reinstalar ubuntu 10.10 sem perder arquivos.

Iniciado por CerealGuy, 14 de Maio de 2011, 14:31

tópico anterior - próximo tópico

CerealGuy

to com um probleminha de espaço no meu hd,minha partição do ubuntu é muito pequena e eu queria aumenta-la.
meu amigo disse que se eu ja montei a partição do ubuntu eu nao posso mais redimensioma-la,parece ser verdade,porq eu nao consigo :/
o jeito seria reinstalar ele em uma repartiçao maior.mas como reinstalar ele sem perder meu arquivos e meus programas?
espero q me ajudem,agradecido desde ja.

Adriano R.N.

No linux é possível redimencionar as partições, porém, em qualquer sistema operacional este tipo de operação é arriscada.
Para redimencionar dê boot pelo cd ou pendrive, vá em sistema> administração> gparted (se for ubuntu 11.04 procure por gparted)
Ele vai encontrar suas partições, clique (acho que é com botão direito) e escolha redimencionar, é provável que você tenha que tirar de uma para acrescentar em outra.
Dependendo do tamanho do seu HD essa operação demorará.
É possível, mas lembre-se... é muito arriscado. Se der errado não culpe o linux nem o ubuntu.
Eu já perdi dados porque enquanto fazia a operação caiu a energia. Por outro lado, já fiz várias vezes esses procedimentos.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

xluisfernando

Na sua situação atual acredito que a solução mais prática seria iniciar o boot por live-CD e na opção de testar você faz um backup de todos os seus dados. Depois, para criar uma situação mais tranquila para novas atualizações, você deve reparticionar o seu HD:
1) Mais ou menos 50GB para o sistema (o mínimo recomendável seria 8GB), com ponto de montagem /   ;
2) Se for desktop e você tiver pelo menos 1GB de memória RAM, você pode deixar 256MB para SWAP. Se for Notebook, deixe uns 3GB para SWAP, por causa da função de hibernação;
3) O restante, você define como ponto de montagem /home.

Assim, se você fizer como o sistema sugere e guardar seus arquivos pessoais nas pastas contidas dentro da /home, quando precisar formatar, reinstalar ou atualizar, você só precisará definir a primeira partição com ponto de montagem / e a última como /home, que seus dados estarão guardados.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

CerealGuy

fui tentar usar as dicas de vcs mais estou com dois problemas.
primeiro eu não consigo copiar a pasta home por completa pois eu nao tenho permissão,como ter essa permissão pra eu poder fazer o backup?
e em segundo eu nao consigo usar o gparted,aparece uma chavezinha ao lado de todas as partiçoes,quando eu clico com o botao direito eu nao posso acessar as opçoes de redimensionar,deletar etc.e agora ?  :-\???

Adriano R.N.

1º é desnecessário copiar toda a home, copie apenas seus arquivo e arquivos de configuração de alguns aplicativos que lhe são importante.
2º você usou o gparted com live cd ou live pendrive? O gparted no próprio sistema não irá redimencionar.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

CerealGuy

mas eu nao consegui copiar nem minhas musicas,e alguns programas que eu gostaria tambem nao consegui copiar.
eu usei pelo live cd,mas qual a diferença?

platao

Ola Cereal, para manipular as partiçoes elas precisam estar desmontadas, ai vc pode redimensionar as partiçoes.

Clique no Gparted e em desmontar.

Para copiar os arquivos tente;

gksu nautilus

Navegue ate a sua home onde estao os arquivos de um control mais a letra h e copie tudo para o seu pendrive, verifique se ha espaço suficiente para copiar tudo.

http://www.linuxjournal.com/video/backup-and-update-public-service-announcement
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

CerealGuy

vlw mesmo pessoal.consegui fazer o backup (mas nem foi necessário  :P) e redimensionar a minha partiçao do ubuntu.
brigadaooooo!!!  ;D ;D ;D ;D