Autor Tópico: Problemas com a central de Programas Ubuntu (Resolvido)  (Lida 2862 vezes)

Offline kiai_ga

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problemas com a central de Programas Ubuntu (Resolvido)
« Online: 20 de MAR?O de 2011, 16:27 »
Bom dia a todos,

Não sei se é um defeito mas é uma coisa que fez eu quebrar a cabeça.

Instalei o Avast para Linux no meu ubuntu 10.10, quando cliquei no pacote .deb abriu a Central de Programas Ubuntu e instalou normalmente usei o a antivírus e quis desinstalar o programa, na hora de procurar o Avast na central ele não aparecia como programa instalado.

Fui no menu Exibir e tinha as opções Todos os programas e Programas mantidos pela Canonical, mesmo com a opção todos os programas selecionada não aparecia o antivírus.

Pesquisei e usei o comando sudo apt-get remove nome do programa, ficou assim sudo apt-get remove avast e deu erro dizendo que não foi possível encontrar o pacote. Na dúvida a abaixei de novo o programa e vi que quando instala aparece o nome avast4workstation então em vez de só colocar avast coloquei avast4workstation no final do comando, então deu certo.

Minha dúvida é, isso é normal, não aprece mesmo na central de programas quando é pacote baixado?
E se eu não descobrisse que tinha outro nome para retirara via comando, como eu faria para desinstalar o programa?
Existe uma maneira mais fácil do que linha de comando, afinal nem sempre posso descobrir o nome do pacote correto, já que logo imagino que o nome do pacote era simplesmente o nome do programa, simples e puro.

Atenciosamente

« Última modificação: 20 de MAR?O de 2011, 18:47 por kiai_ga »

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problemas com a central de Programas Ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2011, 16:58 »
Bom dia a todos,

Não sei se é um defeito mas é uma coisa que fez eu quebrar a cabeça.

Instalei o Avast para Linux no meu ubuntu 10.10, quando cliquei no pacote .deb abriu a Central de Programas Ubuntu e instalou normalmente usei o a antivírus e quis desinstalar o programa, na hora de procurar o Avast na central ele não aparecia como programa instalado.

Fui no menu Exibir e tinha as opções Todos os programas e Programas mantidos pela Canonical, mesmo com a opção todos os programas selecionada não aparecia o antivírus.

Pesquisei e usei o comando sudo apt-get remove nome do programa, ficou assim sudo apt-get remove avast e deu erro dizendo que não foi possível encontrar o pacote. Na dúvida a abaixei de novo o programa e vi que quando instala aparece o nome avast4workstation então em vez de só colocar avast coloquei avast4workstation no final do comando, então deu certo.

Minha dúvida é, isso é normal, não aprece mesmo na central de programas quando é pacote baixado?
E se eu não descobrisse que tinha outro nome para retirara via comando, como eu faria para desinstalar o programa?
Existe uma maneira mais fácil do que linha de comando, afinal nem sempre posso descobrir o nome do pacote correto, já que logo imagino que o nome do pacote era simplesmente o nome do programa, simples e puro.

Atenciosamente

Quando se usava o GDebi era muito mais fácil saber qual nome usar para desinstalar, agora que se passou a usar o central de programas, só vejo uma solução que é a seguinte:

no terminal e dentro da pasta que contém o .deb do programa que você baixou digite o seguinte comando:

dpkg -I nome_do_pacote.deb

ele vai fornecer informações sobre o pacote e então dê uma atenção a parte que fala em:

Package: nome_para_o_ pacote

portanto o nome depois de Package: será o nome que você irá usar com o comando:

sudo dpkg -r nome_para_o_ pacote

que serve para remover um pacote instalado.

PS: Depois de descobrir o nome do pacote para remoção você  também pode usar o comando sudo apt-get remove nome_para_o_ pacote
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2011, 17:03 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

bawlaw

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de MAR?O de 2011, 16:58 »
.. ao meu ver é normal.. mas como nao baixo quase nada que nao seja da central de programas eu nao tenho esse problema..

a um tempo.. tinha instalado o WorldOfGoo, e ele nao aparecia na central de programas.. só criei um atalho com o comando para abrir o jogo.. nada demais.

outra coisa.. não sie se voce ja sabe.. mas anti-virus para linux é desnecessário.. com uma boa senha e um firewall vc estará protegido.
mas se vc quizer mesmo assim, recomendo o ClamAV

Offline kiai_ga

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2011, 18:21 »
Obrigado pelas respostas.

E sobre colocar anti vírus sei que para linux é perfeitamente dispensável, mas meu pai tem computar com o Windows e tenho medo de contamina-lo, afinal posso não ter vírus no meu PC que o atinja mas pode ir para o dele.

Caso esse pensamento esteja errado agradeço se me corrigirem