portanto, está funcionando, estão em rede.

Em um dado momento você deverá estar podendo ver no Windows a pasta Público que foi compartilhada no Ubuntu.

Se o ping cruzado não funcionou, verifique no seu sistema Windows se não há um firewall instalado (sempre há, o Windows o tem por padrão). Muitas vezes essa função de firewall não está no padrão mas sim em algum programa específico instalado para essa finalidade, como por exemplo o NIS - Norton Internet Security, dentre vários outros que existem. Desabilite-o provisoriamente.

A mesma coisa no Ubuntu, caso v. tenha instalado firewall (iptables), o que não acredito. Não vem instalado por padrão, porque o Linux numa instalação doméstica simples não precisa disto, além do que, para fluxo externo, o roteador já tem essa função embarcada mais que suficiente (é complicar o que não precisa).


B) Compartilhar Impressora instalada no Ubuntu

Se isto funcionou, então é hora de passar ao compartilhamento da impressora.

Novamente, estou tomando como referência o tema do Unity.

A idéia é similar, a função de "descoberta de rede" (o nome pode variar, mas a essência da idéia é essa) deve estar ativa nos dois (ou mais) computadores.

1) No Ubuntu (Unity)

a) Click no último ícone à direita da barra superior e localize a entrada "Configurações do Sistema. Também pode abrir indo pelo Launcher (coluna de ícones à esquerda), clicando em Aplicativos, escreva "config" (sem as aspas) no campo de pesquisa, aparecerá o ícone "Configurações do Sistema", clique nele.

b) Localize o ícone "Impressão" e click nele;

c) Vai aparecer um quadro "Imprimindo localhost" / "Não há impressoras configuradas ainda" e o botão "Adicionar" ou já vai aparecer uma impressora, caso v. já a tenha configurado anteriormente (que parece ser o caso);

d) Com esse quadro ativo (aqui é o pulo do gato, esse quadro tem que estar ativo para que o menu no painel superior apareça a possibilidade de configuração) v. tem que ir no menu da barra superior (painel superior) e clicar em Servidor/Configurações.

e) Marque a caixa "Publicar impressoras compartilhadas conectadas a este sistema" e click em OK;

f) Novamente de volta ao quadro da impressora, click no botão direito do mouse sobre a impressora instalada e verifique (ou marque) "Habilitada" e "Compartilhada". A impressora estando habilitada aparece com uma bolinha verde ticada, se ainda não havia adicionado, então adicione agora a impressora.

Isso deve ser suficiente para fazer o compartilhamento de um impressora comum numa rede doméstica.

Apenas se, bem executados os procedimentos retro, nada disso deu certo, é que se deve partir para soluções mais complexas, por linha de comando e instalação de software suplmentar. Para o arroz com feijão isso aí deve ser suficiente. :-)

No Ubuntu em menos de 5 minutos é possível fazer o compartilhamento de uma impressora única comum em um ambiente doméstico, usando apenas meios gráficos simples e amigáveis ao usuário, tornando-a disponível a todos os computadores da casa.

Perdoe se o texto está exageradamente didático, entretanto, pode auxiliar outros usuários iniciantes que possam ter dificuldades com isso.


Abraço,




Esse post está em:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82892.msg461892/topicseen.html#msg461892

« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 06:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Heric

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar impressora no computador com Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2011, 15:50 »
Excelente explicação, muito obrigado!!!

São estas ajudas que motivam cada vez mais a usar/divulgar/incentivar o Software Livre e em especial o Ubuntu!

Offline DIEGO_JUAN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar impressora no computador com Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2011, 10:20 »
d) Com esse quadro ativo (aqui é o pulo do gato, esse quadro tem que estar ativo para que o menu no painel superior apareça a possibilidade de configuração) v. tem que ir no menu da barra superior (painel superior) e clicar em Servidor/Configurações.

e) Marque a caixa "Publicar impressoras compartilhadas conectadas a este sistema" e click em OK;

Olá, druidaobelix seu tutorial é bom d+, essa parte que coloquei de citação é o que faltava pra mim, agora o PC windows XP conseguiu fazer com que a impressora no Notebook Linux imprimisse a pagina teste.

Muito obrigado!

Offline Heric

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar impressora no computador com Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2011, 22:22 »
Olá, druidaobelix!

Estamos na versão 11.10 com Unity 2D, no pc de casa e no note, ambos atualizados. A impressora HP D2680 está instalada e funcionando no pc.

Seguindo o tutorial configurei corretamente a rede e ambos acessam, copiam, excluem arquivos nas pastas compartilhadas.

Compartilhei a impressora e instalei no note, mas ao imprimir fica preso no note, com a mensagem de falha de comunicação com a impressora.

Pelo que vi nas propriedades da impressora, aparenta estar apontada em localhost, mas a URI apresenta o nome do pc.

(tentei enviar a imagem da tela, mas não consegui, então vou descrever as linhas)

No topo da janela:
Propriedades da impressora - "HP-Deskjet-d2680-Printer" em localhost

no campo URI do dispositivo:
dnssd://HP%20Deskjet%20D2600%20series%20%40%20heric-G31M-S2L._ipp._tcp.local/cups

Ao imprimir, o campo estado da impressora apresenta "... Unable to conect to printer..."

Ao clicar no botão Alterar no campo URI:
aparece a janela de seleção do dispositivo, em Impressora de rede aparece "(Atual) ao lado de heric-G31M-S2L, que é o pc.

Clicando sobre esta opção aparece a Descrição:
Impressora remota do CUPS via DNS-SD

O que me sugeres?