Autor Tópico: Ubuntu 11.04 Lento  (Lida 6118 vezes)

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Ubuntu 11.04 Lento
« Online: 24 de Maio de 2011, 20:50 »
Boa noite a todos,

A nova versão do ubuntu 11.04 instalado no meu notebook o deixou lento. Alguém poderia me ajudar a deixá-lo mais rápido ? Os procedimentos "sudo apt-get clean e autoclean" já fiz. Há mais algum ?

Grato,

Paulo

Offline jCatino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2011, 20:57 »
<Sou iniciante no ubuntu embora conheça Unix/Linux há algum tempo>

O primeiro que posso sugerir é que veja quem é o 'vilão' da lentidão; provavelmente algum processo que roda de forma errônea ou continuamente.

Abra um terminal (Applications->Accessories->Terminal) e digite : 'top'
Você verá na frente os processos que estão consumindo mais memória.

No item 'CPU' aparece a quantide de CPU consumida, 'load average' é a média de resposta entre quantidade de requisições e respostas do sistema. O normal seria entre 0 e 1, ou utilizando algum aplicativo pesado até 3 ou 4 pode ser normal dependendo do software.

Veja PID (process ID) e nome do processo que mais consome e nos dê mais detalhes para saber quem está realmente consumindo mais na sua máquina.

Se prefere a versão 'visual', no menu 'System->Administration' está o System Monitor, que é o mesmo top mas em janela.

Eu uso o Ubuntu 11.04 e é bem rápido...
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 21:13 por jCatino »

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2011, 21:21 »
JCatino, pelo que você escreveu, no item CPU, o compiz está consumindo muito(varia entre 5.3 e 40), o Xorg(5.5 e 25). Quanto ao PID, os maiores valores estão no top(2630), chromium-browse(2557) e kworker(2644). Se estes são os vilões, como faço para desabilitá-los os diminuir estes valores ? O compiz e o Xorg estão variando muito !

Paulo

Offline cello73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2011, 09:12 »
Boa noite a todos,

A nova versão do ubuntu 11.04 instalado no meu notebook o deixou lento. Alguém poderia me ajudar a deixá-lo mais rápido ? Os procedimentos "sudo apt-get clean e autoclean" já fiz. Há mais algum ?

Grato,

Paulo

Faça um teste rápido...na tela de login utilize a opção "Ubuntu Clássico" ao invés do "Ubuntu" padrão....como no 11.04 existe uma nova interface ( a "unity") ela pode ser mais "pesada" que a clássica (gnome), notei isso também no meu notebook (mas de maneira mais discreta que a sua)...por isso a dica...faça assim e veja como fica...se não gostar, ou quiser voltar é só logar novamente e selecionar no login a opção "Ubuntu" novamente.

Offline jCatino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2011, 10:03 »
JCatino, pelo que você escreveu, no item CPU, o compiz está consumindo muito(varia entre 5.3 e 40), o Xorg(5.5 e 25). Quanto ao PID, os maiores valores estão no top(2630), chromium-browse(2557) e kworker(2644). Se estes são os vilões, como faço para desabilitá-los os diminuir estes valores ? O compiz e o Xorg estão variando muito !

Paulo

Os processos citados, Xorg e compiz, são os que gerenciam o ambiente gráfico, a dica enviada pelo cell73 pode matar a charada. Mas os valores que vc postou podem ser normais porque não há nenhum outro processo consumindo. Se o problema persistir gere um snapshot do top.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2011, 21:13 »
Boa noite Srs,

Fiz o que vocês sugeriram e além disto fiz uma limpeza através do link http://blog.aeciopires.com/consumo-abusivo-de-memoria-pelo-ubuntu/. Verei se fez alguma diferença e postarei o resultado posteriormente.

De antemão agradeço.

Paulo

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2011, 11:31 »
Bom dia a todos,

Resolvi ressuscitar este tópico porque, infelizmente o notebook ainda está lento. Sábado o levei em algumas lojas para que dessem uma olhada e todos com que falei disseram que para 2 Gigas de memória ele não deveria estar tão lento, não havendo a necessidade de adicionar mais memória, e era interesse deles vender.
Nele tenho o Ubuntu 11.04 no modo clássico e o win7 professional. Pesquisei sobre o assunto na web mas ainda não consegui êxito. Diminui o swapiness para 10 e nada.
Estou começando a estudar java e todos os meus estudos concentro no notebook, mas quando utilizo o eclipse, qualquer aplicativo que compilo demora um tempo maior que o habitual e antes não era assim.
Alguém poderia de dar uma ajuda ?

Grato,

Paulo

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2011, 12:41 »
vc usa o ubuntu instalado via wubi ou estalado em outra partição (distinta do Win7)??????
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2011, 13:31 »
Em outra partição.

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2011, 14:04 »
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Lento
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2011, 14:30 »
Quando chegar em casa farei as alteração sugeridas e postarei o resultado.

Obrigado.

Abs,