Autor Tópico: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04 [Resolvido]  (Lida 11083 vezes)

Offline teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 251
    • Ver perfil
Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04 [Resolvido]
« Online: 05 de Maio de 2011, 05:47 »
Olá pessoal.
Fiz a atualização do Ubuntu 10.10 para o Ubuntu 11.04 e notei uma diferença: agora não consigo abrir um segundo terminal.
Antes eu abria quantos terminais eu quisesse, porém com o Ubuntu 11.04, ao clicar no ícone apropriado existente na linha vertical à esquerda da tela (essa série de ícones é auto-escondível), abre-se o primeiro terminal, porém, seu eu quiser mais um terminal, ao clicar novamente no ícone, não abre nada!
Alguém sabe como fazer para que se possa abrir mais de um terminal no Ubuntu 11.04?
Nota: há a segunda opção de se usar o comando 'xterm', clicando-se em 'Alt+F2', porém abre-se uma tela branca, ao invés da tela preta, característica do terminal.
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 17:31 por teles »

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 06:55 »
Olá pessoal.
Fiz a atualização do Ubuntu 10.10 para o Ubuntu 11.04 e notei uma diferença: agora não consigo abrir um segundo terminal.
Antes eu abria quantos terminais eu quisesse, porém com o Ubuntu 11.04, ao clicar no ícone apropriado existente na linha vertical à esquerda da tela (essa série de ícones é auto-escondível), abre-se o primeiro terminal, porém, seu eu quiser mais um terminal, ao clicar novamente no ícone, não abre nada!
Alguém sabe como fazer para que se possa abrir mais de um terminal no Ubuntu 11.04?
Nota: há a segunda opção de se usar o comando 'xterm', clicando-se em 'Alt+F2', porém abre-se uma tela branca, ao invés da tela preta, característica do terminal.
Não sei como é no Unity, mas aqui no kubuntu 11.04 eu dou ALT-F2 konsole e abre quantos eu quiser. Tente usando o nome do seu console.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2011, 07:49 »
Ja tentou abrir um segundo shell no mesmo terminal ou invés de querer abrir um novo termina...???


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2011, 07:53 »
No menu global (lá em cima): Arquivo > Abrir Terminal.
Abrirá outro terminal pra você.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 08:34 »
agente100gelo

aqui no unity consegui abrir quantos terminais queria apenas clicando no icone do ubuntu la em cima a esquerda e digitando apenas terminal na caixa de pesquisa

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2011, 08:55 »
Olá pessoal.
Fiz a atualização do Ubuntu 10.10 para o Ubuntu 11.04 e notei uma diferença: agora não consigo abrir um segundo terminal.
Antes eu abria quantos terminais eu quisesse, porém com o Ubuntu 11.04, ao clicar no ícone apropriado existente na linha vertical à esquerda da tela (essa série de ícones é auto-escondível), abre-se o primeiro terminal, porém, seu eu quiser mais um terminal, ao clicar novamente no ícone, não abre nada!
Alguém sabe como fazer para que se possa abrir mais de um terminal no Ubuntu 11.04?
Nota: há a segunda opção de se usar o comando 'xterm', clicando-se em 'Alt+F2', porém abre-se uma tela branca, ao invés da tela preta, característica do terminal.

É simples, teclando Ctrl + Alt + T abre quantos terminais você queira, repentino a operação.

Outra forma, se você já tem um terminal aberto pressione e segure pressionado a tecla super (ou winkey) do seu teclado e veja na barra lateral esquerda qual é o numero correspondente ao ícone do terminal, depois é só teclar:

Super + Shift + número (atalho que serve para abrir uma segunda instância de um aplicativo aberto)

por exemplo, se o terminal é o número 8 seria:

Super +Shift + 8


Alguns ícones da barra lateral esquerda, ao clicar com o botão direito do mouse sobre eles, oferecem a opção de abrir uma nova instância também. é o caso do firefox e do writer, calc e impress. Já outros não oferecem isso.
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 09:01 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 251
    • Ver perfil
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 17:31 »
Olá pessoal. Tenho de agradecer a todos, pois nunca pensei que houvesse tantas soluções para um mesmo problema.
Aqui vai o meu agradecimento ao 'Luiz Carlos Querido', 'abdo' e 'liuser104'. Todas as suas orientações foram positivas.
Agora, quanto ao 'agente100gelo', informo-lhe que no meu Ubuntu 11.04, em 'Arquivo' (barra superior) há apenas as opções 'Criar pasta', 'Criar documento', 'Abrir localização' e 'Conectar ao servidor'. Lá não há a opção 'Abrir terminal'.
Meu muito obrigado a todos.
teles

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04 [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2011, 06:00 »
Você acessa o menu global quando o terminal estiver aberto em primeiro plano.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 251
    • Ver perfil
Re: Abrir um segundo terminal no Ubuntu 11.04 [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2011, 07:54 »
Olá agente100gelo.
Agora sua orientação ficou completa.
Após ter aberto um terminal, ao clicar em 'Arquivo' (na barra superior) aparece a opção 'Abrir terminal' e um segundo terminal aparece.
Obrigado.
teles