Autor Tópico: Formatação  (Lida 3769 vezes)

Offline shoyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Formatação
« Online: 10 de Abril de 2011, 06:11 »
 Eu quero saber como particiona do jeito certo o hd do meu notebook quando instalar o linux. Tenho um pc em casa e no meu notebook da asus a42f quero ter so o linux ubuntu 10.04lts instalado. O problema que o HD dele é de 500gb , mas eu quero ter uns 320gb pra salvar meus dados e deixar os outras 180gb para o OS em se. Ficarei muito grato se alguem poder me esclarecer essa problema.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Formatação
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2011, 07:35 »
1. te sugiro ver o link apostilas na minha assinatura
2. sugestão de particionamento p/ seu hd de 500gb e p/ um dual boot, que o que vc parece querer
*deixe o windows instalado ou o instale em primeiro lugar, talvez uns 50gb a 60gb p/ a raíz do sistema (partição primária)
*ai vem o passo de particionar o hd, que vc pode fazer pelo windows ou pelo linux, daí minha sugestão das apostilas, deixe tipo assim:
 * raíz do so linux ubuntu - 30g em ext4 (partição estendida)
 * partição /home - 10gb em ext4 (partição estendida)
 * swap - depende de sua mem. ram, por exemplo se vc tiver mais de 2gb ram, basta deixar 2gb de swap
 * partição de dados em ntfs, comum entre os 2 sistemas - tudo o que sobrar
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Formatação
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2011, 10:55 »
Se você tiver a intenção de usar somente o Ubuntu 10.04LTS, sem a menor possibilidade de usar outra distro ou mesmo o windows, acredito que a solução mais prática seria particionar o HD em três partições:
1) / (raiz), com 50GB, em formato EXT4;
2) Swap, com 3GB (como é um notebook, a função de hibernação acaba exigindo isso);
3) /home, em formato EXT4 com o restante.

Com isso, depois de instalado o sistema integra a raiz ao /home de forma que parece uma instalação em partição única, quando na verdade estão separadas. E, se algum dia você quiser instalar outra distro ou precisar recuperar a instalação por defeito, basta apenas ter o cuidado de, ao realizar a nova instalação, marcar a raiz para a partição de 50GB e definir a partição de 400GB como /home, que em teoria seria novamente integrada, com seus arquivos, à nova instalação.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS