Compartilhar impressora windows 7 starter

Iniciado por fabriciocostasilva, 15 de Maio de 2011, 18:52

tópico anterior - próximo tópico

alexnakano

Fiz o ping do linux para o windows e nada aconteceu. ( espero ter ido no lugar certo: Administração->Ferramentas de rede-> Aba Ping)

Do windows para o Linux eu não sei fazer o ping...

Creio que os computadores estão na mesma faixa de IP que é 10.0.0.x.

Tanto eu como o colega autor do tópico estamos com o mesmo problema: windows 7 starter não localiza a rede. Isso não seria uma limitação dessa distribuição. Será que esse starter edition só localiza rede do windows e não rede de linux??

Acho que esse que é o problema...

oraculum

#16
cara tanto no linux quanto no windows eh só você fazer: ping numero_do_ip

no linux - faz no terminal
no windows - no prompt do dos

por exemplo:
Citar$ ping 192.168.1.2
PING 192.168.1.2 (192.168.1.2) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 192.168.1.2: icmp_req=1 ttl=64 time=0.026 ms
64 bytes from 192.168.1.2: icmp_req=2 ttl=64 time=0.026 ms
64 bytes from 192.168.1.2: icmp_req=3 ttl=64 time=0.027 ms



coloca os resultados dos pings do linux e windows aki pra ter uma ideia de como está os ips...
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

druidaobelix

#17
Olá fabriciocostasilva,

Lendo o tópico, salvo engano, fiquei com a impressão que o procedimento mais simples para compartilhamento não foi efetuado. Você chegou a tentar fazer pela forma 'normal' (padrão) do Ubuntu?

Na verdade é extremamente simples fazer um compartilhamento no Ubuntu, inclusive da impressora, fazendo com que o máquina Ubuntu seja vista na sua rede interna, e isso usando exclusivamente o modo gráfico, em princípio sem nenhuma complicação.

Não creio ter visto o tema que você está usando - Unity ou Clássico - porém em um ou outro é muito semelhante, diferindo apenas um pouco de onde clicar, já que a distribuição na tela é diferente. Na ausência dessa informação vou utilizar como referência o tema do Unity.

Abra sua pasta pessoal, que é o primeiro ícone do launcher (coluna de ícones à esquerda), dentro da qual estão as pastas que são padrão do sistema (Documentos, Downloads, Imagens, Música, Público, etc).

A idéia inicial é compartilhar a pasta Público (poderia ser qualquer outra, poderiam ser todas, mas por ora o bê-a-bá é ir pela pasta Público, cuja utilidade é essa mesma.

A) Compartilhar a pasta Público

1) Click com o botão direito do mouse sobre a pasta "Público"
2) No menu que se abre escolha "Opções de Compartilhamento"
3) Marque as 3 opções existentes (depois v. pode ajustar, se quiser)
- Compartilhar esta pasta
- Permite outras pessoas escreverem nesta pasta
- Acesso anônimo (para pessoas sem uma conta de usuário)

Ao marcar "Compartilhar essa pasta" as duas outras opções se abrem para serem ou não marcadas.

Apenas isso é o suficiente para que o seu computador Ubuntu seja visto pelos demais computadores da rede doméstica.

A questão de estarem todos os computadores no mesmo Grupo de Trabalho (geralmente MSHOME no sistema operacional comercial), apenas abrevia o tempo de localização dos computadores (que pode ser um pouco demorado), mas funciona mesmo que um esteja como MSHOME e o outro como WORKGROUP.

No Windows existe uma função similar que é instalar uma rede doméstica ou coisa parecida, ou ainda com o nome de Compartilhamento, como é no Vista, algo assim, enfim, evidentemente essa função deve estar ativada lá no Win para que ele possa localizar outros computadores da sua rede doméstica.

Note que essa localização de computadores da rede pode demorar um pouco em função do método utilizado pelo Windows. Não é incomum que demore 15 minutos ou mais para aparecem os computadores da rede no Windows, principalmente da primeira vez.

Agora umas pequenas dicas que podem te auxiliar nesse processo, embora que creia que nada disso será necessário, mas que pode, sim, abreviar o processo de verificar se os computadores estão se enxergando:

1) Abrir um terminal (shell), que é uma janela para execução de códigos em linha de comando;

a) no Utunbu -> pelo teclado, utilize a combinação de teclas Ctrl+Alt+T, mas também pode abrir pelos menus normais do sistema.

b) No Windows --> Não tenho e nunca mexi no Seven, mas tradicionalmente, o prompt de comando (que vem do antigo DOS e que por isso muitos chamam de prompt do DOS) sempre esteve localizado em Acessórios, tanto no XP quanto no Vista.
De toda forma, sempre deu para abrir usando o comando cmd na caixa Executar.
É só digitar cmd na caixa Executar e dar Enter no teclado que se abre o terminal (shell) do Windows.

2) Localizar o IP de cada uma das máquinas.

De uma forma artesanal (já que aparentemente são apenas 2 computers) em cada um deles abra um terminal como descrito acima (Ubuntu-> Ctrl+Alt+T; Windows-> digite cmd no campo Executar e dê Enter)

No terminal do Ubuntu digite:

ifconfig (aqui é f, no outro é p)

Aparece uma linha semelhante a essa (certamente com outros números, porém análoga):

inet end.: 192.168.1.100  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0

O inet end acima é o número IP interno da sua máquina Ubuntu, logo, é o 192.168.1.100 (ou 10.1.1.3, ou 192.168.0.50, etc., qualquer coisa assim)

No terminal do Windows digite:

ipconfig (aqui é p, no outro acima é f)

Vai aparecer:

Adaptador Ethernet conexão local (ou talvez Wireless, algo assim)

Endereço IP : 192.168.1.106 (é apenas um exemplo esse número, o caso concreto depende da sua rede)

3) Fazendo um ping entre os computadores para ver se estão se enxergando.

a) No terminal do Ubuntu digite (vou tomar os números hipotéticos do exemplo acima):

ping -c 4 192.168.1.106 (que é o IP da máquina Windows)

Se estiverem em rede ele irá iniciar uma sequência de 4 pings (o 4 do comando acima é o número de vezes que se mandou pingar). Se não colocar o -c 4 na linha de comando ele irá fazer uma série interminável de pings. Para parar corte acionando as teclar Ctrl+C

b) No terminal do Windows digite:

ping 192.168.1.100 (que é o IP da máquina Ubuntu)

Por padrão ele faz 4 pings no endereço IP mencionado.

Tanto no terminal Ubuntu quanto no terminal Windows o comando termina com uma linha assim:

4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 2998ms

Como se vê, está indicando 4 pacotes (sinais) recebidos, portanto, está funcionando, estão em rede.

Em um dado momento você deverá estar podendo ver no Windows a pasta Público que foi compartilhada no Ubuntu.

Se o ping cruzado não funcionou, verifique no seu sistema Windows se não há um firewall instalado (sempre há, o Windows o tem por padrão). Muitas vezes essa função de firewall não está no padrão mas sim em algum programa específico instalado para essa finalidade, como por exemplo o NIS - Norton Internet Security, dentre vários outros que existem. Desabilite-o provisoriamente.

A mesma coisa no Ubuntu, caso v. tenha instalado firewall (iptables), o que não acredito. Não vem instalado por padrão, porque o Linux numa instalação doméstica simples não precisa disto, além do que, para fluxo externo, o roteador já tem essa função embarcada mais que suficiente (é complicar o que não precisa).


B) Compartilhar Impressora instalada no Ubuntu

Se isto funcionou, então é hora de passar ao compartilhamento da impressora.

Novamente, estou tomando como referência o tema do Unity.

A idéia é similar, a função de "descoberta de rede" (o nome pode variar, mas a essência da idéia é essa) deve estar ativa nos dois (ou mais) computadores.

1) No Ubuntu (Unity)

a) Click no último ícone à direita da barra superior e localize a entrada "Configurações do Sistema. Também pode abrir indo pelo Launcher (coluna de ícones à esquerda), clicando em Aplicativos, escreva "config" (sem as aspas) no campo de pesquisa, aparecerá o ícone "Configurações do Sistema", clique nele.

b) Localize o ícone "Impressão" e click nele;

c) Vai aparecer um quadro "Imprimindo localhost" / "Não há impressoras configuradas ainda" e o botão "Adicionar" ou já vai aparecer uma impressora, caso v. já a tenha configurado anteriormente (que parece ser o caso);

d) Com esse quadro ativo (aqui é o pulo do gato, esse quadro tem que estar ativo para que o menu no painel superior apareça a possibilidade de configuração) v. tem que ir no menu da barra superior (painel superior) e clicar em Servidor/Configurações.

e) Marque a caixa "Publicar impressoras compartilhadas conectadas a este sistema" e click em OK;

f) Novamente de volta ao quadro da impressora, click no botão direito do mouse sobre a impressora instalada e verifique (ou marque) "Habilitada" e "Compartilhada". A impressora estando habilitada aparece com uma bolinha verde ticada, se ainda não havia adicionado, então adicione agora a impressora.

Isso deve ser suficiente para fazer o compartilhamento de um impressora comum numa rede doméstica.

Apenas se, bem executados os procedimentos retro, nada disso deu certo, é que se deve partir para soluções mais complexas, por linha de comando e instalação de software suplmentar. Para o arroz com feijão isso aí deve ser suficiente. :-)

No Ubuntu em menos de 5 minutos é possível fazer o compartilhamento de uma impressora única comum em um ambiente doméstico, usando apenas meios gráficos simples e amigáveis ao usuário, tornando-a disponível a todos os computadores da casa.

Perdoe se o texto está exageradamente didático, entretanto, pode auxiliar outros usuários iniciantes que possam ter dificuldades com isso.


Abraço,

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

alexnakano

Resultado dos Ping

Ubuntu para Windows

alexnakano@alexnakano-desktop:~$ ping -c 4 10.0.0.3
PING 10.0.0.3 (10.0.0.3) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 10.0.0.3: icmp_req=1 ttl=128 time=85.1 ms
64 bytes from 10.0.0.3: icmp_req=2 ttl=128 time=12.3 ms
64 bytes from 10.0.0.3: icmp_req=3 ttl=128 time=1.51 ms
64 bytes from 10.0.0.3: icmp_req=4 ttl=128 time=1.26 ms

--- 10.0.0.3 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 3003ms
rtt min/avg/max/mdev = 1.266/25.056/85.102/34.954 ms
alexnakano@alexnakano-desktop:~$

Windows para Linux

Disparando 10.0.0.2 com 32 bytes de dados:
Resposta de 10.0.0.2: bytes=32 tempo=1ms TTL=64
Resposta de 10.0.0.2: bytes=32 tempo=1ms TTL=64
Resposta de 10.0.0.2: bytes=32 tempo=1ms TTL=64
Resposta de 10.0.0.2: bytes=32 tempo=1ms TTL=64

Estatísticas do Ping para 10.0.0.2:
      Pacotes: Enviados=4, Recebidos=4, Perdidos=0 (0% de perda)

Windows 7 continua não enxergando o Ubuntu na Rede, apesar do resultado do ping.

oraculum

va no windows e clique em iniciar (logo do windows) digite naquela parte onde buscamos os aplicativos (logo acima do logo do windows) digite o seguinte:

\\10.0.0.2

dê enter depois

veja se vai abrir uma tela pedindo usuario ou senha ou se vai abrir a tela do windows explorer com as pastas do ubuntu que vc tem compartilhada.
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

alexnakano

Apareceu a tela de login, pedindo nome de usuário e senha. E agora??

Tô começando a me animar de novo...

alexnakano

#21
Prezados Oraculum e druidaobelix,

Consegui compartilhar a impressora.... Aleluia... Mas não sei se saberia fazer isso de novo... Caso precise fazer de novo devo colar aquele texto no arquivo smb.conf??

Existe alguma forma de fixar o IP da máquina para sempre ser 10.0.0.2?? Pq senão qdo desligar vai desconfigurar tudo...

Valeu,

EDIT: Mas o windows 7 só acha o computador na rede procurando pelo endereço IP do jeito que o oraculum... Se vc clicar em rede no Windows Explorer ele não localiza o desktop com ubuntu.

druidaobelix

Olá alexnakano,

Soa estranhíssimo que tenha de deixar um IP fixo em uma máquina para poder compartilhar uma simples impressora doméstica, mas enfim, não conheço o Seven e pelo que andei lendo no link que o Tota postou, essa versão Starter é cheia de não faz isso, não faz aquilo,cuja tela encerra com "gaste mais algum dinheiro que nós lhe damos uma versão mais completa".

Bem, de toda forma, se necessitar mesmo deixar o IP fixo para essa máquina Ubuntu a qual está conectada a impressora, deve fazê-lo no roteador, pois que logicamente ele precede qualquer outro computador da rede, então não resolveria assinalar isso na máquina cliente DHCP, pois que o server DHCP do roteador pode já ter atribuído aquele IP a algum outro computador, o que iria gerar um conflito de IP, logo, faça nas configurações do roteador.

Entre no roteador digitando o endereço do gateway no navegador (firefox, barra de endereços, onde normalmente se coloca qualquer endereço internet).
O endereço padrão que vem o D-Link é:

http:\\192.168.0.1

Se por alguma razão não for esse o endereço (porque o fabricante mudou isso do tempo em que tive um D-Link, porque v. alterou, ou por qualquer outra razão), no terminal digite:

route

Vai retornar algo assim:

user@hal9000:/$ route
Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
192.168.1.0     *               255.255.255.0   U     1      0        0 eth0
link-local      *               255.255.0.0     U     1000   0        0 eth0
default         192.168.1.1     0.0.0.0         UG    0      0        0 eth0

O default é o endereço do roteador, nesse exemplo: 192.168.1.1

Vai pedir UserName e Senha

De fábrica UserName no D-Link era admin e Password vinha em branco, era só dá [Enter], exceto se v. alterou isso.

Click na aba Home e no botão DHCP

Tem uma tela lá com algo assim:

Static DHCP

Statis DHCP is used to allow DHCP server to assign same IP address to specific MAC address

Assinale Enabled

Coloque o número IP que v. quer atribuir

Preencha com o número MAC do computador que vai ter sempre o mesmo número IP atribuído

Clique em Apply

O endereço MAC adress você obtém digitando:

ifconfig

Vai estar numa linha igual a essa:

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:1f:d0:e3:f5:24

o HW da linha acima é o endereço MAC (6 grupos de 2 algarismos), portanto,

00:1f:d0:e3:f5:24

Não com muita certeza, pois não lembro bem, mas creio que as letras desse número MAC deve ser entrado em caixa alta (maiúscula) no roteador.
Assim, vai ficar vinculado o MAC da sua placa de rede ao IP registrado no roteador.
Sempre que essa placa de rede entrar o roteador atribui a ele aquele número IP e, por outro lado, não o usa para mais nenhuma máquina da rede.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

oraculum

Citação de: alexnakano online 31 de Maio de 2011, 21:55
Prezados Oraculum e druidaobelix,

Consegui compartilhar a impressora.... Aleluia... Mas não sei se saberia fazer isso de novo... Caso precise fazer de novo devo colar aquele texto no arquivo smb.conf??

Existe alguma forma de fixar o IP da máquina para sempre ser 10.0.0.2?? Pq senão qdo desligar vai desconfigurar tudo...

Valeu,

EDIT: Mas o windows 7 só acha o computador na rede procurando pelo endereço IP do jeito que o oraculum... Se vc clicar em rede no Windows Explorer ele não localiza o desktop com ubuntu.

Então cara ele não aparece no windows explorer porque não está no mesmo grupo de trabalho, manda um print do grupo que você configurou no windows e copia também o código do seu smb.conf pra gente dar uma olhada.

Quanto a duvida do smb.conf sim vc tem que fazer ele novamente pq eh ele que compartilha sua maquina na rede.
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

alexnakano

Citação de: oraculum online 01 de Junho de 2011, 04:59
Citação de: alexnakano online 31 de Maio de 2011, 21:55
Prezados Oraculum e druidaobelix,

Consegui compartilhar a impressora.... Aleluia... Mas não sei se saberia fazer isso de novo... Caso precise fazer de novo devo colar aquele texto no arquivo smb.conf??

Existe alguma forma de fixar o IP da máquina para sempre ser 10.0.0.2?? Pq senão qdo desligar vai desconfigurar tudo...

Valeu,

EDIT: Mas o windows 7 só acha o computador na rede procurando pelo endereço IP do jeito que o oraculum... Se vc clicar em rede no Windows Explorer ele não localiza o desktop com ubuntu.

Então cara ele não aparece no windows explorer porque não está no mesmo grupo de trabalho, manda um print do grupo que você configurou no windows e copia também o código do seu smb.conf pra gente dar uma olhada.

Quanto a duvida do smb.conf sim vc tem que fazer ele novamente pq eh ele que compartilha sua maquina na rede.

No windows não lembro de ter configurado nada. Simplesmente fiz aquilo que vc falou: coloquei o número do IP no Pesquisar programas e arquivos e consegui localizar o desktop com ubuntu na rede. A partir dai, fui instalando e impressora e aparentemente deu certo.

Segue smb.conf:

[global]
;   netbios name = alexnakano-desktop
   workgroup = workgroup
   server string = Servidor Samba
   log file = /var/log/samba/%m.log
   max log size = 1000
   security = user
   encrypt passwords = true
;   smb passwd file = /etc/samba/smbpasswd
   socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
   dns proxy = no
   os level = 100
;   printing = cups
;   load printers = yes
   cups options = raw
   use client driver = yes
   username map = /etc/samba/smbusers

[Música]
   comment = home
;   browseable = yes
   writeable = yes
   create mode = 0664
   directory mode = 0775
   path = /home/alexnakano/Música
   guest ok = yes

[pasta publica]
   comment = pastasamba
   path = /home/publico
   writable = yes
;   browseable = yes
   public = yes

[printers]
   comment = Todas as Impressoras
   print ok = yes
   guest ok = yes
   path = /var/spool/samba

oraculum

faz a alteração do seu grupo de trabalho no windows seven tipo um tutorial pra te ajudar >>> http://todoespacoonline.com/post.php?id=119

coloca o nome do grupo o mesmo que vc usou na configuração do samba - workgroup

dai reinicie o windows e o alexnakano-desktop vai  deve passar a aparecer no windows explorer, simples :)
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

alexnakano

Citação de: oraculum online 01 de Junho de 2011, 10:05
faz a alteração do seu grupo de trabalho no windows seven tipo um tutorial pra te ajudar >>> http://todoespacoonline.com/post.php?id=119

coloca o nome do grupo o mesmo que vc usou na configuração do samba - workgroup

dai reinicie o windows e o alexnakano-desktop vai  deve passar a aparecer no windows explorer, simples :)

No windows já estava com nome de workgroup e o desktop continua não aparecendo no windows explorer. Estranho...

Tem idéia de alguma coisa??

oraculum

Cara isso é algum problema ou configuração que você terá que fazer no windows, tenta fazer o q tem nesse artigo

http://pt.kioskea.net/faq/3342-windows-7-desativar-o-controle-de-conta-usuario-uac

ou essa segunda opção caso a de cima não funcione

http://ubuntuguide.net/fix-windows-7-cannot-access-samba-network-shares-from-ubuntu


nem tenho ideia se isso resolva pois nao conheco muito bem do windows mas aqui no meu esta aparecendo o ubuntu normalmente usando extamente aquelas configurações do smb.conf que tem no meu blog dai leva-nos a crer que possivelmente possa ser algo no seu windows, alguma coisa de segurança nele que precisar ser liberada ou diminuida para poder aparecer os pcs da rede no windows explorer.



De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

fabriciocostasilva

Caros colegas,

Graças às dicas de vocês eu finalmente consegui compartilhar minha impressora. Agradeço ao oraculum e ao druidaobelix. Não segui exatamente o procedimento que vocês me passaram, mas as dicas ajudaram muito. Fiz o seguinte passo:

No meu iniciar do windows, fui em executar e digitei na caixa executar o número de IP da máquina linux. Daí, apareceu uma janela do explorer, onde a máquina linux finalmente foi identificada na rede, e dentre as pastas compartilhadas, estava lá a tão sonhada impressora... Então eu cliquei com o botão direito na impressora e escolhi conectar. Daí em diante o procedimento é intuitivo. Só fiquei com uma dúvida: quando abro o explorer normalmente pelo windows, não consigo enxergar o linux, só consigo isso digitando o IP da máquina linux no menu iniciar > executar. Alguém saberia por que?

druidaobelix

Caro fabriciocostasilva,


Execute o procedimento já mencionado de compartilhar a pasta Público, da forma como descrito, creio que isso resolve automaticamente a questão.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.