Autor Tópico: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia  (Lida 11993 vezes)

Offline antonioclopesmd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Online: 05 de MAR?O de 2011, 14:02 »
Alguém já instalou Linux Ubuntu 10.10 em um notebook Dell XPS 14 e conseguiu configurar a placa de vídeo NVIDIA 425M para funcionar normalmente no Linux?

Estou pensando em efetuar a compra deste XPS 14, mas vi em uns sites (http://www.nvnews.net/vbulletin/show....php?p=2389228 ou http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=144750  , por exemplo), que existe um problema do driver da NVIDIA para este modelo no Linux. Teve gente dizendo que não conseguia resolução de vídeo além de 800 x 600 quando usava esta placa no Linux.

O XPS parece interessante, mas gostaria também de rodar Ubuntu nele, além do Windows 7.
Se não conseguir rodar Ubuntu, vou procurar outro note (que use placa de vídeo ATI, por exemplo) e que rode Linux sem problemas.

Offline Jovan.Aksenow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #1 Online: 23 de MAR?O de 2011, 17:35 »
Boa tarde! eu comprei um Dell XS 14 , só que com a placa mais simples (420M) e o I5 480m, mas isso não vem ao caso.
devidoa  uma certa dose de falta de suporte e preguiça minha(melhor nem entrar em detalhes) reduzi a partição Windows e instalei o Ubuntu 10.10 ;D, porem me deparei com algo esquisito e dificil de explica, os recursos visuais do Ubuntu não são ativados qnd se instala os drivers da Nvidia, se não habilita-los fuciona redondinho. ???
Eu penso que talvez ele de algum conflito com o chipset intergrado de video do I5... apenas penso isso.
ligar pra Dell eles alegam que não dão suporte.
aproveito e peço ajud a quem possa me ajduar
Ninguem é incapaz de aprender ou de mudar só ter paciencia...
um dia teremos maior aceitação ao linux!

Offline Necrocyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sometimes you need fly before walk!
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2011, 11:39 »
Amigos eu tenho um XPS 14 Dell com placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 420M 1Gb e não consigo instalar de jeito nenhum os recursos gráficos da mesma, já fiquei meses e meses pesquisando uma forma de configurar e instala-la porém não obtive sucesso algum. Quando eu instalo o Ubuntu 10.10 ele identifica o driver de vídeo para download porém quando instala e reinicia ele volta só no modo texto e não consigo de jeito algum acessa-lo no modo gráfico.

Se alguém no mundo souber como instalar os drivers da minha placa de vídeo por favor me ajude.

O XPS 14  da Dell é um excelente notebook mas sem os seus recursos vai ser só mais um.

Valeu gente,Obrigado.
A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2011, 18:42 »
caro Necrocyber, o problema todo reside no fato do processador core i ter uma gpu (placa de video) integrado, e o note ter um placa de video discreta nvidia. o que acontece é que, por padrao, o note da boot usando sempre a gpu integrada (do core i), e quando voce instala os drivers da placa nvidia simplesmente da conflito na hora de bootar e vem em modo texto (no meu caso, nem isso, nada aparece).

nao sei ainda como andam as coisas para a nvidia, mas no caso de situaçoes semelhantes com placas ATI (meu caso, um core i5 com uma ATI 4550) um modulo adicionado a partir do kernel 2.6.35 permite que vc faça uma "troca a quente" de placa de video e, usando o driver livre da ATI, ativar todo o poder do video.

tenho topicos sobre isso aqui no forum, posto o link depois, tenho que ir.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Necrocyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sometimes you need fly before walk!
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2011, 15:14 »
Verdade Kriador eu li muito a respeito e fico pensando se não haveria uma forma de solucionar esse problema. Eu instalei o UCC(Ubuntu Control Center) e a partir dele eu simplesmente troquei o  processador gráfico de (Power Saving GPU) para (High Performance Graphic GPU) porém além de não conseguir habilitar o 3D da minha placa de vídeo, simplesmente não consigo instalar o driver. =/ É uma dor de cabeça enoooooorme eu já tentei de tudo, configurei o xorg manualmente porém nada adiantou. Pesquisando no canal do Ubuntu no Mirc eu consegui um link http://www.arachnoid.com/linux/dell_xps/ porém não tive tempo de ler ele ainda. Assim que tiver alguma novidade eu posto aqui.
Enquanto isso vamos todos nos empenhar em solucionar essa dor de cabeça. É um desperdício muito grande de potencial deixar a placa de vídeo como esta  :-\.

Kriador depois posta os links no fórum que você encontrou aí pra nós.
Valeu !!!
A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2011, 16:02 »
Necrocyber , pelo menos no caso da ATI nao ha como usar o driver proprietario, se tentar instala-lo o modulo de troca simplesmente nao funciona, para que funcione eu nao instalo driver algum, o que automaticamente usa o driver livre da ATI quando a mesma esta em uso.

ponderar sobre essas questoes sem o hardware pra testar é algo complicado, o script que criei (com base no que vi num blog italiano) me permite ver com mais precisao o que esta acontecendo (o ucc é mais transparante) e por isso tenho usado e recomendado o mesmo pra trabalhar com esses casos (ja que podemos alterar caso nao funcione corretamente).

se voce estiver disposto, poderiamos fazer algumas tentativas para ver os resultados, ja antecipando que ate minha ultima olhada nas especificaçoes do modulo de troca (VGAswicheroo) falava que ainda nao havia supor pra placas nvida, mas ja rolaram tres versoes do kernel desde entao, talvez ja haja suporte.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Necrocyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sometimes you need fly before walk!
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2011, 18:07 »
Opa já tentei de tudo e novas soluções serão muito bem vindas. Estou disposto sim a fazer os testes depois de alguns backups :D.
Espero as atualizações aqui no fórum. Valeu Kriador.

A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2011, 20:53 »
certo, vamos ver pelo menos se é possivel fazer a troca com a nvidia, vc disse que fez a troca no ucc mas talvez tenha so parecido fazer por que ao realizar a troca realmente o 3d deveria funcionar (na verdade ate sem fazer ele deveria). vamos começar por isso, vou dar os passos pra fazer a troca de placa de forma manual, vendo os resultados agente pode automatizar se der certo.

1 - de o comando

Código: [Selecionar]
lspci | grep VGA
e cola o resultado aqui. isso me mostrara os detalhes do seu video.
2 - certifique-se de que usa o kernel 2.6.35 ou superior
3 - desinstale qualquer driver de video que tenha por ventura instalado deixando o sistema como vem padrao
4 - de o comando
Código: [Selecionar]
cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch e cole o resultado aqui, isso nos dira que gpu esta ativa e o estado da outra (ligada ou desligada)

se ate foi tudo ok, entao voce podera tentar fazer a troca de gpu, para isso faça:

Código: [Selecionar]
sudo chown seu-usuario /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
echo DDIS /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
gnome-session-save --logout

caso nao use o gnome, basta matar o o servidor X de maior pid (ou entao diz que ambiente usa que agente adapta o comando)

quando fizer isso a sessao vai reiniciar e voltar pro gdm, ae é so logar e ver se placa mudou com o comando
Código: [Selecionar]
cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
se tiver mudado ja sera meio caminho andado, se nao... vamos ver opçoes :)

ps?: nao ha necessidade de backup, esses procedimentos nao representam qualquer risco para os seus dados, mas ser prevenido é sempre bom.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Necrocyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sometimes you need fly before walk!
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2011, 14:39 »
Opa gente blz, eu vi aqui o post mas não tive tempo ainda de sentar com meu notebook e postar aqui. Em breve posto aqui as especificações e vamos ver até onde isso vai chegar.


Valeu!!! :)
A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!

Offline Necrocyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sometimes you need fly before walk!
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2011, 22:05 »
Opa e aí Kriador como havia dito que faria seguem as respostas:

lspci | grep VGA
##########
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 18)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation Device 0df1 (rev a1)

cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
###########################
cat: /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch: No such file or directory  :-\

Bom como a partir daí o sistema retornou erro vou aguardar uma resposta pra dar continuidade.
Valeu Kriador.   :)

A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2011, 07:53 »
2 - certifique-se de que usa o kernel 2.6.35 ou superior
3 - desinstale qualquer driver de video que tenha por ventura instalado deixando o sistema como vem padrao

voce realizou esses passos? voce realizou algum tipo de procedimento para correçao do playmounth? se tiver seguido todos os passos o "cat" teria que dar certo.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Jovan.Aksenow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2011, 17:33 »
cat: /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch: Arquivo ou diretório não encontrado
aqui tmb ocorreu o mesmo erro, porem eu ja havia instalado os drivers da NV, e como tal, deu problema, e não iniciava em módo gráfico, ae ia eu lá, recuperação, restaurar driver anterior, e ja desinstalei tds driveers da Nvidia do sistema.

conversando com um professor ele falou q uma solução seria mudar o arquivo de incialização de video na mão e colocar o NVidia como principal... não lembro ao certo.
tmb estou disposto a ajudar pois to louco pra trabalhar mais com meu XPS com linux.
Obs.: sou inciante no linux tmb, mas no q puder tamos ae
Ninguem é incapaz de aprender ou de mudar só ter paciencia...
um dia teremos maior aceitação ao linux!

Offline Necrocyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sometimes you need fly before walk!
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2011, 21:57 »
Opa  gente demorei mas voltei, então eu tentei novamente o comando cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch porém é como eu já havia dito, não existe esse diretorio no meu pc. Como já havia falado o notebook está com o driver padrão instalado. A versão do meu Kernel é 2.6.35-generic(x86_64).

Valeu e abraços!! =D
A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2011, 07:42 »
rapaz, achei ontem a noite uma ppa que tem um patch pro modulo de troca pra fazer ele funcioanar com nvidia, aparentemente sem isso nao funciona (por isso o diretorio nao existe).

https://launchpad.net/~kayo-k11-4/+archive/nv-switcheroo

nao tenho como testar mas aparentemente esse patch consegue ativar o mudolo fazendo aparecer o diretorio e por sua vez permitindo a manipulaçao das gpus, favor testar.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Necrocyber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sometimes you need fly before walk!
    • Ver perfil
Re: Dell XPS 14 vs Ubuntu vs Nvidia
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2011, 12:35 »
Opa blz.
Vou testar aqui e posto assim que tiver tempo.



Valeu Kriador!!! =)
A informação é livre e sem ela não seríamos naaaaaada!!!