Kernel Panic

Iniciado por paulohbmetal, 11 de Julho de 2006, 22:22

tópico anterior - próximo tópico

paulohbmetal

Seguinte galera, hoje quando liguei o PC o Ubuntu me avisou que existiam atualizações e dentre elas estava uma atualização para o kernel: kernel 2.6.15-26-amd64-generic.

Como podem ver minha máquina é um AMD64. Antes de terminar de instalar as atualizações, o mesmo me avisou que minha partição de boot (/boot) estava com 100% de seu espaço(31MB) usado. Achei estranho, mas mandei reiniciar, conforme a solicitação. O problema é que quando o mesmo foi iniciar deu uma mansagem de Kernel Panic. Daí, tive que entrar com a versão anterior do Kernel(kernel 2.6.15-25-amd64-generic, ainda bem que tem né?) para que inicializasse normalmente o sistema, para que eu comentasse a linha no menu.lst do grub.

Bom, resolvi em partes o problema pois o Ubuntu continua me avisando que minha partição de boot está lotada(e realmente está) e o Kernel "bomba" continua instalado em minha máquina. E agora, como proceder? Existe uma maneira de remover esta instalação "bomba"?

Valeu!!

A Paz!
Paulo Melo

galactus

Vixi, não sei como resolver, só sei que 30MB para o boot é muito pouco, deveria ser de 50 a 80MB!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

cybertraveler

Estou com o mesmo problema de Kernel Panic! Mas a diferença é que eu não tenho um AMD, mas um Pentium 4 e também não estou tendo nenhum problema de espaço. O que aconteceu no meu caso foi que após o sistema ter pedido para reiniciar, eu não reiniciei e continuei usando o PC por umas 4 horas. Nesse tempo, eu instalei novos programas, desinstalei outros e fiz um monte de atividades no PC. Quando finalmente resolvi reiniciar o computador, me surge a mensagem de Kernel Panic. A opcao padrao de meu GRUB esta como

title      Ubuntu, kernel 2.6.17
root      (hd0,0)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.17 root=/dev/hda1 ro quiet splash
savedefault
boot

e este arquivo /boot/vmlinuz-2.6.17 realmente está instalado no computador. Apesar disso,  o sistema nao inicia. Tambem nao consegui voltar a usar o Kernel antigo substituindo o vmlinuz-2.6.17 por vmlinuz-2.6.15-26-386 nas configuracoes. Agora so consigo acessar o meu HD por meio do Live CD.

CORREÇÃO: Já consegui voltar a usar o Kernel antigo, mas assim como o paulo eu tô com este kernel mais recente instalado no sistema sem que eu possa usá-lo.

ATUALIZAÇÃO: << O PROBLEMA JÁ FOI RESOLVIDO COM UMA NOVA INSTALAÇÃO DO KERNEL >>

paulohbmetal

Citação de: galactus online 12 de Julho de 2006, 08:24
Vixi, não sei como resolver, só sei que 30MB para o boot é muito pouco, deveria ser de 50 a 80MB!

Putz! Estou desatualizado então, pois costumava(Conectiva-LILO) colocar de 5 a 10 MB de espaço para o boot e era o suficiente. Não me fale que vou ter que formatar novamente?!  :-\

A Paz!!
Paulo Melo

paulohbmetal

Resolvido! Desinstalei as versões anteriores que estavam lotando minha partição (2.6.15-23 e 2.6.15-24), daí agora só fiquei com as versões 2.6.15-25 e 2.6.15-26(que por enquanto está desabilitada).

Os mesmos podem ser desinstalados pelo gerenciador de pacotes.

Valeu!!

A Paz!!
Paulo Melo