Quais os melhores programas para monitorar um servidor de web no ubuntu?

Iniciado por webmundo7, 16 de Abril de 2011, 16:23

tópico anterior - próximo tópico

webmundo7

Montei um servidor de web, para um cliente (servidor cloud server, Ubuntu 8.04 LTS 64-bit -apache2, mysql-server-5.0 e php5), onde roda um site de leilão, o site caiu do nada, o que e pior, que não tava usando praticamente nada do servidor. Não sei se foi ataque, ou mysql, o servidor ou outra coisa. Pesquisei na internet e vi alguns programas como top e outros.
Gostarias de saber quais programas vocês usam para monitorar o servidor ? os logs ? processador ? mysql ?

:) Obrigado pela atenção.  :)

Tota

Ola,

O suporte ao Ubuntu 8.04 terminou em 2010.

Considere atualizar a versão.

Quanto aos log do sistema, o google indicou isto (eu adoro o google)=> http://www.cyberciti.biz/faq/ubuntu-linux-gnome-system-log-viewer/

Quanto ao site cair, verficou junto ao provedor de conexão se ele não foi o responsável?

[]'s

webmundo7

Não foi o provedor não.
Tava olhando aqui os gráfico parece que  não caiu, mais  travou, isto para um site de leilão e um problema.

Olhei esta página que você passou, muito bom. Já tava até salva aqui no meu computador.

Eu tava até vendo aqui:
http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoFerramentasdeSeguranca

Abri este tópico, para saber quais programas para administração de servidor de web, vocês recomenda, ou prefere. Por que tem muito, fico até perdido.

Felix

zekkerj

Citaro site caiu do nada
O que vc chama de "cair"? Não responder? Dar erro HTTP 404, ou erro HTTP 500?

Cada comportamento é sintoma de um erro diferente.
Um programa de monitoração vai te avisar o que está acontecendo com seu site, mas não vai resolver os problemas pra vc, e vc tem que saber interpretar a informação que o programa te passa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D