Autor Tópico: SU nao aceita minha senha!  (Lida 6816 vezes)

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
SU nao aceita minha senha!
« Online: 11 de Julho de 2006, 01:26 »
Bom nao sabia onde postar isso e resolvi postar na parte iniciante...

Na instalação do sistema eu coloquei a senha do usuário natureba... mas e a senha de root???

bom o que acontece eh o seguinte: tenho q executar todas as aplicações com sudo na frente e em seguida digitar minha senha... nao consigo digitar simplesmente su e logar como superusuário...
quando digito su ele pergunta a senha como no sudo... mas ao colocar a senha ele simplesmente fala que ela está errada... bom estou perguntando isso por que enche o saco quando eu preciso digitar vários comandos e colocar sudo na frente de todos eles e digitar minha senha... queria fazer isto somente uma vez...

Alguem me ajuda?
Valeu.
Natureba.

EDIT: Bom eu descobri que digitando sudo su eu consigo entrar como root, mas por que o comando su diz que a senha está errada???
« Última modificação: 11 de Julho de 2006, 01:28 por Natureba »

Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2006, 08:45 »
Sudo requisita a senha do seu usuário, já o su pede a senha do root.
Você poderia utilizar o "sudo su" ou "sudo bash", entrar com a sua senha, e então usar o passwd para trocar a senha do root, ai sim pode utilizar o su com a senha que foi definida pro root.

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2006, 12:07 »
Sudo requisita a senha do seu usuário, já o su pede a senha do root.
Você poderia utilizar o "sudo su" ou "sudo bash", entrar com a sua senha, e então usar o passwd para trocar a senha do root, ai sim pode utilizar o su com a senha que foi definida pro root.

Opa... Valeu a dica.. xD
Vo mudar a minha senha de root... vlwzao...

Falou.
Natureba.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2006, 15:01 »
Explicando melhor, o utilizador root vem "desactivado" no Ubuntu, a politica de segurança aconselha a utilização de sudo sempre que necessário em vez de utilizar frequentemente root como é habitual, mas a escolha é sua :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2006, 20:06 »
mas como faço para ativar o root?
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2006, 20:42 »
vai no terminal e faz
sudo passwd root

ae é só escolher a senha desejada, mas recomendo que continue utilizando o sudo ::)
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #6 Online: 13 de Julho de 2006, 02:32 »
Se você desejar iniciar uma seção gráfica como root, após setar uma senha para ele como ensina o último post, faça o seguinte
- Clique em Sistema / Administração / Janela de Início de Seção
- Clique na aba segurança e marque a opção Permitir início de seção como administrador

Lembrando que não tem utilidade alguma fazer isso. Mas é apenas para mostrar que é possível sim iniciar a seção como root no Ubuntu, assim como em qualquer distro.

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #7 Online: 13 de Julho de 2006, 13:03 »
Se você desejar iniciar uma seção gráfica como root, após setar uma senha para ele como ensina o último post, faça o seguinte
- Clique em Sistema / Administração / Janela de Início de Seção
- Clique na aba segurança e marque a opção Permitir início de seção como administrador

Lembrando que não tem utilidade alguma fazer isso. Mas é apenas para mostrar que é possível sim iniciar a seção como root no Ubuntu, assim como em qualquer distro.

Utilidade tem. Se você for um administrador e estiver resolvendo um problema ou simplesmente checando alguns logs e mexendo em arquivos de configuração, é muito mais fácil ter todos os poderes de root concedidos logo no início.

Mas não podemos esquecer que esta é uma atitude perigosa para um usuário comum por dois motivos. Vulnerabilidade e... bem... descuido do usuário.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2006, 09:54 »
Se eu fizer logon como usuário root, poderei ter os mesmo direitos como se eu estivesse trabalhando com o usuário administrador no windows? ???



-- Linux Counter user #423167 --

Offline vlad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: SU nao aceita minha senha!
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2006, 17:37 »
Se eu fizer logon como usuário root, poderei ter os mesmo direitos como se eu estivesse trabalhando com o usuário administrador no windows? ???

seria o equivalente, mas vale ressaltar que esse procedimento não é recomendado ...