varios problemas cartao de memoria+leitor usb

Iniciado por gleiton1207, 05 de Maio de 2011, 12:33

tópico anterior - próximo tópico

gleiton1207

olá amigos do forum, venho aqui novamente pedir a ajuda de vocês, seguinte....

semana passada queimou meu leitor de cartões microSDHC usb, então ontem precisei comprar outro, foi o que fiz,

precisava tirar vários arquivos de dentro do cartão para o computador, quando tentei fazer isso deu erro várias vezes, o erro eu não me lembro bem, mais era algo do tipo:
"não foi possivel unir os arquivos, bla bla bla, erro de entrada e saída".

ai blz, testei com outro cartão de memoria microSDHC dessa vez de 16gb classe 2 (o outro era de 4gb classe 4) e dessa vez o cartão não foi montado e apareceu um erro com um texto enorme, e como não sou muito bom de inglês não pude entender muita coisa (e tambem não lembrei de anotar para postar no forum mais tarde) mais era algo do tipo:
"não foi possivel montar o novo volume porque existem badblocks e superbadblocks em dev/sda1 e mais um monte de coisa que não entendi no inglês".

ai fui no meu vizinho que tem win7 e meus cartões deram um monte de erros e algumas vezes apareceu "espaço não alocado" no gerenciador de disco, ai imaginei que era problema realmente no leitor (e não na minha falta de conhecimento em linux ou problema nos dois cartões, que eram as hipoteses que passava pela minha mente)

fui na loja e troquei o leitor, testei la com win7 tambem e rolou tudo de boa, chego em casa e acontece mais erros no ubuntu 11.04 (tinha o 10.04 e atualizei essa semana por um aviso que apareceu na minha tela).

tipo, eu consigo colocar arquivos dentro do cartão, só não consigo copia-los para o computador, e nessa brincadeira perdi muita coisa importante. ai como eu sou teimoso fiquei tirando e colocando o leitor na usb pra ver se era problema de mal encaixe, e logo me deparei com um erro novo:

Error mounting: mount: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sdc1,
       missing codepage or helper program, or other error
       (for several filesystems (e.g. nfs, cifs) you might
       need a /sbin/mount.<type> helper program)
       In some cases useful info is found in syslog - try
       dmesg | tail  or so

isso no de 4gb que eu formatei com ext4 (pra ver se o problema não era algo do fat)

já no de 16gb aparece os arquivos (dois filmes que usei apenas pra teste) mais ele aparece como disco de 3gb e nesse momento eu tentei copiar os arquivos para o computador e deu:

Erro ao copiar "_-.l.e.v.a.lo.r.t.n.o.c.n.I.-filmeshd.tv_.rmvb".
Houve um erro ao copiar o arquivo para /home/ton/Área de Trabalho.
Erro ao unir o arquivo: Erro de entrada/saída

ai quando dá esse erro o cartão ejeta (ou pelo menos some do locais onde ele apareceria) o que me força a tira-lo sem desmontar corretamente.

esse foi o erro que falei no inicio do topico que eu não me lembrava....

ME PERDOEM se eu fiz um texto muito grande e talves não tenha colocado informações precisas, mais quem puder me ajudar eu agradeço, e estou de prontidão para dar mais informações caso alguem as peça para me ajudar.

quero resolver todos os meus problemas no linux para que eu não precise voltar para o windows (que tenho 9 anos de experiência e já sei resolver 98% dos problemas)

Luiz Carlos Querido

Voltou a testar no outro PC?

Use um live CD e tente acessar com ele para ver se "pega". Estava tendo problemas aqui em copiar arquivos por motivos de permissão.
Tente  e poste aqui o que ocorreu
Abraços

Conselho: Sempre deixe os pendrive com FAT, que é padrão e todo PC consegue ler. HD externo a mesma coisa, a não ser que vocÊ tenha 100% de certeza que NUNCA via usar em outra máquina não linux.

gleiton1207

ow Luis, demorei responder por falta de tempo, mais eu tentei rodar o próprio cd que instalei o ubuntu 10.10 (eu falei 10.04 lá em cima mais foi um erro de esquecimento) mais por algum motivo ele não rodou, mais obrigado pela atenção, vou ver se consigo aqui alguém com uma distro live qualquer, o problema é que eu não conheço ninguém que goste/tenha/use/fale sobre/ou faça qualquer coisa com linux pessoalmente, só consigo informações e ajuda pela internet, como este forum por exemplo...

e sobre eu ter formatado com sistema linux, foi apenas um teste pra ver se fazia algum efeito, eu até já voltei ele pra fat16 pelo win7 do meu vizinho.