Autor Tópico: Tentando entender Gnome 3 e Unity.  (Lida 112232 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #120 Online: 15 de Maio de 2011, 23:21 »
Hoje fiquei muito satisfeito.
Tenho um notebook Acer Aspire 4736Z, Intel Pentium Dual-Core 2.10 GHZ, placa de vídeo GMA 4500 com chipset Intel Mobile 4series e 3 GB de RAM.
Até o Ubuntu 11,04 e o Gnome 3 não tive nenhum problema com esse hardware, muito pelo contrário.
Acontece que a partir da versão beta 1 do Ubuntu com Unity e da alfa do Fedora 15 com Gnome 3, a imagem da placa de vídeo simplesmente virou uma tela preta ou muito escura com apenas um borrão de imagem. Isso com Unity e Gnome 3. Sei que a placa é boa e tem aceleração 3D mas se não funciona com Unity e Gnome 3 o que fazer com o notebook já que o Gnome 2 já ficou há muito tempo na poeira? No PC com Nvidia os dois funcionam as mil maravilhas mas e o notebook, vou jogar fora?
Pensei no início que o problema era de driver mas depois de pesquisar muito na internet e não achar nada, vi nos dois sistemas  que os drivers estavam lá bonitinhos.
Deixei de lado o problema por algum tempo enquanto pensava numa possível solução.
Hoje resolvi pesquisar direto a minha máquina na internet ("Ubuntu 11.04 on Acer Aspire 4736Z") e eis que o primeiro link me envia para o Fórum Ubuntu Pt.
Resolvi de uma tacada só a instalação do Unity e do Gnome 3 no meu notebook.
O tópico é esse com a solução nesse.
Agradeço aos colegas pela solução e devo dizer que, agora com Unity e Gnome 3 no mesmo notebook, pude avaliar bem os dois e fiquei muito satisfeito : são duas magníficas interfaces e não é fácil escolher uma ou outra.
Me lembrei da expressão usada pelo Cristiano de Timóteo " não adianta o choreiro". Não é clcampos?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #121 Online: 18 de Maio de 2011, 06:21 »
Sobre Unity, dá pra dar uma olhada neste URL: http://askubuntu.com/questions/29553/how-can-i-configure-unity

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #122 Online: 19 de Maio de 2011, 20:40 »
Atolm-gtk3

Um exelente tema para o Gnome 3.

Download.

Descompacte o .zip, depois o .tar.gz e copie a pasta para /usr/share/themes.
Instalar pelo Tweak tool.

       

Quem já estiver com o Oneiric Ocelot o procedimento é o mesmo mas a instalação é pelo gsettings :
Código: [Selecionar]
gsettings set org.gnome.desktop.interface gtk-theme 'Atolm-gtk3'
Ubuntu Oneiric Ocelot caminhando para o Gnome 3 :
                 
Gnome 3 Fedora 15              Ubuntu Oneiric Ocelot                                            

Tema GTK = Atolm-gtk3; Tema de ícones = Crystal.
Tema Crystal : descompactar para /usr/share/icons.

« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 12:24 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #123 Online: 22 de Maio de 2011, 01:14 »
Onde encontro o Oneiric Ocelot para download?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #124 Online: 22 de Maio de 2011, 01:21 »
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82530.0.html

Lembrando que essa versao e pre-alfa.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #125 Online: 22 de Maio de 2011, 01:24 »
« Última modificação: 22 de Maio de 2011, 02:49 por lopp »

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #126 Online: 23 de Maio de 2011, 11:59 »
Uso o Unity e ainda tenho medo dele.
Fui ativar alguns efeitos pelo o CCMM e o o Ubuntu ficou maluco, não aparecia nem painéis nem nada. Tive que brincar de advinha para reabilitar os efeitos =(
Espero que o Unity melhore muito, ele é bem promissor.
Eu acredito que estes programas que estamos usando pra alterar as configurações do Unity não são os apropriados. Foram desenvolvidos pra outras interfaces  gráficas e ficam totalmente malucos. Eles não têm a capacidade de prova, ou seja, alterou, alterou! Se deu errado, já era! Provavelmente não estamos sabendo qual programa devemos usar ou talvez ainda nem tenham sido desenvolvidos. Lançaram uma unidade gráfica sem as devidas ferramentas ou não divulgaram quais meios apropriados devemos usar. Não penso que não queiram permitir que alterações sejam feitas. Plataformas fechadas são plataformas mortas! Também não acredito que estão querendo remeter as pessoas aos terminais de texto do final do século passado quando nos 80's qualquer procedimento era feito via linha de comando. Se dinossauros ainda resistem, Apple e Microsoft há muito já mostraram que o caminho é outro. Com o Unity, a Canonical está se antecipando ou talvez somente se adaptando às mudanças que novamente parecem estar acontecendo e pelas resistências, parece que não estamos querendo entender.
« Última modificação: 23 de Maio de 2011, 15:46 por lopp »

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #127 Online: 23 de Maio de 2011, 20:05 »
Tem alguma forma de fazer aparecer as miniaturas das janelas quando se põe o mouse em cima do ícone na barra do Unity? Se não, seria uma coisa que eu acho q deveria ser incorporada nas versões posteriores...

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #128 Online: 23 de Maio de 2011, 20:23 »
Tem alguma forma de fazer aparecer as miniaturas das janelas quando se põe o mouse em cima do ícone na barra do Unity? Se não, seria uma coisa que eu acho q deveria ser incorporada nas versões posteriores...
dá uma olhadinha na pagina 1 desta lista que o pintinho postou um video além de vários estudos sobre o assunto.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #129 Online: 23 de Maio de 2011, 21:32 »
Uso o Unity e ainda tenho medo dele.
Fui ativar alguns efeitos pelo o CCMM e o o Ubuntu ficou maluco, não aparecia nem painéis nem nada. Tive que brincar de advinha para reabilitar os efeitos =(
Espero que o Unity melhore muito, ele é bem promissor.
.
Tem alguma forma de fazer aparecer as miniaturas das janelas quando se põe o mouse em cima do ícone na barra do Unity? Se não, seria uma coisa que eu acho q deveria ser incorporada nas versões posteriores...
dá uma olhadinha na pagina 1 desta lista que o pintinho postou um video além de vários estudos sobre o assunto.

Complementando a informação do lopp, para ver as miniaturas é preciso habilitar o plugin Extra "Windows previews" pelo Gerenciador CCSM.
Do jeito que está o Compiz atualmente no Unity a melhor maneira de habilitar um plugin qualquer, que não veio habilitado por padrão, é inibindo a ferramenta que trata os conflitos entre os diversos plugins, do contrário vira uma bagunça só e pode inclusive quebrar o próprio Unity.
O caminho é esse : Preferências > Lista dos plugins > Desmarcar "Ordenação automática dos plugins" > Clicar em SIM na janela de advertência que se abre > Passar pela seta o plugin que se quer habilitar da coluna "plugins desabilitados" para a coluna "plugins habilitados" (no caso das miniaturas é o thumbnail) > Marcar novamente "Ordenação automática dos plugins".
Esse plugin das miniaturas pode ser usado dessa maneira sem problema.
Alguns plugins como "Dimensionar" e "Shift Switcher" tem mais ou menos a mesma função que é mostrar todas as janelas abertas na área de trabalho e pode-se escolher entre um ou outro.
Já no caso do cubo por exemplo, a simples marcação de "Cubo da área de trabalho" e "Girar Cubo" cria um conflito insolúvel com "Desktop Wall"
Desmarcando a "Ordenação automática dos plugins" vc consegue colocar o cubo para funcionar mas pode haver encrenca da grossa dependendo de cada sistema em particular.
A pior consequência que pode acontecer manipulando esses plugins é vc ficar sem o Unity (Painel superior e Dock) mas mesmo para isso tem solução :
1- na tela que abriu sem o Unity teclar Alt>F2 e digitar ccsm.
2- ou abrir o ccsm logando pelo Ubuntu Clássico ou pelo Clássico (sem efeitos).
3- nos dois casos (1 e 2) com o ccsm aberto, marcar de volta os principais plugins, principalmente esses quatro  da área de trabalho : "Ubuntu Unity Plugin", "Desktop Wall", "Expo" e "Viewport Switcher" (normalmente o Unity desaparece porque esses plugins são desmarcados durante as alterações).
Comigo isso já aconteceu mais de uma vez mas eu não me importava porque estava testando e para isso eu tenho uma partição separada para o que der e vier.
Agora, pra quem não quer encrenca é bom ter cuidado.
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 09:36 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #130 Online: 25 de Maio de 2011, 20:23 »
Citar
Complementando a informação do lopp, para ver as miniaturas é preciso habilitar o plugin Extra "Windows previews" pelo Gerenciador CCSM.
Do jeito que está o Compiz atualmente no Unity a melhor maneira de habilitar um plugin qualquer, que não veio habilitado por padrão, é inibindo a ferramenta que trata os conflitos entre os diversos plugins, do contrário vira uma bagunça só e pode inclusive quebrar o próprio Unity.
O caminho é esse : Preferências > Lista dos plugins > Desmarcar "Ordenação automática dos plugins" > Clicar em SIM na janela de advertência que se abre > Passar pela seta o plugin que se quer habilitar da coluna "plugins desabilitados" para a coluna "plugins habilitados" (no caso das miniaturas é o thumbnail) > Marcar novamente "Ordenação automática dos plugins".
Esse plugin das miniaturas pode ser usado dessa maneira sem problema.
Alguns plugins como "Dimensionar" e "Shift Switcher" tem mais ou menos a mesma função que é mostrar todas as janelas abertas na área de trabalho e pode-se escolher entre um ou outro.
Já no caso do cubo por exemplo, a simples marcação de "Cubo da área de trabalho" e "Girar Cubo" cria um conflito insolúvel com "Desktop Wall"
Desmarcando a "Ordenação automática dos plugins" vc consegue colocar o cubo para funcionar mas pode haver encrenca da grossa dependendo de cada sistema em particular.
A pior consequência que pode acontecer manipulando esses plugins é vc ficar sem o Unity (Painel superior e Dock) mas mesmo para isso tem solução :
1- na tela que abriu sem o Unity teclar Alt>F2 e digitar ccsm.
2- ou abrir o ccsm logando pelo Ubuntu Clássico ou pelo Clássico (sem efeitos).
3- nos dois casos (1 e 2) com o ccsm aberto, marcar de volta os principais plugins, principalmente esses quatro  da área de trabalho : "Ubuntu Unity Plugin", "Desktop Wall", "Expo" e "Viewport Switcher" (normalmente o Unity desaparece porque esses plugins são desmarcados durante as alterações).
Comigo isso já aconteceu mais de uma vez mas eu não me importava porque estava testando e para isso eu tenho uma partição separada para o que der e vier.
Agora, pra quem não quer encrenca é bom ter cuidado.

Vlw pela explicação. Agora percebi que as miniaturas estão meio confusas pois se tenho dois aplicativos abertos, constantemente é invertido a miatura. Ex.: firefox mostra terminal e vice-versa. Mas eu tô sentido falta das janelas gelatinosas, tem jeito de habilata-las como as miniaturas através das preferencias...

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #131 Online: 25 de Maio de 2011, 20:35 »
Vlw pela explicação. Agora percebi que as miniaturas estão meio confusas pois se tenho dois aplicativos abertos, constantemente é invertido a miatura. Ex.: firefox mostra terminal e vice-versa. Mas eu tô sentido falta das janelas gelatinosas, tem jeito de habilata-las como as miniaturas através das preferencias...

Pra somar, olha este vídeo ai também: http://www.youtube.com/watch?v=vVZvqQsU0MQ&feature=player_detailpage
« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 20:41 por lopp »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #132 Online: 26 de Maio de 2011, 00:01 »
Vlw pela explicação. Agora percebi que as miniaturas estão meio confusas pois se tenho dois aplicativos abertos, constantemente é invertido a miatura. Ex.: firefox mostra terminal e vice-versa. Mas eu tô sentido falta das janelas gelatinosas, tem jeito de habilata-las como as miniaturas através das preferencias...

Quando vc marca para habilitar as Janelas Gelatinosas diretamente, o ccsm  mostra o conflito com Snapping Windows.
Para habilitar as janelas gelatinosas vc tem que desabilitar Snapping Windows e isso "come" um pedaço do dock (Aplicativos e Arquivos e pastas) e mais o Painel superior que fica todo borrado.
Isso é revertido encerrando a sessão e iniciando outra ou reiniciando o sistema.
Nas preferências passando wobby (é o plugin das janelas gelatinosas) para o lado dos plugins habilitados não há nenhuma alteração no Unity.
Mas se vc passar snap (plugin de Snapping windows) para o lado dos desabilitados acontece o mesmo efeito no Unity (dock e painel superior).
Por isso acho que o compiz e o Unity ainda não estão falando a mesma língua.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #133 Online: 26 de Maio de 2011, 09:18 »
Olá

Achei o Gnome3 melhor que o Unity.

Motivos:
       o esquema de mostrar as janelas abertas, bastando encostar o mouse no canto superior esquerdo da tela.
       esse esquema mostra também as diversas áreas de trabalho e no rodapé as aplicações abertas, tipo a área de notificação antiga.
       a colocação dos menus da aplicação na própria janela da aplicação. No Unity os menus ficam na barra superior.
       a ferramenta Tweak Tool, que permite configurar temas, ícones e fontes. Permite inclusive colocar lançadores na área de trabalho.

Instalei no 11.04. Deu um pouco de trabalho para ajeitar tudo. Tem de tirar o Unity, senão não funciona.

Dicas: o Tweak Tool não vem instalado, tem de instalar.
          no menu onde aparece o nome do usuário, apertando a tecla "Alt" aparece a opção "Desligar ".

           

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Tentando entender Gnome 3 e Unity.
« Resposta #134 Online: 26 de Maio de 2011, 10:21 »
E o Unity-2D? Esqueceram do Unity-2D...

Estou usando em meu Note, que não tem suporte 3D por hardware. Aqui tem um vídeo que mostra ele: http://linuxlike.blogspot.com/2011/05/unity-2d-como-ocultar-automaticamente.html

Aliás, é uma vantagem do Unity sobre o GNOME Shell. O GNOME Shell não roda sem suporte 3D. Sem o GNOME Shell, o GNOME 3 fica assim: http://linuxlike.blogspot.com/2011/05/como-iniciar-o-gnome-3-sem-o-gnome.html

Desta forma, o Unity-2D é uma melhor alternativa para quem quer uma interface moderna em hardware precário  ;D

Sobre os antigos applets, no GNOME 3, eles aparecem na área de notificação - parte inferior da tela (não sei se todos, o Parcellite, por exemplo, aparece ali).

Enfim, uso o Unity-2D no Ubuntu 11.04 e GNOME Shell no Fedora 15 (já usei no openSUSE 11.4).

Quem não experimentou, não sabe o que está perdendo...
Quem não gostou, experimente um pouco mais...

Um ponto negativo em ambos, Unity e GNOME Shell: o gerenciamento de janelas. Pode ser mais bonito, elegante, enfim. Mas é cansativo, moroso, trabalhoso.

Para muitas janelas de um mesmo aplicativo, a visão de atividades do GNOME Shell é melhor. Para muitas janelas de aplicativos diferentes, o Lançador (dock lateral) do Unity é melhor.

Mas o antigo painel ainda ganha dos dois em termos de simplicidade e praticidade (no gerenciamento de janelas somente)!

A única vantagem que vejo no gerenciamento de janelas do Unty e do GNOME Shell é o foco na atividade. Você fica mais focado, se distrai menos.

Agora, com relação aos menus de aplicativos, não tenho do que reclamar. Muito, muito mais prático e intuitivo. É uma mistura de Terminal com interface gráfica. O melhor dos dois mundos. Uma, duas letrinhas, e o que você quer já está lá. Uma delícia. E neste quesito, até o momento, o Unity é superior ao GNOME Shell.

Terminal + interface gráfica = GNOME Shell

Interface gráfica * Terminal = Unity

E vice-versa...

PS: a barra lateral do GNOME Shell é mais bonita!
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 10:24 por rodrigo.miguel »