Problemas desde a última atualização

Iniciado por MateusB, 21 de Maio de 2011, 04:22

tópico anterior - próximo tópico

MateusB

Olá.
Pesquisei bastante em busca de solução para o problema, então acho q nao tem nenhum topico com a soluçao.
Então.. Comecei a usar o Ubuntu faz pouco tempo, na versao 10.10. Gostei muito e resolvi usá-lo de vez.

Quando foi atualizado para o 11.04, ele começou a dar alguns problemas que eu nao to conseguindo resolver faz tempo.

Quase sempre ao iniciar, não carrega a parte gráfica.. vi um comentario de um cara q acontecia a mesma coisa, dai soh conseguia ligar sem o note estar ligado na tomada. Tentei e deu certo... mas isso é só as vezes. Todas as primeiras vezes q inicia, fica preto. Ai eu reinicio, e ele executa normal.

Tah.. Tentei resolver por varios modos q encontrei nos foruns, mas nao consegui, e acho q essas tentativas acabaram prejudicando de algum jeito o sistema.

Ele está mais lento e alguma coisa em relaçao a velocidade da internet tbm deve ter acontecido.

Gostaria da colaboração de vocês pra me ajudar a resolver.

Agradeço desde já.
Obrigado.
Abraço

Tota

Ola

Haveria a possibilidade de dar mais detalhes ao forum?

O sintoma foi bem descrito, mas os causadores do problema voce nem citou, como em qual maquina isto acontece ( pode ser que algum usuario possua um equipamento igual ) e qual a placa de video e modelo está instalada ( pode ser que nenhum usuario tenha uma maquina como a sua, mas tenha a mesma placa de video ).

Descreva em qual tema está logando ( Unity ou modo clássico ).

Aproveite e informe os links que pesquisou como descrito em sua apresentação do problema, isto ajudaria ao forum a não pesquisar links já verificados por voce.

Finalmente, descreva o que leu sobre instalar ou não o Unity 2D

Com isto voce ajuda muito ao forum, e com certeza será ajudado em troca.

[]'s

MateusB

Olha, não aprendi muito sobre esses detalhes do ubuntu. Por exemplo, verificar a placa de video, o sistema, qual a diferença do unity 2D para o unity 3D..

Mas vou tentar responder dar esses detalhes.

Imagino que esta imagem já forneça alguns dados.

Imagem editada por ter mais de 40kB

http://img189.imageshack.us/img189/5473/capturadetelav.png
Imagem editada por ter mais de 40kB

Sobre a placa de video, o que pesquisei é que devo digitar lspci no terminal. O que apareceu foi o seguinte:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation ICH9M/M-E SATA AHCI Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 03)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) Thermal Subsystem (rev 03)
04:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
05:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications AR8131 Gigabit Ethernet (rev c0)

Ou também que posso digitar "lspci -vvv" e apareceria mais detalhes. Imagino que sobre a placa de video seria esta parte:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 09) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Acer Incorporated [ALI] Device 0260
Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV- VGASnoop- ParErr- Stepping- SERR- FastB2B- DisINTx+
Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=fast >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR- INTx-
Latency: 0
Interrupt: pin A routed to IRQ 45
Region 0: Memory at d0000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=4M]
Region 2: Memory at c0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
Region 4: I/O ports at 50f0 [size=8]
Expansion ROM at <unassigned> [disabled]
Capabilities: <access denied>
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

As tentativas para resolver foram essas:

http://ahvaproinferno2.blogspot.com/2011/05/ubuntu-nao-inicia-apos-atualizacao-do.html
Deste link, tentei realizar os passos que mudam algo do xorg.config. Mas não aconteceu nada. Vendo agora, acho que é pq minha placa não é SiS, mas como não encontrei nada melhor.

http://www.ubuntero.com.br/2011/04/resolucao-correta-no-ubuntu-11-04-em-placas-sis-671672771-e-solucao-de-possivel-desempenho-ruim/
Fiz tudo que diz ali. A única coisa que mudou foi a tela do grub, que antes era preta, agora é roxa. De novo, deve ser pq minha placa não eh SiS.
Depois deste último que notei diferença tbm na internet. Usando o Transmission, quando o download está terminando, faltando tipo, 0,5%, a taxa de download passa a menos de 1kb/s. Não sei se tem relação.

Não li sobre instalar o Unity 2D.

O que acho estranho é que com o cabo de energia ligado, ele simplesmente não inicia. Qual a relação disso??

Bom. É isso. Espero ter dado os detalhes pedidos. Caso falte alguma coisa, por favor, digam-me passo a passo como consigo outros dados.

Obrigado.

Tota

Ola

Atualize seu sistema sudo apt-get upgrade

CitarO que acho estranho é que com o cabo de energia ligado, ele simplesmente não inicia. Qual a relação disso??

Placas de video e outros dispositivos têm componentes controlados pelos pacotes de economia de energia => ACPI, APIC, etc.

Algum bug, algum problema nos codigos destes pacotes interferem sim no desempenho e na administração de placas de video.

CitarFiz tudo que diz ali. A única coisa que mudou foi a tela do grub, que antes era preta, agora é roxa. De novo, deve ser pq minha placa não eh SiS.

Ao contrário. A tela do Plymouth (nome do inicador do ambiente grafico) é realmente roxa.

Não li sobre instalar o Unity 2D.

O Unity 2D voce encontra no gerenciador de pacotes synaptic, ele incorpora menos recursos que o 3D, e pode resolver alguns problemas de video, como no seu caso. Como é instalavel, pode ser revertido depois de acertadas as configurações de video, fazendo voce ter o sistema sem ter que reiniciar até resolver o problema.

Reunindo este sintomas, verifique e revise o que colocou como argumentos de inicalização em seu Grub ( se colocou algo ) => nomodeset, noapic, acpi=off, xforcevesa, etc.

Tente a instalação dos drivers Intel do repositorio ppa => http://www.ubuntuupdates.org/ppas/87
Instale o video-intel.

[]'s

MateusB

Ok.

Instalei os drivers Intel e o Unity 2D.

CitarReunindo este sintomas, verifique e revise o que colocou como argumentos de inicalização em seu Grub ( se colocou algo ) => nomodeset, noapic, acpi=off, xforcevesa, etc.
Não pus nada.

CitarComo é instalavel, pode ser revertido depois de acertadas as configurações de video, fazendo voce ter o sistema sem ter que reiniciar até resolver o problema.
Vc quis dizer que agora eu removo o Unity 2D, antes de reiniciar?
Esses procedimentos já resolveram o problema da inicialização?

Tota

Calma.

Se reinstalou os drivers intel e tem o 2D habilitado, rode alguns dias para ver se ficou tudo ok.

Se estiver tudo redondo, remova o unity 2D pelo gerenciador synaptic para ver.

Atualize o sistema com frequencia ( eu não gosto disso, mas como o 11.04 é novo isto é quase que obrigatório até a correção de todos os bugs)

[]'s

MateusB

Então.. Não funcionou ainda.

A inicialização está do mesmo jeito que antes.

O que mais eu poderia fazer?

Obrigado pela atenção

Tota

Olhe, seu caso é bem particular, e incomum, então temos que pensar um pouco.

Faça testes com o live cd, ok?

Verifique se em modo live cd ( testar sem instalar ) o problema permanece

( para verificar as configurações "de fabrica")

Se não funcionar, ou seja, ficar igual ao seu sistema atual, vamos em frente.

Ao dar o boot com o live cd, escolha as opções de boot ( F6 ou F4 não lembro bem )

Na linha de comandos das opções digite => acpi=off

e inicie.

Verifique se melhorou ou piorou.

A idéia é ir pelo lado do controle de energia, para ver se a placa de video estabiliza, na fonte e na bateria.

Voce pode ainda no lugar de acpi=off usar => nolapic também para testar.

Reporte aqui com os resultados.

[]'s

druidaobelix

Olá MateusB,

Pelo que depreendo de sua narrativa, estava instalada a versão 10.10 e tudo funcionando corretamente, ou seja, esse problema não se manifestava, é isso?
Depois, e apenas depois de atualizado para a v. 11.04, é que o problema apareceu, está correto?
Isso dá a entender que v. fez a atualização de uma versão já existente e não uma instalação "limpa", zerada, é isso?

1) Pois bem, se assim o for, então o seu menu inicial do sistema, o menu do grub, possuiu uma entrada para o kernel atual e outra para o kernel anterior.
Caso positivo, iniciando pelo kernel anterior, o que acontece, inicia normalmente (parte gráfica e com cabo) ou não?
Há ainda o modo de recuperação, o que acontece se iniciar por esse modo (parte gráfica e com cabo)?

2) O BIOS desse notebook está atualizado na última versão disponível?

3) Depois de fazer as tentativas que o Tota orientou, caso persista o problema, arrisco agora um grande 'chute', que não tive tempo de estudar melhor o caso:

Tente acrescentar acpi_backlight=vendor na linha de inicialização do menu do grub.

Na verdade creio que precisaria colocar isso na command line do grub.cfg (que não deve ser editado diretamente) mas não tive tempo de ver isso melhor. :-(

4) Existe um relato interessante acerca do power management de um certo modelo de Aspire, notadamente lá o post #17 (de novo, faltou tempo para pesquisar melhor, usei as tags aspire power cord problems)
Não é o caso concreto, porém são idéias interessantes como pistas iniciais a serem exploradas. Aqui:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1341435&page=2

=====

Enquanto isso, e fazendo um parenteses nessa nossa conversa, se o amigo me permite uma sugestão, altere o título desse seu tópico para algo mais expressivo e descritivo do real problema, pois que titular um tópico como "Problemas desde a última atualização" é equivalente a não dizer nada, não atrair leitores que eventualmente poderiam auxiliar. Veja, a coisa que mais tem aqui no fórum é problema, então escrever problema no título do tópico não chega a ajudar muito, não é mesmo?. :-)

Uma adequada titulação aumenta a probabilidade de atrair pessoas que já tenham passado por idêntica questão, e até mesmo o interesse pelo assunto. Sei que isso não é lá muito fácil de se fazer, mas poderia ser algo assim, apenas exemplificando, "Aspire 4736Z - Unity 11.04 - Não inicia com o cabo de força plugado" ou qualquer coisa semelhante, que dê foco à questão a ser solucionada. Apenas uma sugestão.

Abraço,

Citação de: MateusB online 21 de Maio de 2011, 04:22
...COTEI...
Então.. Comecei a usar o Ubuntu faz pouco tempo, na versao 10.10. Gostei muito e resolvi usá-lo de vez.

Quando foi atualizado para o 11.04, ele começou a dar alguns problemas que eu nao to conseguindo resolver faz tempo.

Quase sempre ao iniciar, não carrega a parte gráfica.. vi um comentario de um cara q acontecia a mesma coisa, dai soh conseguia ligar sem o note estar ligado na tomada. Tentei e deu certo... mas isso é só as vezes. Todas as primeiras vezes q inicia, fica preto. Ai eu reinicio, e ele executa normal.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Complementando, pois que lembrei de mais um detalhe, o que me intriga é o fato da inicialização ir parar direto em modo texto (tty), que v. descreve como "Quase sempre ao iniciar, não carrega a parte gráfica..".

Bem, se está indo para o tty, se está possibilitando um prompt, então na verdade está carregando o sistema, o que talvez esteja deixando alguma mensagem de erro ou falha pelo caminho. Acho que compensa reproduzir essa situação (ou seja, inicie com o cabo de força plugado e deixe cair no modo texto) e investigar se há alguma mensagem.

Estando no modo texto puro, digite:

cat /var/log/dmesg | grep "fail"

cat /var/log/dmesg | grep "error"

Também não é uma má idéia dar uma olhada no padrão de inicialização:

cat /etc/init/rc-sysinit.conf | grep "env"

Abra o arquivo gdm.conf (neste caso não precisa do sudo)

gedit /etc/init/gdm.conf

Localize um bloco semelhante (não necessariamente igual) a esse:

start on (filesystem
          and started dbus
          and (drm-device-added card0 PRIMARY_DEVICE_FOR_DISPLAY=1
               or stopped udev-fallback-graphics))
stop on runlevel [016]

Transcreve aqui o bloco correspondente que tem aí no seu note, além dos resultados dos comandos acima descritos.

Andei revendo o gnome-power-manager, vendo cada uma das variáveis, mas não encontrei nada lá que pudesse ser mais diretamente associado ao fato, em todo caso ainda pretendo olhar melhor isso, porque em um notebook ao ligar o cabo de força um "sensor" transmite ao sistema essa informação (o que se denota, por exemplo, pelo ícone de carregamento da bateria), o que leva a pensar também possa estar por aí a questão.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.