Autor Tópico: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook  (Lida 4779 vezes)

Offline [_Ulver_]

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Online: 17 de Maio de 2011, 08:34 »
Senhores,
possuo um netbook hp mini que veio com Win7 starter  (minha mae o utiliza), processador Atom e 1GB de rame pretendo instalar o 11.4 nele, mas durante as tentativas de criacao da midia (seja via unetbootin ou usb installer sugerido pelo site do ubuntu) obtive falhas na criacao, mesmo sem nenhum aviso de erro durante a inicializacao do ubuntu. Apenas um servico teimava em nao ser inicializado.
Numa ultima tentativa consegui um outro pendrive e a imagem ficou redondinha. Acontece que quando tento redimensionar o hd pelo particionador do instalador e pelo gparted, observo que a particao de algum modo esta bloqueada para redimensionamento, ate mesmo como root nao consigo redimensiona-la.

Seguem capturas de tela.
[/img]https://lh3.googleusercontent.com/_ai7uymcs4q8/TdJcRJqQrmI/AAAAAAAAGoI/V1lI7Rd5Jqk/s800/Screenshot.png[/img]
Observem que nao me aparece a opcao para redimensionamento (nem nas opcoes que estao no menu lateral)
[img]https://lh4.googleusercontent.com/_ai7uymcs4q8/TdJcUQeY83I/AAAAAAAAGoM/7Zq1UYmavKM/s800/Screenshot-1.png[img]
Observem a bolinha vermelha ao lado da particao que desejo redimensionar via gparted.
Espero que voces me ajudem.

Obrigado

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2011, 10:05 »
Olá, a partição deve estar

desmontada para vc redimensioná-la.



abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2011, 15:39 »
Não aconselho você a fazer isso pelo linux, pois se alguma coisa sair errada e você corromper seus dados, você vai culpá-lo.

No windows você tem o gerenciador de discos para fazer, o problema é que o recovery talvez desfaça o particionamento.

Citar
Os notebooks da HP vem com uma partição de recuperação que é utilizada para recuperação do sistema se apresentado algum problema. Ocorre que a configuração desta partição de recuperação não permite que seja feita alteração na partição do HD onde o Windows está instalado, uma vez que se ocorrer algum problema, a partição de recuperação irá apagar todos os dados e efetuar a recuperação do Windows.
Mesmo se você alterar o tamanho da partição com algum software que permita isso, por exemplo, o Partition Magic, a partição de recuperação da HP, quando utilizada, irá apagar todos os dados e criar novamente a unidade onde será instalado o Windows com a mesma configuração anterior, apagando toda e qualquer outra partição que criar com o software de terceiros.

Sendo assim, não será possível efetuar o particionamento do seu HD.

Para maiores informações, sugiro que entre em contato com a HP e verifique se existe uma forma de efetuar o particionamento do seu HD de uma forma diferente do padrão.

fonte:"ttp://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-system/n%C3%A3o-consigo-particionar-o-hd/9327823e-4385-4bf8-ac2d-0b29aa686268"
« Última modificação: 17 de Maio de 2011, 16:41 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2011, 18:32 »
O windows 7 Starter é aquela versão que se quer permite a troca do plano de fundo... Considerando isso é preciso verificar se o aparelho veio com um DVD de recuperação ou mesmo se existe partição de recuperação do sistema.

Com isso, você poderia tentar recuperar o sistema para a configuração de fábrica e verificar se nessa opção existe a possibilidade de redimensionamento ou particionamento de disco.

Se for um DVD de recuperação, você poderá fazer isso, criando uma nova tabela de partições e particionando o disco de acordo com o que pretende. Se não tiver o DVD e a recuperação estiver instalada em partição oculta você não terá essa opção.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2011, 20:45 »
Não sei se essa sua versão do Windows 7 tem as mesmas funcionalidades das versões mais "potentes" do mesmo, mas veja se indo no menu Iniciar e depois clicando com o botão direito do mouse sobre Computador, aparece no menu suspenso a opção Gerenciar. Se tiver clique nela e na janela que abrir na esquerda clique em Gerenciador de Dispositivos e na direita redimensione seu HD.

Aqui tem uma vídeo aula do usuário alarcon que mostra como instalar o Ubuntu 10.10 em dual-boot com o Windows 7 e mostra como usar o próprio windows para redimensionar a partição, portanto veja se lhe ajuda:

http://www.youtube.com/watch?v=z2SPFPXVdHE
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2011, 22:01 »
Seguem capturas de tela.
https://lh3.googleusercontent.com/_ai7uymcs4q8/TdJcRJqQrmI/AAAAAAAAGoI/V1lI7Rd5Jqk/s800/Screenshot.png
Observem que nao me aparece a opcao para redimensionamento (nem nas opcoes que estao no menu lateral)
https://lh4.googleusercontent.com/_ai7uymcs4q8/TdJcUQeY83I/AAAAAAAAGoM/7Zq1UYmavKM/s800/Screenshot-1.png
Observem a bolinha vermelha ao lado da particao que desejo redimensionar via gparted.

Ola
quer parecer que voce tenha 4 pratições primárias, isto torna impossivel criar novas partições, seja no windows, seja no GNU/Linux, pois é possivel apenas se criar 3 partições primarias e uma partição extendida.

O correto seria ter o cd de instalação do Windows, criar um backup de todos os arquivos importantes da maquina, apagar todas as partições e criar novas.

Uma partição primária para o Windows.
Uma partição primária para dados do windows
Uma partição primária para o Linux
Uma partição extendida para dados do Linux e swap.

Se quiser se arriscar, ( perda de dados ) voce pode usar um particionador no windows, diminuir a partição do Windows, no espaço vazio, excluir a partição primária e criar uma extendida. Faça apenas se tiver conhecimentos para tal, pois pode perder tudo.

Se não deseja nada disto, compre um pendrive de 8 gigas, formate o mesmo em Ext2 instale lá o Ubuntu e dê boot pelo pendrive quando quiser usar o Linux.

Ou use o Linux em live cd até conhecer bem o sistema.

[]'s 

Offline zzedmm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2011, 22:13 »
Quando você reiniciou a máquina, você suspendeu para o HD(hibernou) ou realmente desligou a máquina?
Hibernar pode bloquear o acesso à partição.

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Nao consigo redimensionar o meu hd para dual boot num netbook
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2012, 01:34 »
Só pra constar: Resolvi este mesmíssimo problema com o vídeo do Alarcon, conforme sugerido no tópico...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000