Autor Tópico: Compatibilidade de Multifuncional HP Deskjet 3050 CH383C Wireless com Ubuntu  (Lida 23383 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Estava analisando a possibilidade de comprar uma impressora multifuncional e o requisito básico que considero é a compatibilidade com Linux. Considerando o custo e o benefício, me chamou a atenção uma Multifuncional HP Deskjet 3050 CH383C Wireless.

No entanto, os requisitos de sistema definidos pelo fabricante são:
    - Microsoft® Windows® 7: processador de 1 GHz de 32 bits (x86) ou de 64
    bits (64), 1 GB de RAM (32 bits) ou 2 GB (64 bits), 600 MB de espaço livre em
    disco, unidade de CD-ROM/DVD ou conexão com a internet, porta USB, Internet Explorer
    - Windows Vista®: processador de 800 MHz de 32 bits (x86) ou de 64
    bits (64), 512 MB de RAM, 700 MB de espaço livre em disco, unidade de CDROM/DVD ou conexão com a internet, porta USB, Internet Explorer
    - Windows® XP (SP2) ou superior (32 bits apenas): qualquer processador Intel Pentium II, Celeron ou compatível, 233 MHz ou superior, 128 MB de RAM, 250 MB de espaço disponível no disco rígido, unidade de CD-ROM/DVD ou conexão com a internet, porta USB, Internet Explorer 6 ou superior
    - Mac: Mac OS X v 10.5 ou v 10.6: processador Power PC G3, G4, G5 ou Intel
    Core; 256 MB de RAM; 300 MB de espaço disponível no disco rígido, unidade
    de CD-ROM/DVD ou conexão com a internet, porta USB.

Como se observa, a impressora é compatível com windows e com Mac, mas não existe nenhuma referência para Linux, mas no site do fabricante http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareCategory?os=2020&lc=pt&cc=br&dlc=pt&sw_lang=&product=4066452#N189 existe a referência de drive para linux.

Então, gostaria de saber entre os usuários do fórum se alguém usa essa impressora no Ubuntu e qual a sua compatibilidade com o wireless.

Quando fiz a instalação do Ubuntu na casa de um amigo o sistema reconheceu automaticamente a impressora Epson Stylus TX125 e a configurou corretamente para impressão, embora não tenha conseguido fazer a configuração do scanner naquela momento (não sei se ele conseguiu...). No site do fabricante não também não existe a referência de suporte a linux e na página de suporte não existe drive para o sistema, e mesmo assim a impressora funcionou.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Compatibilidade de Multifuncional HP Deskjet 3050 CH383C Wireless com Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2011, 16:36 »
a chance de compatibilidade é grande, ate hoje nao tive nenhum caso de impressora nao reconhecida no linux, tenho um hp f4500 sem fio e a mesma funciona perfeitamente.
Ubuntu Linux 10.10

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade de Multifuncional HP Deskjet 3050 CH383C Wireless com Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2011, 19:57 »
Kriador
Como fica a questão da configuração da rede sem fio desse tipo de impressora? É só ligar que o Ubuntu reconhece e faz a configuração ou é preciso fazer isso antes com um windows ou Mac?

Nas lojas existem até "técnicos" que afirmam que esse tipo de impressora precisaria de roteador para funcionar... (o que ao meu ver não faz sentido)
Nunca usei uma impressora dessas.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Compatibilidade de Multifuncional HP Deskjet 3050 CH383C Wireless com Ubuntu
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2011, 07:46 »
a configuraçao da impressora é feita por um aplicativo da hp apenas uma vez, para que ela guarde os dados da rede sem fio. isso eu fiz pelo windows mesmo, mas talvez ate possa ser feito via linux considerando que a imṕressora pode ser acessada via interface web, ou mesmo pode ser configurada com o cabo ligado a ela (ou seja, atravez do usb), mas disso nao tenho certeza pq nao testei.

quanto a questao do roteador, eu temo que seja verdade, nao tentei usar esse tipo de impressora numa rede sem fio adhoc, no geral ate pode ser que funcionem, mas com certeza ela nao foi planejada pra isso. de qualquer forma, usa-la via adhoc seria no minimo estranho pois a sua placa de rede sem fio so pode ser usada para uma conexao de cada vez e isso iria significar que essa conexao so seria usada pra imprimir (meio estranho ne? mas possivel creio que seja).
Ubuntu Linux 10.10