Autor Tópico: Contabilidade/Folha de Pagamento: Sistemas integrados nativos do Linux  (Lida 7128 vezes)

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Buenas Ubuntistas!

Estou abrindo esse tópico para o pessoal que trabalha na área da Contabilidade, Escrita Fiscal, Folha de Pagamento/RH etc debater sobre sistemas integrados que tenham versões nativas do linux (ou não).

Hoje existe uma infinidade de sistemas de contabilidade, mas a maioria esmagadora é para Windows, sem versão para o linux, apenas servidores de Banco de Dados.

Aqui no RS, dos sistemas que conheço, na minha opinião, dois têm destaque: Domínio e Data Cempro, porém ambos não possuem um cliente compatível com linux, apenas o servidor do banco de dados tem versão nativa.
(Estou desconsiderando Wine, pois é frequente os programas que não funcionem 100% via vinho tinto, porém ainda não testei o    
ContabMilenium da Data Cempro no Wine, pois primeiro estou dando preferência à programas nativos do sistema que são menos vulneráveis a bugs)


O que me traz aqui é: que sistemas integrados nessas áreas existem hoje com versão nativa do linux, que sejam tão bons quanto os citados acima, em questão de segurança, atualizações, eficácia, confiabilidade e funcionabilidade.

O foco não é nos programas open source(que na maioria são estáticos), que apesar de serem ótimos para estudo, no dia a dia de um escritório é preciso um sistema atualizado em relação ao fisco, que tenha um bom suporte ao contador e demais profissionais da área.

Pesquisando no mestre Google, encontrei vários programinhas Open Source que tem um foco somente gerencial, que não suprem a necessidade do fisco, justamente por não serem constantemente atualizados.

Aí fica minha questão, que softwares os ubuntistas tem à disposição nessa área (Comerciais/OpenSource) ??
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

Offline diego.weis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Contabilidade/Folha de Pagamento: Sistemas integrados nativos do Linux
« Resposta #1 Online: 14 de MAR?O de 2011, 13:15 »
Olá Gabr1990!

Sou contador e utilizo ubuntu 10.04 LTS 64 bits. Na grupo empresarial em que trabalho, adotamos o Protheus, da Totvs, ele é multiplataforma e esta sempre atualizado em relação à legislação fiscal e tributária. Ressalto porém que não se trata de um software voltado a atender somente a parte contábil/fiscal, trata-se de um ERP completo.

Existem ainda alguns programas necessitamos e que não estão disponíveis para o linux, como por exemplo o SICALC, ou até mesmo o DACON. Para estes casos, ao invés de usar o wine, optei por uma máquina virtual com 1 gb de ram, funciona perfeitamente bem.

Att.
We can be free.
Ubuntu 10.04 LTS 64bits.

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Re: Contabilidade/Folha de Pagamento: Sistemas integrados nativos do Linux
« Resposta #2 Online: 14 de MAR?O de 2011, 13:58 »
Olá Gabr1990!

Sou contador e utilizo ubuntu 10.04 LTS 64 bits. Na grupo empresarial em que trabalho, adotamos o Protheus, da Totvs, ele é multiplataforma e esta sempre atualizado em relação à legislação fiscal e tributária. Ressalto porém que não se trata de um software voltado a atender somente a parte contábil/fiscal, trata-se de um ERP completo.

Existem ainda alguns programas necessitamos e que não estão disponíveis para o linux, como por exemplo o SICALC, ou até mesmo o DACON. Para estes casos, ao invés de usar o wine, optei por uma máquina virtual com 1 gb de ram, funciona perfeitamente bem.

Att.

Nossa, parece ser um excelente sistema!

Mas pelo que percebi ele tem um foco nas grandes empresas...

Eu estava me referindo mais a sistemas integrados do segmento da contabilidade/rh, com foco na contabilidade e acessoria empresarial nas pequenas e médias empresas, assim como o Domínio Contábil e o ContabMillenium da Data Sempro, que trazem uma solução mais simplificada, integrando contabilidade gerencial + fiscal + folha de pagamento o que acaba sendo a solução mais ideal para escritórios de contabilidade!  :D

Na empresa em que trabalho utilizamos o Dimínio Contábil Plus:
http://www.dominiosistemas.com.br/produtos/contabil-plus

É um excelente sistema, mas não existe compatibilidade nenhuma com linux...

Mas mesmo assim muito obrigado pela dica diego.weis!

Um grande abraço!
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2011, 14:02 por Gabr1990 »
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Contabilidade/Folha de Pagamento: Sistemas integrados nativos do Linux
« Resposta #3 Online: 14 de MAR?O de 2011, 14:55 »
Você já deu uma olhada no openBravo ?

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Re: Contabilidade/Folha de Pagamento: Sistemas integrados nativos do Linux
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2011, 11:49 »
Você já deu uma olhada no openBravo ?

Obrigado por responder ;D, mas o openBravo é ERP, ele é um sistema de gerenciamento para grandes empresas, na verdade estou procurando um sistema para o profissional prestador de serviços contábeis, que trabalhe com escrituração contábil + fiscal + folha de pagamento. Como os programas nativos do windows que citei antes.

Mas mesmo assim, vlw cara  :D

Continuo procurando, se alguém souber de algo me avise! Obrigado.

Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D