Não sei de onde você tirou isso... Dizer que o terminal não é necessário, só se for para o usuário final. Acho que deixei bem claro que o terminal é necessário para os desenvolvedores...
Ué, tirei de suas próprias afirmações. Disse: "O terminal é fundamental.". O ponto final encerrou seu pensamento. Não fez referencia nesta afirmação a programadores apenas. Não ficou claro que a afirmação era apenas para desenvolvedores.
Que o terminal é necessário para desenvolvedores é o que os que prefere a operação pela interface intuitiva tentam explicar. Não é necessário (embora no Linux sim) para o usuário final. Podia ser uma opção e não obrigatoriedade.
Sem dúvida o Win95 foi uma revolução. Mas não me lembro do Win95 ser tão intuitivo e fácil de operar assim.
Comparado ao MS-DOS era sim! Na inicialização do sistema ele apresentava janelas com instruções de como operar-lo. No MS-DOS aparecia um breu e se não soubesse comanda-lo não usava-o.
Se não gosta do desenvolvimento gradativo das distribuições gratuitas paciência, só não venha dizer que você não tem opção.
Gosto sim. Gosto e apoio. Não direi que não tenho opção por que não tem cabimento. Mas posso dizer que não tenho opção gratuita livre de certas operações, que para mim são confusas e de rara compreensão, no terminal.
Esse assunto do terminal é muito simples, como outros colegas já definiram, se não quer usar o terminal... é só não usar!
Não é tão simples quanto parece. Há operações que só são possíveis no terminal, como a instalação de um programa que baixou na Internet. Quem está habituado a apenas dar um clique e instalar numa boa ficará confuso com a não tão simples instalação pelo terminal (não tão simples em relação ao simples clicar de um mouse, por que instalar pelo terminal não é um bicho de sete cabeças mas não se faz sozinho).
Acho discussões como essa muito produtivas. Novas ideias se difundem e remodelam opiniões. O ponto de vista do usuário boi, por exemplo, é interessante (embora ele tenha ofendido a aqueles que preferem a praticidade do ambiente gráfico)
A produção de software exige tempo, paciência, conhecimento técnico, dinheiro. Infelizmente, muita gente nem tem noção do valor de um software, talvez pela facilidade em se copiar.
Mas é possível discordar do que ele disse:
Eu é que terei que me adaptar ao mundo, não o contrário. Com um sistema operacional é a mesma coisa.
Temos que nos adaptar ao mundo, concordo. Ele é grande e complexo demais para adapta-lo ao gosto de uma única pessoa. Mas não precisamos nos adaptar às nossas ferramentas. Ferramentas são feitas, já adaptadas para nosso uso, para que possamos realizar determinadas tarefas. Imagine que precisa serrar uma madeira e a única ferramenta a disposição é o martelo. É possível cortar a madeira com martelo com a mesma deficiência de um corte com o serrote?
"Cavalo dado não se olha os dentes"
De maneira alguma estou reclamando do sistema operacional Linux. Só estou opinando sobre seu aperfeiçoamento. Será um sistema ainda mais maravilhoso quando for possível opera-lo unicamente pelo ambiente gráfico e este deve ser intuitivo para que possa ser de fácil operação como acontece no Windows, que conquista a maior parte dos PCs.
Mas que fique claro uma coisa, NINGUÉM tem o direito ou poder de proibir usuários que não gostam de operar o Linux pelo terminal de usa-lo. Dizer: "se não gosta do terminal no Linux, não use Linux!" e coisas do tipo é no mínimo uma resposta preguiçosa e pessimamente elaborada...