Probleminha na GRUB

Iniciado por MOSJ, 09 de Março de 2011, 17:50

tópico anterior - próximo tópico

MOSJ

Oi pessoal, à cerca de um mês comprei um PC velho para colocar no meu quarto... Daí acabei optando por colocar o ubuntu, mas como esse computador não tem drive de cd/dvd, tirei o velho hd IDE e formatei-o pelo meu outro PC. Por algum motivo que eu desconheço, mesmo sem o windows instalado nesse HD ou sem que eu tenha mechido em nenhuma configuração, quando eu conectei esse HD no computador do quarto e liguei o PC, a grub apareceu, pedindo pra selecionar o OS. Era possível escolher entre o Linux e o Windows (?).

Depois de um tempo de pesquisa, encontrei o Grub Customizer, que eu instalei e sai excluindo as entradas da GRUB como se não houvesse amanhã.

:'( :'( :'( :'(

Agora quando eu ligo aquela bagaça não entro em nenhum sistema operacional e eu não conheço nenhum comando lá.
Só não me digam que eu vou ter que formatar aquela bagaça.

Eu realmente preciso de um modo de acessar o sistema, porque tem um trabalho de escola nele e eu preciso continuá-lo.

----

E outra dúvida boba, é possivel fazer com que o ubuntu mude de wallpaper de tempos em tempos automaticamente, como no windows 7? É a única coisa que eu sinto falta (na verdade, disso e de minecraft)...

MOSJ

Acho que encontrei um modo que facilita pra mim, mas ainda preciso da ajuda de vocês. Deixe-me explicar melhor a situação:

Eu tenho dois computadores, sendo que um deles não tem drive de CD e não dá boot pelo pendrive. Quando decidi colocar o ubuntu no PC sem drive, tirei o HD dele e coloquei no outro pc, onde formatei pelo pendrive. Quando voltei com o HD para o computador sem drive, o GRUB aparecia, mesmo com apenas um sistema no HD. Então, eu encontrei uma forma de editar o GRUB no linux, e pelo grub customizer exclui as entradas do windows e desativei a entrada do linux, pensando que assim o linux iria entrar automaticamente depois do boot. Entretanto, quando ligo o PC, logo após o boot aparece uma tela em modo de texto, como um terminal. Não conheço nenhum comando, já tentei de tudo mas não adianta, eu não consigo acessar o Ubuntu, nem se eu der o boot no PC do quarto ou no PC que eu estou usando agora.

A situação é o seguinte: No HD de 500 GB sata, eu tenho o windows 7 e o openSUSE por dualboot.
E no HD 30GB IDE, eu tenho apenas o ubuntu.

Pelo openSUSE, descobri que o ubuntu está instalado no HD 30 GB IDE em /dev/sda1. Entretando, não posso acessar os arquivos da partição do windows ou mesmo do outro linux pelo openSUSE, parece que ele está bugado.

Por favor me ajudem, eu não quero desistir do Linux novamente...  :-[

PS: Eu não editei o primeiro post porque já faz um certo tempo que eu abri o tópico.

R.C.S.L.

MOSJ,

O computador usado para formatação do HD IDE possui leitor de DVD? Acredito que a instalação do Ubuntu tenha reconhecido o Windows instalado no HD Sata. Nesse caso, o certo seria desconectar o HD Sata (para que a instalação do Ubuntu não encontre o Windows do outro HD) para instalar o sistema no HD IDE.
Use um Live CD do Ubuntu para fazer um backup dos arquivos do HD IDE (caso hajam) e formate novamente.

Abraços,
R.C.S.L.

Rodrigo-live

olha não sei se estou certo mais comigo já aconteceu de eu remover o windows depois de está com o ubuntu instalado em duaboot, o que aconteceu ? simples o grub reconhecia as entradas do windows do mesmo jeito como se ele ainda existisse. então eu segui um processo muito básico , atualizar as entradas do grub com o seguinte comando:
sudo update-grub .
quanto a questão do wallpaper você já ouviu falar do wallpapoz ? ele é ótimo eu uso aqui em meu maverick , ele muda as imagens da area de trabalho em um tempo programado por vc :)
igual ao win-.-'7
boa sorte !
"apt-get is currently not installed. You can install it by typing 'apt-get install apt'"