Autor Tópico: Programa de backup  (Lida 1770 vezes)

Offline matstumpf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Programa de backup
« Online: 05 de Maio de 2011, 11:35 »
Pessoal, já tentei de tudo aqui, todos os programas que tem no gerenciador de aplicativos e nada.. agora estou com o fwbackups, criei varios sets de backups, e alguns ele copia, outros não...
tentei até criar um só, com varias pastas, para ser executado todos os dias a meia noite.. de 10 pastas que tem, 4 ele copia, e no log do fwbackups não tem nenhum erro! (estou copiando pasta para pasta, sem compressao)

existe algum confiável, ou talvez um "xcopy" pelo terminal, e agendar para rodar esse .bat?

Obrigado!

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Programa de backup
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 12:00 »
na minha opiniao o melhor que inclusive e padrao de algumas distros é o deja dup(gui para duplicity) esta disponivel na central de programas
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Programa de backup
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2011, 12:40 »
Até que enfim vou poder responder um tópico ajudando outra pessoa.

Baixe o Ultimate Boot CD

http://www.ultimatebootcd.com/

Você dá nó em pingo d'agua com este cara. E é um Linux. E como é boot, você ainda ode alterar partição, clonar partição, o HD, copiar, formatar, recuperar o grub, navegar na rede, salvar e  restaurar da rede, etc.


Offline matstumpf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Programa de backup
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2011, 15:07 »
Até que enfim vou poder responder um tópico ajudando outra pessoa.

Baixe o Ultimate Boot CD

http://www.ultimatebootcd.com/

Você dá nó em pingo d'agua com este cara. E é um Linux. E como é boot, você ainda ode alterar partição, clonar partição, o HD, copiar, formatar, recuperar o grub, navegar na rede, salvar e  restaurar da rede, etc.



cara, o problema é que nao vai dar pra usar esse programa.. o que eu preciso é o seguinte:
 
o pc é um servidor de arquivos, e tenho 2 hds: 1 para os dados(que sao compartilhados) e o outro para backup
o que eu quero é apenas agendar para todo dia a meia noite por ex. copiar as pastas de um hd para o outro, substituindo o que tiver no hd de backup.. simples, porem está dificil!

@phaleixo, tem um deja vu, ja utilizei ele, porem nao consegui agendar o backup!
:/

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Programa de backup
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 15:22 »
Até que enfim vou poder responder um tópico ajudando outra pessoa.

Baixe o Ultimate Boot CD

http://www.ultimatebootcd.com/

Você dá nó em pingo d'agua com este cara. E é um Linux. E como é boot, você ainda ode alterar partição, clonar partição, o HD, copiar, formatar, recuperar o grub, navegar na rede, salvar e  restaurar da rede, etc.



cara, o problema é que nao vai dar pra usar esse programa.. o que eu preciso é o seguinte:
 
o pc é um servidor de arquivos, e tenho 2 hds: 1 para os dados(que sao compartilhados) e o outro para backup
o que eu quero é apenas agendar para todo dia a meia noite por ex. copiar as pastas de um hd para o outro, substituindo o que tiver no hd de backup.. simples, porem está dificil!

@phaleixo, tem um deja vu, ja utilizei ele, porem nao consegui agendar o backup!
:/

Entendi

Use o cron

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Usando-cron-e-crontab-para-agendar-tarefas

Offline matstumpf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Programa de backup
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2011, 15:39 »

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Programa de backup
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 16:01 »

Entendi

Use o cron

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Usando-cron-e-crontab-para-agendar-tarefas

ok, vou tentar!

o comando para copiar é pelo "cp" mesmo?

Aí você escolhe pois pelo que entendi o cron apenas agenda uma tarefa. Acho que até eu vou fuçar nele

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: Programa de backup
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2011, 17:13 »
Um programa de backup que descobri a pouco tempo e estou gostando é o Unison (interface gráfica e linha de comando). Ele sincroniza diretórios inclusive pela rede.

Quanto ao seu problema do backup não concluir, aconteceu comigo também. No meu caso era o charset de um dos roots que estava com a codificação inválida e abortava o processo de backup quanto encontrava uma palavra inválida. O que fiz pra resolver o problema foi desmontar o volume e remontá-lo utilizando utf8 pra reconhecer a acentuação. Funcionou perfeitamente depois disso.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Programa de backup
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2011, 17:15 »
Você pode usar o crontab para o agendamento e ai usar uma série de comandos, ou aplicações, ou mesmo fazer um shell script.

Se quer apenas copiar o que tem atualmente no seu HD para cima do que já existe no HD de backup talvez seja melhor apenas sincronizar, assim a primeira vez copia-se tudo e a partir dai apenas o que alterou. Nesse caso de uma olhada no rsync.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!