Autor Tópico: Particionar HD sem formatá-lo, dá certo?? (Win7 x Ubuntu 11.04)  (Lida 6434 vezes)

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Nobres Ubuntuzeiros,

Me lembro que a certo tempo, instalei o Ubuntu em um PC no qual já havia particionado o HD anteriormente. Durante a instalação, "sem querer querendo" mudei os tamanhos das partições e instalei o Ubuntu normalmente. Quando fui reiniciar o XP, ele apresentou uma mensagem - que não me lembro agora qual - passou tipo um scandisk e iniciou normalmente depois.

Tentei instalar o Ubuntu 10.10 pelo CD em meu note recente e subtamente travava no meio da instalação, vários fóruns me disseram que o problema era da configuração da BIOS mas nunca consegui resolver e por fim desisti. Gostaria de tentar novamente agora com o 11.04 pelo USB, mas já tenho muita coisa instalada com as quais trabalho e formatar o HD inteiro seria inadequado / antiprodutivo.

Finalmente, minha dúvida é: É possível instalar o Ubuntu 11.04 particionando o HD do meu note sem danificar o que já está instalado??? Já que, conforme relatado, o XP Professional demonstrou que conseguiu perceber e adaptar à mudança de tamanho do disco. Para o caso de realizar o particionamento já com o SO operante, conseguiria o mesmo feito anterior???

AHhh sim, no note atualmente está o SO que veio de fábrica, Win7 Home Basic.

Agradeço a atenção de todos...
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Particionar HD sem formatá-lo, dá certo?? (Win7 x Ubuntu 11.04)
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 00:22 »
Olá lemont,


Respondendo assim de uma forma simplista, sim, dá certo.
Entretanto, existem importantes considerações a serem feitas na questão, a primeira das quais é que sempre há um risco inerente ao mexer com particionamento.
Se existe um impedimento absoluto em relação a instalação atualmente existente, então é melhor não fazer.
Além disso, não há falar em particionamento sem que haja efetivamente um backup de tudo o que seja realmente importante.

O redimensionamento da partição do sistema comercial em uso deve ser feito, preferencialmente, pelo próprio sistema já instalado, que possui esse recurso.

Há um tópico bem recente em que esse assunto foi discutido e no qual existem considerações que podem lhe ser úteis.

Instalacao - Como diminuir o tamanho da particao do windows?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82268.msg454995.html#msg454995

[]'s


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline hamtaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Particionar HD sem formatá-lo, dá certo?? (Win7 x Ubuntu 11.04)
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2011, 00:50 »
Amigo

Até onde é de meu conhecimento, é possível particionar o HD com o espaço livre, porém é um procedimento arriscado, pois você pode perder seus dados.
Isso seria mais apropriado em um fórum "daquele" sistema operacional, mas vamos lá

Esse procedimento deve ser feito no "Janelas 7". Para outras versões, recomendo usar um programa chamado Partition Magic

1) Na opção Ferramentas Administrativas, clique em Criar e Formatar partições do disco rígido.

2) Será exibida a ferramenta de edição de partições.

3) Escolha uma das partições disponíveis, e no quadrado que representa a partição do disco (na parte inferior da janela do programa), clique com o botão direito sobre o gráfico que representa a partição.

4) Será aberto o menu.. escolha a opção: "diminuir volume"

5) Será aberta uma janela na qual você deverá informar o tamanho (em MB) que você deseja diminuir o volume existente.... Pense bem antes de diminuir o tamanho do volume, para deixar espaço suficiente para instalar o BUBU e ainda usar a partição com o Ruindows7

6) Clique em diminuir

7) No gráfico inferior da ferramenta de particionamento, você verá que foi criada uma área (como se fosse uma nova partição), denominada "espaço não alocado"

8 ) Será aberto um Assistente. Clique em "avançar"

9) Nesse momento, você deverá selecionar o tamanho da sua nova partição. Imagina-se que a nova partição deveria ter o exato tamanho do espaço não alocado.

10) Clique em avançar.

11) O assistente irá pedir para você definir a letra do novo volume. Escolha uma letra qualquer e clique em "avançar"

Pronto!!!!. Basta agora reiniciar o computador com o CD do Ubuntu e realizar a instalação na sua nova partição. Aqui no fórum você vai encontrar várias dicas de como instalar o BUBU na sua nova partição.

Espero que tenha sido útil e esclarecedor.

Qualquer coisa, poste por aqui,

Abraço ;D

Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Re: Particionar HD sem formatá-lo, dá certo?? (Win7 x Ubuntu 11.04)
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2011, 01:06 »
Olá lemont,


Respondendo assim de uma forma simplista, sim, dá certo.
Entretanto, existem importantes considerações a serem feitas na questão, a primeira das quais é que sempre há um risco inerente ao mexer com particionamento.
Se existe um impedimento absoluto em relação a instalação atualmente existente, então é melhor não fazer.
Além disso, não há falar em particionamento sem que haja efetivamente um backup de tudo o que seja realmente importante.


Nobre druidaobelix,

Pois é... A situação é diferente, mas meu sofrimento é igual ao do usuário zehvargas com quem vc dialogava no tópico que me sugeriu.

O meu problema verdadeiro, para lhe explicar melhor é este que já havia apresentado em tópico anterior: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79704.0.html

O Fato agora é que estou com um SO Original (Coisa rara se tratando de Windows) licença por um ano do Norton, vantagens que não quero perder caso tenha que formatar o HD. Digo isso pq esse note não veio com um CD de instalação, veio com a opção do próprio SO criar um disco de instalação para o caso de necessidade. Um colega de trabalho, teve um problema com virus e outras coisas do tipo, formatou o pc e esse disco - q já havia criado anteriormente - não lhe trouxe todos os recursos que vieram previamente instalados, como o Norton licenciado (que é promocional), e acabou tendo prejuízo por isso....

Meu sonho de consumo é poder usar as benditas planilhas citadas no outro tópico sem necessitar do Microsoft Oficie pois até onde sei só ele roda .xls com recursos em Visual Basic. Mas até lá fico na dependencia do Windows.

Nesse sentido gostaria de tentar reduzir a partição, criando outras novas, de modo a deixar o mínimo de recurso ao Win7 já que sua utilidade para mim está simplesmente no fato de trabalhar com aquelas .xls's citadas anteriormente (no outro tópico), isso sem correr o risco de reinstalar o Win7 e perder aquilo que ganhei promocionalmente e que - provavelmente - não me será cedido novamente numa possível reinstalação.

Espero não ter sido muito confuso na explicação.

Obrigado pela ajuda e atenção...
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Re: Particionar HD sem formatá-lo, dá certo?? (Win7 x Ubuntu 11.04)
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 01:16 »
Amigo

Até onde é de meu conhecimento, é possível particionar o HD com o espaço livre, porém é um procedimento arriscado, pois você pode perder seus dados.
Isso seria mais apropriado em um fórum "daquele" sistema operacional, mas vamos lá

Nobre hamtaro,

Agradeço desde já a atenção, e concordo plenamente, minha dúvida caberia mais a fóruns do lado de "lá", pena que neste caso muitos desses fóruns não são tão neutros, muitas das vezes fóruns Win são de representantes da própria empresa e pedir pra eles dicas de como reduzir o espaço do Win para colocar - como vc disse - o BUBU, seria meio como dar um tiro no próprio pé, penso eu.... Não tive dúvidas quando a procurar ajuda aqui pq, verdade seja dita, a qualidade da ajuda aqui é muito boa.... sempre....

Na resposta que dei ao druidaobelix expliquei melhor - citando um outro tópico - minhas razões de uso do Win. Se vc puder me ajudar a encontrar algum aplicativo que me dispense do uso do Janelas, eu agradeceria muito, imensamente. Enfim, ter um SO instalado, ter um tremendo trabalho mantendo-o atualizado, antivirus e o escambal só pra poder rodar algumas .xls com recurso de Visual Basic é fod*....

Mas agradeço a ajuda e verei agora como posso backupear meus documentos essenciais para tentar o procedimento que vc sugeriu.

Obrigado novamente, um grande agraço...
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!