Autor Tópico: 6 links adsl  (Lida 1368 vezes)

Offline moisesconnect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
6 links adsl
« Online: 18 de MAR?O de 2011, 11:59 »
Bom Dia Pessoal,

Estou com um problema e preciso da ajuda dos foristas. Minha empresa está mudando de local, no novo local não temos disponibilidade de links de internet da gvt, nem net, só da oi, e ainda por cima apenas com 2mb. Beleza... O problema começa ai. Contratamos 6 links de adsl. Minha dúvida é: Como usar esses 6 links adsl no mesmo servidor. Não preciso fazer o balanceamento, só preciso que os seis links estejam disponiveis para navegação. Eles podem estar juntos ou seja.. 12mb ou em redes separadas.. Onde rede1 = 2mb, rede2= 2mb e assim sucessivamente. Não sei se é possivel. Por favor, se alguem tiver passado pro um problema parecido ou que saiba uma solução, por favor me ajudem.

Obrigado,

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 6 links adsl
« Resposta #1 Online: 18 de MAR?O de 2011, 14:29 »
6 links? Não tem como fazer isso em um único servidor. Vc precisaria de uma máquina com 7 placas de rede, pra receber esses seis links e ainda conectar com sua rede. :(

Vc poderia fazer com 2 servidores, ligando 3 links em cada um. Cada máquina teria 4 placas de rede --- uma onboard e 3 pci. Achar placa-mãe com 3 slots PCI (ou PCIex) livres não é fácil, mas também não é impossível.

Só que aí, vc ficaria com a questão pra resolver de como distribuir os clientes de sua rede entre os dois servidores. Há um protocolo de rede chamado VRRP que resolve essa questão, mas eu nunca trabalhei com ele em linux. Vc ficaria então com 2 níveis, o primeiro dando redundância, o segundo dando balanceamento de carga.

Mas... será que não valeria mais a pena usar um switch L3? Ele pode ser configurado para receber os 6 links, de uma vez, e fazer o balanceamento de carga entre eles automaticamente. Não precisa nem ter tantas portas, um de 8 portas 10/100 já resolve seu caso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline moisesconnect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: 6 links adsl
« Resposta #2 Online: 18 de MAR?O de 2011, 15:11 »
zekkerj,

É uma boa opção. Você tem algum tutorial que me ajude nisso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 6 links adsl
« Resposta #3 Online: 18 de MAR?O de 2011, 15:18 »
Tutorial do quê?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline moisesconnect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: 6 links adsl
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2011, 15:20 »
Tutorial para que eu possa configurar esse switch.. Ou o meu Linux... para que eu possa usar esses 6 links e mandar pra minha rede.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: 6 links adsl
« Resposta #5 Online: 18 de MAR?O de 2011, 16:03 »
Tutorial pra switch é manual de usuário... e do servidor, simplesmente não há. Nunca vi um problema parecido com o seu. O que dá pra fazer é pegar uma solução de balanceamento de carga entre dois links e extrapolar pra chegar à solução que vc precisa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline moisesconnect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: 6 links adsl
« Resposta #6 Online: 18 de MAR?O de 2011, 17:47 »
Ok.. A priori muito obrigado.. Vou continuar estudando as possibilidades..