Problema na Instalação do Code Blocks e outros programas no Ubuntu 11.04 64bits

Iniciado por gusmao98, 17 de Maio de 2011, 20:17

tópico anterior - próximo tópico

gusmao98

Boa noite pessoal,
Recentemente no meu trabalho (quartel do Exército) foi iniciado um processo de migração para software livre, no caso estamos migrando do Windows 7 para o  Ubuntu 11.04 64bits.
Procurei em vários tópicos e até achei algumas pessoas com problemas parecidos, só que mesmo executado os passos informados não consegui resolver meu problema.
Vou tentar ser o mais breve e explicativo possível.
Como disse possuo instalado o  Ubuntu 11.04 64bits, e tenho tentado instalar o Code Blocks e outros programas pela Centra de Programa Ubuntu.
Quando tento instalar aparece a seguinte mensagem: " Necessita de instalação de pacotes não confiavéis
A ação deve requerer a instalação de pacotes de fonte não autenticada " Depois disso o processo não é instalado como antigamente.
Eu baixei o programa pelo site baixaqui, e segui alguns passos para instalação de acordo com as pesquisas que fiz:

Instale o wxWidgets com o comando:
sudo apt-get install libwxgtk2.6-dev wx2.6-headers wx-common

Logo em seguinda deu a seguinte mensagem:
AVISO: Os pacotes a seguir não podem ser autenticados!
  wx2.6-headers libwxbase2.6-dev libwxgtk2.6-dev wx-common

Logo em seguinda :
Instalar estes pacotes sem verificação [s/N]? s
0% [Conectando em 10.4.0.1 (10.4.0.1)]

Logo em seguida fala que nao possuo o pacote wx-common

Então estou nesse passo, se alguém puder me orientar.
Desde já, grato.

Tota

Ola

Em primeiro lugar, evite baixar pacotes Linux de baixaki, baixali, etc.

Estes pacotes podem estar comprometidos. Use sempre os dos repositorios ou do desenvolvedor.

Como trata-se de software livre, qualquer um pode modificar o pacote e fazer estragos em seu sistema.

Para saber se um pacote esta presente nos repositórios oficiais, acostume-se a consultar o Ubuntu packages => http://packages.ubuntu.com/search?keywords=code+blocks&searchon=names&suite=natty&section=all

Voce poderá ver que o code blocks está presente em seu Ubuntu.

Se desejar a ultima versão, o site do desenvolvedor deverá ser consultado => http://www.codeblocks.org/downloads/binaries

No exemplo do code blocks, voce pode abrir o gerencador de pacotes synaptic

Já no synaptics, digite no campo de pesquisas => codeblocks

Marque com o botão direito os pacotes desejados e clique em => aplicar

Deve instalar sem traumas.

Quanto a mensagem sobre "pacotes não confiáveis" o sistema esta apenas alertando que se tratam de pacotes não verificados pelos times de desenvolvimento do Ubuntu ou com versão incompatível com a sua versão do Ubuntu, mas se conhece de onde baixou ( repositorios ou desenvolvedor ) voce pode ignorar o aviso.

Se não deseja usar o ambiente grafico, use em terminal

sudo apt-get install codeblocks

Para outros pacotes (programas) faça o mesmo procedimento.

[]'s