teclado não funciona

Iniciado por Adonay, 08 de Maio de 2011, 12:29

tópico anterior - próximo tópico

Adonay

Estou tentando instalar o Ubuntu 11.04 no meu notebook positivo z80, mas o teclado não funciona. Tentei versões anteriores do Ubuntu e descobri que o problema acontece desde a versão 9.10 (última versão que o teclado foi reconhecido).
Sem o teclado não há como inserir as opções do usuário. Alguém sabe um jeito de instalar a versão 11.04 sem ter de instalar uma versão inferior e sair atualizando?

Valeu.

Tota

Ola,

Baixou a versão desktop ou a alternate?

Tente a alternate.

Se funcionava na 9.10, copie o xorg.conf dela (depois de instalada) e use na 11.04

[]'s

Adonay

Eu baixei a versão desktop. Vou tentar a alternate. Enquanto isso, você poderia explicar melhor a diferença entre os dois e esta parte sobre o xorg.conf?
Deixa eu aproveitar e tentar explicar melhor a situação agora com mais calma. Eu uso o disco para dar boot e quando termina de carregar do disco, as luzes caps e num lock ficam piscando e o teclado (nem o touchpad) funciona. Assim a tela fica como se travada e a única opção que vejo é apertar o botão de energia até desligar.

Obrigado.

xluisfernando

Lembrando que a cada lançamento de nova versão e inclusão de kernel atualizado, o sistema perde compatibilidade com hardware mais antigo. Então, um notebook com três anos de uso, que fora fabricado em 2007, por exemplo, provavelmente não será compatível com o 11.04 usando o kernel 2.6.38, mas certamente será compatível com o 10.04LTS com kernel 2.6.32.

Dependendo do hardware, não se pode atualizar o sistema sem um estudo prévio.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Adonay

Então está explicado. Com efeito, eu tenho este notebook à dois anos completos e uns meses, mas provavelmente ele foi fabricado antes... Valeu xluisfernando.

xluisfernando

Até o 10.04LTS, o sistema oferecia um bom suporte para hardware mais antigo. Com o 10.10 muita coisa foi deixada de lado e agora com a reformulação unity, a coisa complicou. Se você deseja mesmo usar o 11.04, você poderia tentar instalar o 10.10 e depois atualizar para o 11.04 (Você pode até usar o CD do 11.04 adicionado aos canais de software do 10.10 para não ter que baixar de novo). Então, no boot, você seleciona o kernel 2.6.35 do 10.10.

Pode ser que funcione.

altmay

No meu caso, a atualizaçao do 10.10 para o 11.04 nao me permite mais usar o teclado ABNT2, perdendo assim os acentos.
Porque a configuraçao de teclados no 11.04 nao tras mais a opçao ABNT2. Meu teclado e bem novo, mas e um miniteclado de 86 teclas, Monterey modelo: K371. Que funcionava perfeitamente no 10.10.

Tota

Citação de: altmay online 15 de Maio de 2011, 13:24
No meu caso, a atualizaçao do 10.10 para o 11.04 nao me permite mais usar o teclado ABNT2, perdendo assim os acentos.
Porque a configuraçao de teclados no 11.04 nao tras mais a opçao ABNT2. Meu teclado e bem novo, mas e um miniteclado de 86 teclas, Monterey modelo: K371. Que funcionava perfeitamente no 10.10.

Se não me engano o nome agora é brasil nativo ao invés de abnt

[]'s

Adonay

Olá pessoal,

Eu procurei a versão 10.04 e encontrei uma com um 2 na frente (...10.04_2...) no site oficial. gravei um disco e, quando dei o boot, a tela do note ficou chuviscando. Procurei para todo lado uma que não tivesse esse 2 e não achei. Achei foi um cd com a versão 9.10 aqui em casa, instalei e tentei atualizar para a 10.04. Apesar de estar funcionando, sempre aparece umas mensagens de erro (não pode abrir initramfs; disabling irq 5; e outras). Pelo visto, nem o 10.04 tem suporte...

Valeu pessoal.

Paulo Correa

Citação de: Adonay online 17 de Maio de 2011, 13:21
Olá pessoal,

Eu procurei a versão 10.04 e encontrei uma com um 2 na frente (...10.04_2...) no site oficial. gravei um disco e, quando dei o boot, a tela do note ficou chuviscando. Procurei para todo lado uma que não tivesse esse 2 e não achei. Achei foi um cd com a versão 9.10 aqui em casa, instalei e tentei atualizar para a 10.04. Apesar de estar funcionando, sempre aparece umas mensagens de erro (não pode abrir initramfs; disabling irq 5; e outras). Pelo visto, nem o 10.04 tem suporte...

Valeu pessoal.
Segue o link do Ubuntu 10.04 LTS: http://releases.ubuntu.com/10.04/
essa é a versão estável do 10.04 lts e tem o 2 no fim mesmo, mas se preferir digite o endereço para downloads do ubuntu:
http://releases.ubuntu.com. Lá você irá encontrar o Ubuntu 10.04 sem o 2 no final.

Espero ter ajudado em algo.

Saudações.

Adonay

Paulo,

Eu queria a imagem apenas para testar a influencia desse 2 na frente. No esdereço que você sugeriu, os links só oferecem a imagem que já tenho e continua dando problema na tela. De qualquer forma, obrigado. Vou ficar com a instalação atual apesar dos probleminhas relatados.

Valeu!

platao

Ola Adonay, o 2 no nome da versao 10.04.2 significa que e a ISO mais atual ja com todas as correçoes dos programas desde o lançamento da versao original. Ou seja, se vc baixar a versao antiga vai ter que atualizar todos os pacotes ate a data de hj.

Tente tbm apertando f7 e selecionando os parametros que aparecerem para ver se consegue entrar no sistema.

Veja tbm;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

xluisfernando

Citação de: altmay online 15 de Maio de 2011, 13:24
ABNT2 é um padrão de layout de teclado definido para o Brasil e caracterizado pelo "ç" e pela tecla Alt Gr, para acesso aos caracteres do canto superior direito de algumas teclas. Por padrão, todo teclado ou notebook fabricado ou importado para no Brasil deve seguir esse layout. No Ubuntu esse teclado é chamado simplesmente de Brasil. Em Sistema>Preferências>Teclado você pode alterar essa configuração e se for o caso, definir o modelo de teclado conforme o fabricante.

Kwizatz

Galera, to com problema estranho aqui numa maquina com Ubuntu 10.04.
O teclado para de funcionar depois q dá o boot. Até antes do boot consigo entrar no setup, escolher menu de inicialização e talz... mas depois disso, qdo o Ubuntu começa a carregar, ele desativa o teclado. Chega até a desligar o led do num lock, ai entro no sistema e só o mouse funciona.
Daí experimentei encerrar a sessão e entrar como root e assim o teclado funciona normal, mas se volto pro outro usuario, volta o problema. To tentando atualizar o kernel pra ver se resolve, mas alguem saberia me responder o que pode estar acontecendo? Ja viram esse tipo de problema antes?
To evitando formatar e/ou reinstalar, pra nao perder certas configurações chatas de se fazer com alguns periféricos q ja estao instalados.
Valeu!
Abraços!

Tota

Citação de: Kwizatz online 26 de Maio de 2011, 12:38
Daí experimentei encerrar a sessão e entrar como root e assim o teclado funciona normal, mas se volto pro outro usuario, volta o problema. To tentando atualizar o kernel pra ver se resolve, mas alguem saberia me responder o que pode estar acontecendo? Ja viram esse tipo de problema antes?

Ola

Se como root funciona, experimente criar um novo usuario para testar.

Se no novo usuario funcionar, migre (copie) seus arquivos para lá por segurança.( acerte as permissões)

Depois de tudo copiado, no usuario com problemas tente isto => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=10702.0

[]'s