Autor Tópico: Erro ao instalar o blender no ubuntu 10.10  (Lida 3003 vezes)

Offline renancabreu

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Erro ao instalar o blender no ubuntu 10.10
« Online: 19 de MAR?O de 2011, 00:25 »
Olá comunidade, sou mais um usuário novo no linux. minha distribuição consiste na Ubuntu 10.10 x86.
Estou com um problema um tanto escabroso! ao utilizar um software esbarrei em um problema e ao tentar resolver trupiquei em mais dois.
Vamo lá então.
Faço uso do software Openshot e quando tentei inserir um texto animado, o mesmo afirma que preciso do Blender 2.5 ou superior.
ok!
Quando tentei instalar o blender o mesmo não termina a instalação, afirmando que tenho dependências desencontradas, e que para a instalação continuar preciso do Python 3.2 e do libpython3.2 mas não será instalado.
ok novamente!!!
Todavia tentei instalar o python3.2 e a instalação não ocorre afirmando que preciso do libdb5.1 e parou ai. Enfim to sem blender e com o openshot sem funcionar vários recursos pois precisa do blender 2.5 ou superior ja formatei e tudo e nada. aguardo possível solução para o impasse.
Té mais e parabéns pelo Fórum
. Sds: Renan
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2011, 00:27 por renancabreu »

Offline renancabreu

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
retificando novos fatos sobre o erro acima.
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2011, 00:07 »
Olá; consegui instalar o blender utilizando o aptitude pelo teminal.
após instalar o apititude. utilizei o comando abaixo:

# aptitude install blender

Ok briguei um pouco com os comandos, mas o blender instalou. Porem; Instalou a versão 2.49 e o problema se mantem, pois como dito acima, recursos do Openshot não funcionão se o blender não estiver em uma versão superior a 2.5.
Ok. tentei instalar a mesma porem esbarro novamente em um erro me afirmando que o blender 2.56 não sera instalado, pois o python esta em uma versão 2.6 e para a versão 3.2 ser instalada precisa do libdb5.1. E parou ai.
Não acho o tal libdb5.1, e to sem usar os recursos de texto animado do openshot pelo motivo da versão do blender que ta na 2.49 e preciso superior. Espero possível resposta.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Erro ao instalar o blender no ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 20 de MAR?O de 2011, 12:03 »
ola

se precisa do libdb.5.1 => http://packages.debian.org/sid/libdb5.1

Verifique as dependencias.

[]'s