Autor Tópico: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão  (Lida 16720 vezes)

Offline RodrigoDavy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Online: 11 de MAR?O de 2011, 17:33 »
Eu uso o Ubuntu 10.10 - 64 bit.
Quando inicio meu computador, ele se conecta a rede wireless sem problema nenhum.
Mas, quando eu abro o Google Chrome e entre no site do gmail,vem o aviso que algum aplicativo está pedindo minha senha do chaveiro padrão. Isto começou a acontecer quando fiz uma atualização do Ubuntu que incluía uma atualização no google chrome. E o mais estranho quando entre no site do gmail pelo firefox, ele não me pede a senha do chaveiro padrão.
Alguém tem ideia de qual aplicativo está pedindo minha senha e como faço para que ele pare de pedi-la?

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #1 Online: 11 de MAR?O de 2011, 17:41 »
Ola Rodrigo, va ate aplicativos->acessorios->senhas e chaves de criptografia clique em senhas/loguin com o direito do mouse e depois em "alterar senha" coloque a antiga senha e deixe a nova em branco.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #2 Online: 11 de MAR?O de 2011, 18:12 »
platão, isso não vai fazer com que o programa passe a ter acesso ao chaveiro sem precisar de senha?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Online platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #3 Online: 11 de MAR?O de 2011, 19:10 »
Ola Zek, sim, apesar de nao recomendar esse procedimento se o usuario faz loguim sem digitar seu usuario e senha ao entrar no Ubuntu( o correto e deixar padrao com senha para o chaveiro). Ele nao pede mais a senha para o chaveiro, mas para instalar programas é pedido a senha do usuario normalmente. 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline RodrigoDavy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #4 Online: 13 de MAR?O de 2011, 02:30 »
Platao: sua dica foi útil, obrigado. Mas aí vou deixar meu computador vulnerável (se bem que meu chaveiro padrão só guarda as senhas das redes wireless, que não devem servir para nada...).
De qualquer forma, este problema só dá no chrome, tô pensando em voltar a usar o Firefox ou talvez o Opera. Mas eu curti o Chrome, é uma pena, por isso que eu tentei o fórum...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #5 Online: 13 de MAR?O de 2011, 11:32 »
O fato de você saber que é o próprio chrome que está tentando acessar o chaveiro não resolve o problema? Afinal você abriu o tópico como "algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão". Não é mais algo desconhecido, é o chrome.

E se ele faz isso quando vc tenta acessar o gmail, pode estar procurando uma senha salva pra página.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RodrigoDavy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #6 Online: 14 de MAR?O de 2011, 11:20 »
zekkerj: Então, o problema é que eu se houver uma falha de segurança no chrome, posso estar abrindo o caminho para meu pc.
De qualquer forma, meu chaveiro padrão não tem a senha do meu email, pois eu não guardo minhas senhas no computador. Apenas as da rede wireless.
Tô desconfiando que o chrome tem mesmo alguma brexa de segurança, por isso que eu não tô querendo usar mais.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #7 Online: 14 de MAR?O de 2011, 12:34 »
Brechas? Vc quer dizer canyons, né?
Agora mesmo um cara do Hardware.com.br (antigo Guia do Hardware) descobriu que além do Chrome, além de enviar informações sobre tua máquina pra Google, ainda há traffic shaping nos sites da google contra outros navegadores. Ou seja, o chrome só é mais rápido pq a Google torna os outro mais lentos.

Assim é fácil, né?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RodrigoDavy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #8 Online: 15 de MAR?O de 2011, 21:49 »
Valeu pelo aviso, desinstalei o Chrome depois de saber disso.
Agora é escolher entre Firefox ou o Opera. Valeu pela ajuda!

Offline queensman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2011, 04:10 »
Em relação ao chaveiro pedindo senha, eu resolvi esse problema mudando o login, antes ele era automático, agora eu tenho que digitar a senha, e não tive mais problemas nem precisei deixar a senha do chaveiro em branco, mas o que eu pude perceber em relação a esse problema...desde que instalei o ubuntu 9.10 e depois o 10.04 ( que estou usando ) nunca havia acontecido isso, foi na semana passada que após alguma atualização, ao iniciar o chrome ele mostrava uma mensagem dizendo que não foi possível guardar minhas preferências, dando uma olhada na net, verifiquei que alguns usuários dizem ser um problema do gnome, pois não é normal ele ficar pedindo a senha, pois o chaveiro tem de iniciar junto com o sistema, e isso não esta acontecendo, como não tenho muito conhecimento técnico nem muito tempo não pude averiguar o problema.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2011, 07:47 »
O chaveiro é iniciado quando algum programa pede pra armazenar uma senha de forma centralizada. Um exemplo: o Gerenciador de Redes pode usar o chaveiro do sistema pra armazenar senhas de conexões wireless e 3G.

O que deve estar acontecendo é que o Chrome está tentando usar o chaveiro do sistema pra armazenar as senhas de acesso às páginas. Firefox e Opera não fazem isso pois têm armazenamento próprio.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2011, 15:50 »
Isso estava ocorrendo em meu computador tanto no Chromium como no Google Chrome. Consegui contornar este problema configurando os navegadores para nunca memorizar senhas de sites. Foi uma forma mais segura e eficaz.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Beveraysa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #12 Online: 27 de MAR?O de 2012, 22:41 »
Isso também. acontece comigo, que uso 11.04. E concordo com o colega que diz que é algo desconhecido, ou no minimo não informado, pois quando peço para ver detalhes sobre quem ou o que está pedindo a senha, não há informações disponíveis.  Outra coisa, apos digitar a senha, cerca de 5min depois meu HD dispara e consome todos os recursos da maquina, fica congelando. Percebi que apos este processo começar, só volta ao normal cerca de 20min depois. Se não digito a senha isso não acontece e navego normalmente. Acho que isso devia ser melhor esclarecido. Cheguei a fazer o procedimento da senha em branco mas a maquina ficava travando, e resolvi voltar a situação anterior.

Offline gpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
    • www.gpr.ppg.br
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2012, 09:41 »
Ola Rodrigo, va ate aplicativos->acessorios->senhas e chaves de criptografia clique em senhas/loguin com o direito do mouse e depois em "alterar senha" coloque a antiga senha e deixe a nova em branco.

nossa isso vai ser otimo para mim.
que me incomoda a usar o google chrome e toda hora ficar pedindo senha dessa chave em alguns sites.

aabraços,
gpr.

Ubuntu Studio

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Algo desconhecido está pedindo a chave do meu chaveiro padrão
« Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2012, 11:25 »
É por isso que excluir a conta do gmail. O google está invadindo a privacidade e muita gente aceita isso com a maior naturalidade. Eu tô fora, nem o navegador dela uso. Não gostava o firefox porque o mesmo usava muita memória RAM, mas o 13 está bom. Parece que corrigiram tudo.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5