Existe algum risco ao se usar dual boot?

Iniciado por eaxgrande, 09 de Maio de 2011, 17:44

tópico anterior - próximo tópico

eaxgrande

Amigos,

Tenho instalado o 10.04 em dual boot com o XP.

No Ubuntu, especificamente em minha conta de usuário, os discos são montados sem solicitação de nenhuma senha.

Desse modo, quando entro em: /media, tenho acesso a todas as pastas do Windows, como Arquivos de Programas, Documents and Settings, etc...

Compartilho vários tipos de arquivos entre os dois sistemas, como documentos do BrOffice, arquivos mp3, etc...com o propósito de poder ter acesso a eles independentemente do SO que eu estiver usando no momento.

Minha dúvida: existe risco de algum vírus escondido na partição do XP passar para o Ubuntu desse modo? Se sim, o que eu devo fazer imediatamente para "fechar" as portas que possam estar abertas?

Grato

Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

rjbgbo

tirando a parte da senha que sempre deixa ativa, também usava uma parte do hd compartilhado entre ubuntu e windows, qdo usava o dual-boot, apesar de eu ñ deixar o windows ver o ubuntu

o que eu notava era que qdo ia no windows, essa partição acusava muito malware, ai tinha que ficar perdendo tempo em limpar...

também passava o anti virus no windows, qdo pegava algo era pouco, era mais malware mesmo

espere mais opinões de usuários p/ ver o que é melhor ai p/ vc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

eliseu_carvalho

Não existe esse risco. Se aparecer algum virus, ele afeta o Windows XP, não o Ubuntu. Até existe avast! Antivirus para Linux, mas é para verificar virus em partições e arquivos do Windows, não do Linux em si.

eaxgrande

Então quer dizer que pode acontecer o contrário?

Eu estar usando o Ubuntu acessando partições do Windows, e acabar contaminando o Windows através do Ubuntu???

Nossa, como assim?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

rjbgbo

Citação de: eaxgrande online 09 de Maio de 2011, 18:23
Então quer dizer que pode acontecer o contrário?

Eu estar usando o Ubuntu acessando partições do Windows, e acabar contaminando o Windows através do Ubuntu???

Nossa, como assim?

em si é por aí
um dado que vc baixe importe pelo linux e envie p/ o windows
é como o pen drive que vc anda em vários pcs, vc vai confiar ñ passar um anti-vírus nele no windows? no linux tu nem precisa se preocupar.
o eliseu_carvalho, explicou bem, apesar de eu nunca ter usado anti vírus no linux
já te relatei o que se passava aqui no meu desktop
continue estudando as apostilas, que vc vai indo entender esse e outras mecanismos do linux

ps: porque esse avatar de cientista, vc é dessa área também?

eaxgrande

Obrigado rjbgbo e eliseu_carvalho.

É verdade..., se for ver por esse lado, nessa situação o Ubuntu está como se fosse um grande pen drive... :D

O avatar é do Tux Químico... É que eu sou técnico químico a mais de 8 anos... Estava pesquisando na internet um dia e achei a figura bonitinha...  ;D

A propósito, rjbgbo, gentileza sua falar das apostilas  :D Estou estudando, sim. Só que resolví interromper o Guia Foca e estou repassando o recém lançado Manual do Ubuntu 10.04 em Português, pois pecebí que enquanto domino bem alguns aplicativos, outros nem sabia que existia, sem falar em recursos que estão nos menus normais e que eu vinha acessando pelo terminal, por pura ignorância, he, he, he...

Grande abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

rjbgbo

CitarO avatar é do Tux Químico... É que eu sou técnico químico a mais de 8 anos... Estava pesquisando na internet um dia e achei a figura bonitinha...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bem que desconfiei, vendo esse balão, o jaleco...
quem diria um colega, também sou técnico em química e bacharel em química, sou formado ainda na década de 80.

eaxgrande

E ai, camarada! :D :D :D :D :D

Puxa, mas eu pensei que você fosse profissional de TI!

Como é que pode....

E já que é assim... O que qui é esse Bozo no seu avatar?kkkkkkkkkkkkkk

Até mais 8)
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

rjbgbo

Citação de: eaxgrande online 09 de Maio de 2011, 19:35
E ai, camarada! :D :D :D :D :D

Puxa, mas eu pensei que você fosse profissional de TI!

Como é que pode....

E já que é assim... O que qui é esse Bozo no seu avatar?kkkkkkkkkkkkkk

Até mais 8)

computador é meu hobby desde os tempos do curso técnico, os famosos dinossauros cp-500 kkkkk
o avatar do bozo é p/ rir mesmo, uma mera gozação

eaxgrande

Tá certo!

Em comum temos o gosto por química e por computadores.

A diferença é que enquanto você começou no CP 500 (acabei de ver a cara dele na internet. Putz...) eu começei em um pentium 3 com Win98...  :-[

É isso, caro colega. Um grande abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal