Autor Tópico: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless  (Lida 10826 vezes)

Offline Enael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Online: 14 de MAR?O de 2011, 15:25 »
boa tarde pessoal,

instalei o Ubuntu 10.10 em meu Acer Aspire 5315 e ele não esta encontrando nenhuma rede wireless, alguém pode me dizer o que fazer?

Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #1 Online: 14 de MAR?O de 2011, 23:57 »
Comece confirmando que a chave liga/desliga da rede wireless está na posição "ligada". Não fique bravo comigo, esse erro é muito comum.

Se o problema continuar, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network

iwconfig wlan0

ifconfig -a

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline crismagio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2011, 10:08 »
Estou com um problema parecido, só que no meu caso o que está acontecendo é que o botão para ligar/desligar a rede wireless está sendo usado pelo bluetooth. Quando eu desligo o botão da rede wireless o que é desligado é o bluetooth o icone do blluetooth na barra de tarefas some. O modelo do meu note é um HP G42-272BR. Se alguém puder me ajudar, por que já instalei o Ubuntu em outros notes com bluetooth e nunca aconteceu algo parecido. Agradeço desde já


sudo lshw -C network

cristiano@moraes-note:~$ sudo lshw -C network
  *-network DISABLED     
       description: Wireless interface
       product: RT3090 Wireless 802.11n 1T/1R PCIe
       vendor: RaLink
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       logical name: wlan0
       version: 00
       serial: e0:2a:82:13:89:88
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=rt2800pci driverversion=2.6.35-22-generic firmware=N/A latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
       resources: irq:17 memory:f0100000-f010ffff
  *-network
       description: Ethernet interface
       product: RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller
       vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:03:00.0
       logical name: eth0
       version: 02
       serial: 78:ac:c0:72:17:0c
       size: 100MB/s
       capacity: 100MB/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list rom ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=full ip=192.168.1.105 latency=0 link=yes multicast=yes port=MII speed=100MB/s
       resources: irq:42 ioport:2000(size=256) memory:f0010000-f0010fff memory:f0000000-f000ffff memory:f0020000-f00

iwconfig wlan0

cristiano@moraes-note:~$ iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11bgn  ESSID:off/any 
          Mode:Managed  Access Point: Not-Associated   Tx-Power=0 dBm   
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:off

ifconfig -a


cristiano@moraes-note:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 78:ac:c0:72:17:0c 
          inet end.: 192.168.1.105  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::7aac:c0ff:fe72:170c/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:7472 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:7334 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:6940278 (6.9 MB) TX bytes:1192871 (1.1 MB)
          IRQ:42 Endereço de E/S:0xc000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:12 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:12 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:720 (720.0 B) TX bytes:720 (720.0 B)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW e0:2a:82:13:89:88 
          BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

mn-tool

cristiano@moraes-note:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            rt2800pci
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        E0:2A:82:13:89:88

  Capabilities:

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points


- Device: eth0  [Auto eth0] ----------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            r8169
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        78:AC:C0:72:17:0C

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         on

  IPv4 Settings:
    Address:         192.168.1.105
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.1.1

    DNS:             10.1.1.1
    DNS:             192.168.1.1







Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #3 Online: 15 de MAR?O de 2011, 10:39 »
Espero que você não se incomode em esperar a solução do problema do autor do tópico.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Enael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #4 Online: 15 de MAR?O de 2011, 10:53 »
bom dia pessoal,

zekkerj, primeiramente, obrigado pelo retorno, estou no trabalho e não tenho o note comigo no momento, assim que possível irei executar aqueles comandos e trazer o resultado aqui para o tópico. Sobre a chave liga/desliga da wireless, sem problemas, vou me certificar que ela está ligada, apesar que, uns dias atrás notei que o ícone das conexões de rede não estava aparecendo no canto da tela, logo após tive que colocar o computador para hibernar, quando iniciei ele novamente o ícone estava lá, tentei ver se tinha redes disponíveis no local, quando cliquei mostrou a mensagem "o dispositivo não é gerenciavel", não sei se isto ajuda, enfim, assim que chegar em casa irei executar aqueles comandos e trazer o resultado para cá.

Obrigado novamente.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #5 Online: 15 de MAR?O de 2011, 11:44 »
bom dia pessoal,

zekkerj, primeiramente, obrigado pelo retorno, estou no trabalho e não tenho o note comigo no momento, assim que possível irei executar aqueles comandos e trazer o resultado aqui para o tópico. Sobre a chave liga/desliga da wireless, sem problemas, vou me certificar que ela está ligada, apesar que, uns dias atrás notei que o ícone das conexões de rede não estava aparecendo no canto da tela, logo após tive que colocar o computador para hibernar, quando iniciei ele novamente o ícone estava lá, tentei ver se tinha redes disponíveis no local, quando cliquei mostrou a mensagem "o dispositivo não é gerenciavel", não sei se isto ajuda, enfim, assim que chegar em casa irei executar aqueles comandos e trazer o resultado para cá.

Obrigado novamente.

Ajuda bastante. Chegando em casa, remova o arquivo /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state e reinicie o serviço "network-manager" com o comando

sudo service network-manager restart
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline crismagio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #6 Online: 15 de MAR?O de 2011, 12:46 »
Sem problemas...mais já vi que é um problema da placa wireless mesmo. Pois peguei um Live-CD do Linux Mint e o problema continua. Mais vou ficar aguardando ou então se outra pessoa quiser me dar uma mão enquanto é solucionado o problema do amigo Enael, ficaria muito grato

Offline Enael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #7 Online: 15 de MAR?O de 2011, 12:52 »
bom dia pessoal,

zekkerj, primeiramente, obrigado pelo retorno, estou no trabalho e não tenho o note comigo no momento, assim que possível irei executar aqueles comandos e trazer o resultado aqui para o tópico. Sobre a chave liga/desliga da wireless, sem problemas, vou me certificar que ela está ligada, apesar que, uns dias atrás notei que o ícone das conexões de rede não estava aparecendo no canto da tela, logo após tive que colocar o computador para hibernar, quando iniciei ele novamente o ícone estava lá, tentei ver se tinha redes disponíveis no local, quando cliquei mostrou a mensagem "o dispositivo não é gerenciavel", não sei se isto ajuda, enfim, assim que chegar em casa irei executar aqueles comandos e trazer o resultado para cá.

Obrigado novamente.

Ajuda bastante. Chegando em casa, remova o arquivo /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state e reinicie o serviço "network-manager" com o comando

sudo service network-manager restart

obrigado mais uma vez, seguirei as instruções, amanhã trago o resultado.

Offline Enael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #8 Online: 16 de MAR?O de 2011, 08:39 »
bom dia pessoal,

zekkerj, primeiramente, obrigado pelo retorno, estou no trabalho e não tenho o note comigo no momento, assim que possível irei executar aqueles comandos e trazer o resultado aqui para o tópico. Sobre a chave liga/desliga da wireless, sem problemas, vou me certificar que ela está ligada, apesar que, uns dias atrás notei que o ícone das conexões de rede não estava aparecendo no canto da tela, logo após tive que colocar o computador para hibernar, quando iniciei ele novamente o ícone estava lá, tentei ver se tinha redes disponíveis no local, quando cliquei mostrou a mensagem "o dispositivo não é gerenciavel", não sei se isto ajuda, enfim, assim que chegar em casa irei executar aqueles comandos e trazer o resultado para cá.

Obrigado novamente.

Ajuda bastante. Chegando em casa, remova o arquivo /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state e reinicie o serviço "network-manager" com o comando

sudo service network-manager restart

bom dia,

cá estou novamente, este arquivo que devo remover, o "/var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state", simplesmente entro no diretório e excluo ele? Se for dessa forma, estou com outro problema, não consigo excluir ou mover nenhum arquivo dentro dos diretórios do Sistema de Arquivos, simplesmente não consigo excluir ele. Com o comando sudo service network-manager restart iniciou o gerenciador, mas continua exibindo a mensagem "o dispositivo não é gerenciavel".

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2011, 11:06 »
bom dia,

cá estou novamente, este arquivo que devo remover, o "/var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state", simplesmente entro no diretório e excluo ele? Se for dessa forma, estou com outro problema, não consigo excluir ou mover nenhum arquivo dentro dos diretórios do Sistema de Arquivos, simplesmente não consigo excluir ele. Com o comando sudo service network-manager restart iniciou o gerenciador, mas continua exibindo a mensagem "o dispositivo não é gerenciavel".

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado!!!
Sim, é pra excluir. Você precisa de privilégio de administrador pra fazer essa operação. Se estiver fazendo isso em linha de comandos, pode usar o prefixo "sudo" antes do comando de remoção. Se estiver usando o gerenciador de arquivos gráfico (nautilus, não? Não conheço tanto o gnome, uso só o KDE), tem que abrir esse gerenciador em modo root.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Enael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2011, 11:16 »
bom dia,

cá estou novamente, este arquivo que devo remover, o "/var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state", simplesmente entro no diretório e excluo ele? Se for dessa forma, estou com outro problema, não consigo excluir ou mover nenhum arquivo dentro dos diretórios do Sistema de Arquivos, simplesmente não consigo excluir ele. Com o comando sudo service network-manager restart iniciou o gerenciador, mas continua exibindo a mensagem "o dispositivo não é gerenciavel".

Conto com a ajuda de vocês.

Obrigado!!!
Sim, é pra excluir. Você precisa de privilégio de administrador pra fazer essa operação. Se estiver fazendo isso em linha de comandos, pode usar o prefixo "sudo" antes do comando de remoção. Se estiver usando o gerenciador de arquivos gráfico (nautilus, não? Não conheço tanto o gnome, uso só o KDE), tem que abrir esse gerenciador em modo root.

humm, sim, sim estou tentando excluir ele usando o gerenciador de arquivos gráfico(é Nautilus mesmo), como faço para abrir ele em modo root? Perdoem-me minha ignorância, mas, qual é o comando para excluir o arquivo por linha de comando?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #11 Online: 16 de MAR?O de 2011, 11:36 »
Abrir o nautilus como root:

gksudo nautilus

Remover um arquivo como root:

sudo rm arquivo

Muito cuidado ao remover arquivos, os arquivos removidos, por padrão, não vão pra lixeira, vão pro "limbo". Não é simples recuperar um arquivo apagado indevidamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Enael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #12 Online: 16 de MAR?O de 2011, 12:51 »
Abrir o nautilus como root:

gksudo nautilus

Remover um arquivo como root:

sudo rm arquivo

Muito cuidado ao remover arquivos, os arquivos removidos, por padrão, não vão pra lixeira, vão pro "limbo". Não é simples recuperar um arquivo apagado indevidamente.

zekkerj

consegui excluir o arquivo "/var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state" e reiniciar o "network-manager", porém a mensagem "o dispositivo não é gerenciável" permanece e continua sem detectar redes wireless.

Não tenho que instalar mais nenhum pacote para poder identificar e conectar em redes wireless?  Sei lá, não sei o que posso estar fazendo errado!!!

Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #13 Online: 16 de MAR?O de 2011, 12:59 »
Execute os comandos abaixo numa janela de comandos e e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network

iwconfig wlan0

ifconfig -a

nm-tool
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Enael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.10 não detecta rede wireless
« Resposta #14 Online: 16 de MAR?O de 2011, 13:08 »
Execute os comandos abaixo numa janela de comandos e e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network

iwconfig wlan0

ifconfig -a

nm-tool


sudo lshw -C network


*-network               

       description: Ethernet interface

       product: NetLink BCM5906M Fast Ethernet PCI Express

       vendor: Broadcom Corporation

       physical id: 0

       bus info: pci@0000:05:00.0

       logical name: eth0

       version: 02

       serial: 00:1e:ec:56:c5:0a

       capacity: 100MB/s

       width: 64 bits

       clock: 33MHz

       capabilities: pm vpd msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation

       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=tg3 driverversion=3.110 firmware=sb v3.04 latency=0 link=no multicast=yes port=twisted pair

       resources: irq:45 memory:55200000-5520ffff

  *-network

       description: Wireless interface

       product: AR5001 Wireless Network Adapter

       vendor: Atheros Communications Inc.

       physical id: 0

       bus info: pci@0000:06:00.0

       logical name: wlan0

       version: 01

       serial: 00:22:69:1d:56:46

       width: 64 bits

       clock: 33MHz

       capabilities: pm msi pciexpress msix bus_master cap_list ethernet physical wireless

       configuration: broadcast=yes driver=ath5k driverversion=2.6.35-27-generic firmware=N/A latency=0 link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11bg

       resources: irq:19 memory:54100000-5410ffff

iwconfig wlan0


wlan0     IEEE 802.11bg  ESSID:off/any 

          Mode:Managed  Access Point: Not-Associated   Tx-Power=20 dBm   

          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off

          Power Management:off

ifconfig -a

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:1e:ec:56:c5:0a 

          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1

          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0

          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0

          colisões:0 txqueuelen:1000

          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

          IRQ:18



lo        Link encap:Loopback Local 

          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0

          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina

          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1

          pacotes RX:12 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0

          Pacotes TX:12 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0

          colisões:0 txqueuelen:0

          RX bytes:720 (720.0 B) TX bytes:720 (720.0 B)



wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:22:69:1d:56:46 

          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1

          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0

          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0

          colisões:0 txqueuelen:1000

          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)



nm-tool



NetworkManager Tool



State: connected



- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------

  Type:              Wired

  Driver:            tg3

  State:             unavailable

  Default:           no

  HW Address:        00:1E:EC:56:C5:0A



  Capabilities:

    Carrier Detect:  yes



  Wired Properties

    Carrier:         off





- Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------

  Type:              802.11 WiFi

  Driver:            ath5k

  State:             unmanaged

  Default:           no

  HW Address:        00:22:69:1D:56:46



  Capabilities:



  Wireless Properties

    WEP Encryption:  yes

    WPA Encryption:  yes

    WPA2 Encryption: yes



  Wireless Access Points