Conexão wireless fica caindo e não volta

Iniciado por tgklohn, 07 de Março de 2011, 08:46

tópico anterior - próximo tópico

tgklohn

Saudações a todos. Sou usuário do Ubuntu 10.10, possuo um roteador D-Link Wireless 150 e estou tendo o seguinte problema: agora estou conectado e tal, mas minha conexão só vai durar algo em torno de 10 minutos. Depois da queda da conexão eu só consigo re-estabelecê-la reiniciando o computador, não adianta ficar clicando no ícone da conexão wireless e entrando com a senha. O mais estranho é que já uso essa conexão wireless há um ano e nunca tive problema algum com ela. Já fiz atualização do sistema (sempre faço), mas o problema persiste.

zekkerj

Qual é a marca/modelo do seu computador?

O problema surgiu recentemente, após alguma alteração?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tgklohn

Trata-se de um desktop simples, NeoPC. O problema iniciou há uma semana exatamente. Suspeito que depois de alguma atualização que fiz.

zekkerj

Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network

iwconfig wlan0

ifconfig -a

nm-tool
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tgklohn

Eis como estou:

tgklohn@tgklohn:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for tgklohn:
 *-network              
      description: Ethernet interface
      product: VT6102 [Rhine-II]
      vendor: VIA Technologies, Inc.
      physical id: 12
      bus info: pci@0000:00:12.0
      logical name: eth0
      version: 78
      serial: 00:0f:ea:ae:e3:a8
      size: 10MB/s
      capacity: 100MB/s
      width: 32 bits
      clock: 33MHz
      capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
      configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=via-rhine driverversion=1.4.3 duplex=half latency=64 link=no maxlatency=8 mingnt=3 multicast=yes port=MII speed=10MB/s
      resources: irq:23 ioport:c400(size=256) memory:ea011000-ea0110ff
 *-network
      description: Wireless interface
      physical id: 1
      bus info: usb@1:8
      logical name: wlan0
      serial: 00:1a:3f:53:0b:c9
      capabilities: ethernet physical wireless
      configuration: broadcast=yes driver=rt73usb driverversion=2.6.35-27-generic firmware=N/A ip=152.167.0.101 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11bg
tgklohn@tgklohn:~$

tgklohn@tgklohn:~$ iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11bg  ESSID:"thiago"  
         Mode:Managed  Frequency:2.412 GHz  Access Point: 00:26:5A:9E:9F:D4  
         Bit Rate=18 Mb/s   Tx-Power=27 dBm  
         Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
         Power Management:on
         Link Quality=44/70  Signal level=-66 dBm  
         Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
         Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

tgklohn@tgklohn:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:0f:ea:ae:e3:a8  
         UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
         pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
         Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
         colisões:0 txqueuelen:1000
         RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
         IRQ:23 Endereço de E/S:0xa000

lo        Link encap:Loopback Local  
         inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
         endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
         UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
         pacotes RX:73 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
         Pacotes TX:73 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
         colisões:0 txqueuelen:0
         RX bytes:18137 (18.1 KB) TX bytes:18137 (18.1 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:1a:3f:53:0b:c9  
         inet end.: 152.167.0.101  Bcast:152.167.0.255  Masc:255.255.255.0
         endereço inet6: fe80::21a:3fff:fe53:bc9/64 Escopo:Link
         UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
         pacotes RX:150 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
         Pacotes TX:218 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
         colisões:0 txqueuelen:1000
         RX bytes:83677 (83.6 KB) TX bytes:50679 (50.6 KB)

tgklohn@tgklohn:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
 Type:              Wired
 Driver:            via-rhine
 State:             unavailable
 Default:           no
 HW Address:        00:0F:EA:AE:E3:A8

Capabilities:
   Carrier Detect:  yes
   Speed:           10 Mb/s

Wired Properties
   Carrier:         off

- Device: wlan0  [Auto thiago] -------------------------------------------------
 Type:              802.11 WiFi
 Driver:            rt73usb
 State:             connected
 Default:           yes
 HW Address:        00:1A:3F:53:0B:C9

Capabilities:
   Speed:           48 Mb/s

Wireless Properties
   WEP Encryption:  yes
   WPA Encryption:  yes
   WPA2 Encryption: yes

Wireless Access Points (* = current AP)
   *thiago:         Infra, 00:26:5A:9E:9F:D4, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 60 WPA WPA2
   Ruzzarin:        Infra, 00:1E:E5:59:5E:F5, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 37 WPA
   linksys:         Infra, 00:21:29:A9:75:F3, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 37 WPA
   CASSIRO:         Infra, 00:21:91:33:7B:1B, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 45 WPA

IPv4 Settings:
   Address:         152.167.0.101
   Prefix:          24 (255.255.255.0)
   Gateway:         152.167.0.1

DNS:             152.167.0.1

zekkerj

Não tem a ver com o seu problema, mas... quem escolheu essa faixa de endereços que vc está usando?

tgklohn

Como assim? E o que há que não consigo reconectar, apenas reiniciando?

zekkerj

Estou pesquisando sobre seu problema.

Perguntei pq estranhei essa faixa de endereços que vc está usando (152.167.0.0/24). Não foi vc que a escolheu, foi?

tgklohn

Não, não fui eu, mas esse não é meu endereço verdadeiro, eu o modifiquei antes de postá-lo. Há determinadas coisas que não precisam ser descobertas, ainda mais em uma rede pública como essa, não é mesmo? E como você disse, não tem nada a ver com o problema.

Sei que "não há" vírus em Linux, mas esse meu problema me faz lembra uma vez, anos atrás, quando eu ainda usava o rwindows, quando peguei um vírus que só me dava 5 minutos de acesso à Internet e, consequentemente, de funcionamento da máquina antes dela dar pau, pois o problema só iniciava quando abríamos o navegador. Nos obrigávamos a ficar reiniciando o computador até que outras coisas acabaram dando um pau geral. Mas isso foi um outro computador, que hoje não existe mais...

zekkerj

Ah. Era 192.168.0.0/24, então. OK. Preocupação desnecessária, já que é um endereço privado, não acessível pela internet. Mas válida, todo cuidado é pouco. Quando for assim, substitua os números por XXX (e.g. xxx.xxx.0.0/24). Assim fica claro que você não quer divulgar o endereço, evita perguntas indiscretas. ()

Voltando ao assunto. Você conseguiria postar novamente a saída do comando "iwconfig wlan0" no momento em que a conexão cai?

tgklohn

Não consigo pegar o que me pedes durante a queda, mas depois é isso aí:

$ iwconfig wlan0
wlan0     IEEE 802.11bg  ESSID:off/any 
          Mode:Managed  Frequency:2.412 GHz  Access Point: Not-Associated   
          Tx-Power=20 dBm   
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on

zekkerj

Seu adaptador é USB externo, mesmo, não? Se você remove o adaptador e reconecta, tem algum efeito?

tgklohn

Sim, o receptor é externo. Acabei de desconectá-lo e conectá-lo novamente. E o computador restaurou a conexão sem problemas. Estou começando a desconfiar que a questão é com o provedor da Internet (a NET), mas porque eu consigo a conexão apenas reiniciando o computador nesses casos e não através do "administrador de conexões" (não sei se é assim que se chama a coisa) do Ubuntu?

zekkerj

Pode ser uma falha no gerenciador de rede.

Você confirma, então, que quando a conexão cai, se vc desconecta e conecta de volta o adaptador, ele retorna sem que vc precise reiniciar a máquina?

tgklohn

Confirmo. E confirmo outra coisa, descobri que quando a conexão cai, basta desplugar o receptor wireless e conectá-lo novamente à maquina para que o computador re-estabeleça a conexão sozinho. Do contrário só reiniciando a máquina. Mas eu nunca precisei fazer isso antes quando caiu alguma vez a conexão.