Autor Tópico: Impressora Compartilhada no ubuntu 11.04 não funciona  (Lida 2455 vezes)

Offline cello73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Impressora Compartilhada no ubuntu 11.04 não funciona
« Online: 25 de Maio de 2011, 08:56 »
Pessoal,

Seguindo na minha trilha do desbravamento em ubuntu......me deparei com uma nova dificuldade...

Instalei o ubuntu 11.04 em meu desktop que possui uma epson tx105 conectada nele, o reconhecimento da impressora foi ok, bem como o seu teste de funcionamento no desktop.

Bom, daí que , como tenho o meu note com o ubuntu, também resolvi compartilhar a impressora do desktop, segui as orientações deste fórum e de outros e efetuei o seguinte procedimento:

Procedimento no desktop
-entrei no servidor de impressão
-marquei todas as configurações básicas do servidor (menos a de depuração).

Procedimento no notebook
-entrei no servidor e cliquei na opção para mostrar impressoras compartilhadas na rede.
-entrei em impressora e pedi para detectar impressoras de rede.
-a impressora foi detectada e aparentemente configurada ok e disponível

Porém, quando tento imprimir algo pelo notebook aparece o trabalho de impressão no gerenciamento de fila normalmente, mas não imprime nada, na parte inferior da tela do gerenciador mostra que a impressora pode estar desconectada...e assim fica indefinidamente...

Bom, acredito que quase cheguei lá...falta algum detalhe que deixei de fazer...e acredito que vocês possam me ajudar.

Já pesquisei em vários fórums soluções para compartilhamento, porém são respostas de 4, 5 anos atrás e que envolvem alteração do próprio código fonte via terminal, configuração do samba e etc....acredito que hoje deve se ter uma maneira mais fácil de se fazer isso, pois da forma que fiz eu quase cheguei lá...por isso gostaria de me manter nessa linha de solução.

Agradeço a ajuda.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Impressora Compartilhada no ubuntu 11.04 não funciona
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2011, 04:36 »
Olá cello73,

Veja se algo nesse tópico recente, ainda em andamento, pode lhe ajudar:


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82892.msg461892/topicseen.html#msg461892


[]'s


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline cello73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Impressora Compartilhada no ubuntu 11.04 não funciona
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2011, 13:27 »
Olá cello73,

Veja se algo nesse tópico recente, ainda em andamento, pode lhe ajudar:


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82892.msg461892/topicseen.html#msg461892


[]'s




Olá amigo, obrigado pelo post, mas consegui resolver o problema configurando o cups da minha máquina que possui a impressora, eu criei uma classe configurando via browser o cups (localhost:631), daí foi só enxergar essa classe no notebook e tudo funcionou perfeitamente.

Agora sim meu ubuntu esta ok e funfiando.