Autor Tópico: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu  (Lida 61915 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #30 Online: 21 de Abril de 2011, 17:42 »
Alarcon, só uma curiosidade como fez o lance da locução ? é vc o narrador ?

Quem me dera ter essa voz de locutor, hehehe. Uso um programa TTS (text-to-speech) para isso.

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #31 Online: 21 de Abril de 2011, 17:44 »
cara eu gostei da sua vídeo aula, ficou bem explicado, nota 10 !!!! parabens Alarcon

Que bom que tenha gostado já que falar sobre esse assunto é muito difícil e demorado por ser muito complexo.

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #32 Online: 23 de Abril de 2011, 22:17 »
Mais uma vídeo aula explicando alguns termos no Ubuntu para usuários iniciantes oriundos do windows.

O título é: superusuário, root, sudo, sudo su, o que é isso no Ubuntu?

o link está no primeiro texto deste tópico aqui que já foi atualizado.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #33 Online: 23 de Abril de 2011, 22:56 »
Mais uma vídeo aula explicando alguns termos no Ubuntu para usuários iniciantes oriundos do windows.

O título é: superusuário, root, sudo, sudo su, o que é isso no Ubuntu?

o link está no primeiro texto deste tópico aqui que já foi atualizado.

Opa Srº Alarcon, vi esse vídeo que você postou no Youtube e ficou excelente e tirou algumas dúvidas referente alguns comandos, a única coisa que não concordo foi a última mensagem que não concordo de jeito nenhum, no vídeo Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas:, pois não há todos os programas necessários no gerenciador de programas no Ubuntu e nen no Synaptc, e além disso, o Ubuntu é um software livre que as pessoas podem usar livremente e escolherem o que quiserem para instalar onde for....Abraço
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 09:02 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #34 Online: 24 de Abril de 2011, 09:57 »

Opa Srº Alarcon, vi esse vídeo que você postou no Youtube e ficou excelente e tirou algumas dúvidas referente alguns comandos, a única coisa que não concordo foi a última mensagem que não concordo de jeito nenhum, no vídeo Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas:, pois não há todos os programas necessários no gerenciador de programas no Ubuntu e nen no Synaptc, e além disso, o Ubuntu é um software livre que as pessoas podem usar livremente e escolherem o que quiserem para instalar onde for....Abraço

Não falei para não usar a compilação de código fonte, dei foi uma ordem de prioridade na escolha da forma de instalação, portanto são coisas diferentes.

É óbvio que nem tudo que precisamos existe nos repositórios e até para ser compilado em código fonte e o que eu quis dizer é que a compilação é algo que exige um conhecimento maior e que pode durar horas, não é brincadeira não, só compilando no comando make e no final dar erro, portanto uma tarefa árdua em muitos casos, mas se você acha que deve, fique a vontade, como você mesmo afirmou, é livre para fazer o que quiser, até para discordar.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #35 Online: 24 de Abril de 2011, 10:05 »

Opa Srº Alarcon, vi esse vídeo que você postou no Youtube e ficou excelente e tirou algumas dúvidas referente alguns comandos, a única coisa que não concordo foi a última mensagem que não concordo de jeito nenhum, no vídeo Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas:, pois não há todos os programas necessários no gerenciador de programas no Ubuntu e nen no Synaptc, e além disso, o Ubuntu é um software livre que as pessoas podem usar livremente e escolherem o que quiserem para instalar onde for....Abraço

Não falei para não usar a compilação de código fonte, dei foi uma ordem de prioridade na escolha da forma de instalação, portanto são coisas diferentes.

É óbvio que nem tudo que precisamos existe nos repositórios e até para ser compilado em código fonte e o que eu quis dizer é que a compilação é algo que exige um conhecimento maior e que pode durar horas, não é brincadeira não, só compilando no comando make e no final dar erro, portanto uma tarefa árdua em muitos casos, mas se você acha que deve, fique a vontade, como você mesmo afirmou, é livre para fazer o que quiser, até para discordar.


Da maneira como foi mencionado lá no vídeo, quem assiste e ouve, tem essa interterpretação Srº Alarcon.

Por isso eu digo, o que falta mesmo, são tópicos e vídeos como o Sr. fez, que são Excelentes, refetente a instalação de softwares de sites de baixaki, superdownloads etc e não somente pelos dois Gerenciadores do Ubuntu.

Mas vlw Sr. Alarcon e Parabéns pelos vídeos e continue assim, encorajando mais pessoas a saberem que o Ubuntu não é um Bicho de sete cabeças (complicado) como muitos pensam, como eu pensava, antes de usá-lo.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #36 Online: 24 de Abril de 2011, 10:23 »

Opa Srº Alarcon, vi esse vídeo que você postou no Youtube e ficou excelente e tirou algumas dúvidas referente alguns comandos, a única coisa que não concordo foi a última mensagem que não concordo de jeito nenhum, no vídeo Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas:, pois não há todos os programas necessários no gerenciador de programas no Ubuntu e nen no Synaptc, e além disso, o Ubuntu é um software livre que as pessoas podem usar livremente e escolherem o que quiserem para instalar onde for....Abraço

Não falei para não usar a compilação de código fonte, dei foi uma ordem de prioridade na escolha da forma de instalação, portanto são coisas diferentes.

É óbvio que nem tudo que precisamos existe nos repositórios e até para ser compilado em código fonte e o que eu quis dizer é que a compilação é algo que exige um conhecimento maior e que pode durar horas, não é brincadeira não, só compilando no comando make e no final dar erro, portanto uma tarefa árdua em muitos casos, mas se você acha que deve, fique a vontade, como você mesmo afirmou, é livre para fazer o que quiser, até para discordar.


Da maneira como foi mencionado lá no vídeo, quem assiste e ouve, tem essa interterpretação Srº Alarcon.

Por isso eu digo, o que falta mesmo, são tópicos e vídeos como o Sr. fez, que são Excelentes, refetente a instalação de softwares de sites de baixaki, superdownloads etc e não somente pelos dois Gerenciadores do Ubuntu.

Mas vlw Sr. Alarcon e Parabéns pelos vídeos e continue assim, encorajando mais pessoas a saberem que o Ubuntu não é um Bicho de sete cabeças (complicado) como muitos pensam, como eu pensava, antes de usá-lo.


opa meu caro EdvaldoSCruz, permita me lhe dar uma sugestão
dê uma boa pesquisada aqui no fórum e leia as recomendações de vários usuários c/ relação a carregamento do programas de sites como esses baixaki, superdownloads, incluo ai também getdeb, playlinux... e até pacotes .deb de origem duvidosa...
eles podem causar quebras do sistema, ñ só em termos de estabilidade e segurança
pesquise e verá a muitas opiniões contrárias a essa prática.
penso queusar o linux, requer um período de adaptação e aprendizado, pois práticas que temos de uma cultura de anos a fio de uso do windows aqui, podem e devem ser evitadas, e só c/ o tempo passamos a entender isso, mas c/ muita leitura, estudo, observação a recomendações de outros usuários, etc...

leia também sobre sobre listas de repositórios no ubuntu / linux, o qto é importante deixá-las no mais original possível
lembro de um colega aqui no fórum que teve sérios problemas, c/ esse hábito de adicionar e mudar tanto a sources.list, instalar pacotes .deb ... - ele tinha um trabalho p/ entregar na faculdade e teve essa ingrata surpresa.

o lugar ideal sempre p/ baixar pacotes são exclusiva/ dos repositórios oficiais de cada versão
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 10:26 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #37 Online: 24 de Abril de 2011, 10:31 »

Opa Srº Alarcon, vi esse vídeo que você postou no Youtube e ficou excelente e tirou algumas dúvidas referente alguns comandos, a única coisa que não concordo foi a última mensagem que não concordo de jeito nenhum, no vídeo Como instalar programas .tar.gz ou .tar.bz2 no Ubuntu - noções básicas:, pois não há todos os programas necessários no gerenciador de programas no Ubuntu e nen no Synaptc, e além disso, o Ubuntu é um software livre que as pessoas podem usar livremente e escolherem o que quiserem para instalar onde for....Abraço

Obrigado pela sugestão Srº rjgbo, mas continuo com a mesma mensagem que deixei anteriormente e caso você tenha lido, que todos somos livres e se você quer deixar no original, ótimo, fique a vontade Srº rjgbo...Vlw

Não falei para não usar a compilação de código fonte, dei foi uma ordem de prioridade na escolha da forma de instalação, portanto são coisas diferentes.

É óbvio que nem tudo que precisamos existe nos repositórios e até para ser compilado em código fonte e o que eu quis dizer é que a compilação é algo que exige um conhecimento maior e que pode durar horas, não é brincadeira não, só compilando no comando make e no final dar erro, portanto uma tarefa árdua em muitos casos, mas se você acha que deve, fique a vontade, como você mesmo afirmou, é livre para fazer o que quiser, até para discordar.


Da maneira como foi mencionado lá no vídeo, quem assiste e ouve, tem essa interterpretação Srº Alarcon.

Por isso eu digo, o que falta mesmo, são tópicos e vídeos como o Sr. fez, que são Excelentes, refetente a instalação de softwares de sites de baixaki, superdownloads etc e não somente pelos dois Gerenciadores do Ubuntu.

Mas vlw Sr. Alarcon e Parabéns pelos vídeos e continue assim, encorajando mais pessoas a saberem que o Ubuntu não é um Bicho de sete cabeças (complicado) como muitos pensam, como eu pensava, antes de usá-lo.


opa meu caro EdvaldoSCruz, permita me lhe dar uma sugestão
dê uma boa pesquisada aqui no fórum e leia as recomendações de vários usuários c/ relação a carregamento do programas de sites como esses baixaki, superdownloads, incluo ai também getdeb, playlinux... e até pacotes .deb de origem duvidosa...
eles podem causar quebras do sistema, ñ só em termos de estabilidade e segurança
pesquise e verá a muitas opiniões contrárias a essa prática.
penso queusar o linux, requer um período de adaptação e aprendizado, pois práticas que temos de uma cultura de anos a fio de uso do windows aqui, podem e devem ser evitadas, e só c/ o tempo passamos a entender isso, mas c/ muita leitura, estudo, observação a recomendações de outros usuários, etc...

leia também sobre sobre listas de repositórios no ubuntu / linux, o qto é importante deixá-las no mais original possível
lembro de um colega aqui no fórum que teve sérios problemas, c/ esse hábito de adicionar e mudar tanto a sources.list, instalar pacotes .deb ... - ele tinha um trabalho p/ entregar na faculdade e teve essa ingrata surpresa.

o lugar ideal sempre p/ baixar pacotes são exclusiva/ dos repositórios oficiais de cada versão


Continuo com a mesma questão que deixei anteriormente Srº rjbgbo e se quer ficar como o original ou não, todos somos livres né, e por isso que é um software livre também.

Vlw e continuo com a mesma tese.
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 10:37 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #38 Online: 29 de Abril de 2011, 11:20 »
Mais uma vídeo aula explicando alguns comandos básicos de terminal.

O título é: Usando o terminal no Ubuntu - alguns comandos básicos

o link está no primeiro texto deste tópico aqui que já foi atualizado

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #39 Online: 29 de Abril de 2011, 14:36 »
Esse alarcon é o cara!

Já me inscrevi no seu canal no YouTube para receber os e-mails de novos vídeos adicionados.
Os feeds também são bons, mas as vezes eles passam despercebidos por mim.

Vou aproveitar e deixar novamente o link de um outro canal que tem várias aulas sobre o terminal:
http://www.youtube.com/user/kurtphpr#g/c/9C3099B804C7A58D

« Última modificação: 29 de Abril de 2011, 17:42 por fatecano »

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #40 Online: 29 de Abril de 2011, 20:13 »
Esse alarcon é o cara!

Já me inscrevi no seu canal no YouTube para receber os e-mails de novos vídeos adicionados.
Os feeds também são bons, mas as vezes eles passam despercebidos por mim.

Vou aproveitar e deixar novamente o link de um outro canal que tem várias aulas sobre o terminal:
http://www.youtube.com/user/kurtphpr#g/c/9C3099B804C7A58D



Valeu!  ;)

link muito bom esse aí, várias aulas, se soubesse da existência dele acho que nem tinha feito esse sobre o uso de comandos de terminal.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #41 Online: 29 de Abril de 2011, 20:42 »
Alarcon, só uma curiosidade como fez o lance da locução ? é vc o narrador ?

Quem me dera ter essa voz de locutor, hehehe. Uso um programa TTS (text-to-speech) para isso.

Rapaz, vou fazer uma pergunta um tanto off ...

Dei uma fuçada aqui e achei um frontend para o espeak que já vem instalado por padrão no Ubuntu. É o Gspeaker e está disponível no Synaptic.
O problema é que mesmo usando uma voz para PT-BR e fazendo algumas alterações de pitch, volume e velocidade, a qualidade fica bem sofrível.

As suas gravações ficaram legais com essa locução.
Qual aplicativo TTS você usou?
Pelo o jeito ele tem PT-BR ... mas é gratuito? Roda apenas por terminal?  ::)

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #42 Online: 29 de Abril de 2011, 20:49 »

Rapaz, vou fazer uma pergunta um tanto off ...

Dei uma fuçada aqui e achei um frontend para o espeak que já vem instalado por padrão no Ubuntu. É o Gspeaker e está disponível no Synaptic.
O problema é que mesmo usando uma voz para PT-BR e fazendo algumas alterações de pitch, volume e velocidade, a qualidade fica bem sofrível.

As suas gravações ficaram legais com essa locução.
Qual aplicativo TTS você usou?
Pelo o jeito ele tem PT-BR ... mas é gratuito? Roda apenas por terminal?  ::)

No ubuntu tem: Mbrola,eSpeak,Gespeaker

Como você pode constatar, ainda muito robotizada ou num português falado por um estrangeiro.

Então procurei por algo online e achei, portanto procure por: TTS (text-to-speech) e online no google. Depois que eu encontrar o link, se vc ainda não tiver encontrado, te envio por mp.

alarcon

  • Visitante
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #43 Online: 03 de Maio de 2011, 16:42 »
Para complementar os seguintes links:

http://askubuntu.com/questions/29559/how-can-i-keep-recent-files-from-appearing-in-unity

e

http://wiki.ubuntu-br.org/Teclas-atalho-no-unity

Fiz mais uma vídeo aula explicando alguns atalhos para o Unity.

O título é: Unity e agora? Alguns atalhos de teclado e movimentos do mouse para ajudar no uso

o link está no primeiro texto deste tópico aqui que já foi atualizado

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Alguns links de vídeo aulas que fiz de dicas sobre o Ubuntu
« Resposta #44 Online: 03 de Maio de 2011, 16:50 »
Para complementar os seguintes links:

http://askubuntu.com/questions/29559/how-can-i-keep-recent-files-from-appearing-in-unity

e

http://wiki.ubuntu-br.org/Teclas-atalho-no-unity

Fiz mais uma vídeo aula explicando alguns atalhos para o Unity.

O título é: Unity e agora? Alguns atalhos de teclado e movimentos do mouse para ajudar no uso

o link está no primeiro texto deste tópico aqui que já foi atualizado
parabéns! Seus vídeos ajudam todos os usuários Ubuntu! Sucesso aí, pois talento você já tem de sobra! ;)