Samba/FTP e Arquivos Grandes (problema)

Iniciado por lore, 10 de Abril de 2011, 14:35

tópico anterior - próximo tópico

lore

A cerca de uns 3 ou 4 meses atras passei meu servidor caseiro de windows para linux, ubuntu 10.10... e estou tendo alguns problema

na ocasião tinha feito o backup dos arquivos do servidor em outro computador (windows) cerca de 500gb, como a partição ira ser formatada em ext não fui obrigado a transeferir todo o conteudo para outra maquina... na transeferencia windows x windows tudo ocorreu sem problemas e em algumas horas todos meus arquivos estavam na outra maquina

porem meus problemas começaram já na volta dos arquivos, quando coloquei o linux para reconhecer a outra maquina windows tudo pareceu normal...porem após alguns minutos (as vezes chegavam a ser horas) a copia simplesmente era interrompida, e a rede do servidor ubuntu simplesmente parava (internet e etc...)

porem como tive muito trabalho pra colocar tudo funcionando não pesquisei mais afundo, e resolvi o problema utilizando um hd externo de 500Gb, que copiou tudo tranquilo...

agora ele é um servidor de download e de arquivos... e apesar de ser bem estável este problema nunca cessou, e como o volume de downloads aumentou em muito ele está se tornando um problema cada vez mais pertinente...

basicamente toda vez que tenho que copiar um volume de dados maior que 20gb ou 40gb a rede interna do servidor para de funcionar.. e o problema não se aplica somente ao samba, pois tentei resolver utilizando outro protocolo como o ftp.. porem o resultado é o mesmo após vários Gigas transferidos a rede simplesmente para, e só volta reiniciando a maquina...

porem se ao longo de vários dias eu transferir somente arquivos de 2gb 8gb tudo continua funcionando perfeitamente...

se alguém tiver uma ideia do que poderia estar dando errado eu agradeceria
PC - Core2Quad 2.4 GHz  Memoria - 4 Gb
Hd - 500 Gb Sata Samsung Video - 320 mb Gts8800 (Geforce)
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

zekkerj

Fale mais sobre sua infra de rede. Como você interliga suas máquinas? Switch? Hub? Mini-router?
Se possível, poste também marca/modelo dos aparelhos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lore

tenho em casa 3 switches, 2 de 8 portas e 1 de 4 tmb roteador wireless (porem funciona como um switch) e um modem velox em modem bridge

no pc com o ubuntu ele possui duas placas de rede
1 que se conecta diretamente a o modem

o ubuntu faz a conexão com a velox pelo pppoeconf e é compartilhada para a outra placa de rede, e o ubuntu tambem faz o serviço de dhcp...

tudo isso funciona tranquilamente deis de que eu não utilize ou FTP ou o Samba para tranferencias Grandes (não é necessario que sejam arquivos grandes... podem ser muitos arquivos seguidos tmb trava...)

agora se ao longo de vários dias eu utilizar somente transferencias menores poucos gb nada trava e o sistema fica estava...

Estou suspeitando que o problema talvez seja do ext4 mais gostaria de mais ideias antes de formatar o hd..
Monitor - LCD 17" LG e LCD 19'' LG Sistema Operacional - Windows 3.11 For Workgroups Dual boot para amiga Workbench 2.0

zekkerj

Vc poderia fazer alguns testes pra tentar determinar se o travamento vem da rede ou do disco.

Rodando um aplicativo como o netcat (nc) ou o iperf, vc pode fazer uma transferência grande, sem chegar a acionar o HD. Se travar, é o driver de vídeo.

Por outro lado, um aplicativo como o "dd" pode transferir grandes quantidades de dados do sistema de arquivos sem acionar a rede
Só tenha cuidado ao usar o "dd" pq ele pode ser destrutivo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lore

Vou tentar.. tinha melhorado um pouco com a ultima atualização porem ainda travou mais uma vez...