Problemas ao reconhecer memória ram de 1GB

Iniciado por hannibuntu, 24 de Fevereiro de 2011, 20:37

tópico anterior - próximo tópico

hannibuntu

Boa noite pessoal,

O meu problema é o seguinte: meu computador tem uma placa mãe Gigabyte VM800PMC, Pentium 4 e tinha 512 MB de RAM rodando Ubuntu 10.10 . Eu comprei um pente de memória DDR2 de 2 GB, no qual só foi reconhecido 1 GB.

A partir de pesquisa na net, troquei esse pente de 2 GB por 2 pentes de 1 GB cada, só que o problema persiste, só reconhece metade de cada pente de memória, ou seja de 1GB em cada memória só reconhece 512 MB.

Como teste coloquei esses mesmos 2 pentes em outro computador com placa mae Asus e S.O. Windows e foi reconhecido corretamente 1 GB em cada pente.

Obs: os 2 pentes de 1 GB que comprei foi seguindo a especificação do fabricante Gigabyte, pesquisei no site deles que um dos modelos de memória que essa placa mãe suporta seria da marca Kingston modelo KVR800D2N6.

Obs: já refiz a instalação do linux usando mídia diferente.

Alguém poderia me ajudar a descobrir como ter reconhecimento total na memórias?

Desde já agradeço a atenção de todos!

Tota

Ola,

Amigo, contar memória é uma função da Bios de sua maquina.

Se no p.o.s.t. da Bios já conta 1 gB, o problema é de sua placa mãe, não do Ubuntu.
CitarO mais incrível é que essa placa-mãe, segundo o fabricante, aceita processadores Core 2 Duo, mas se formos ver suas características ela só aceita freqüências de barramento (FSB) de 400 MHz, 533 MHz e 800 MHz. A questão é que a maior parte dos processadores Core 2 Duo usa barramento de 1.066 MHz, o que significa que se forem usados nessa placa-mãe funcionarão com clock abaixo do especificado, mas o fabricante não avisa isso explicitamente.
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1380

Qual ddr2 usou? => http://pt.wikipedia.org/wiki/DDR2_SDRAM

Com certeza isto não tem nada com o Ubuntu.

Movido provisoriamente para a sessão café com Ubuntu

hannibuntu

Tota,

Para ser mais exato com você, as memórias tem essas especificações abaixo

Memória Kingston KVR800D2N6/1G 1GB 800MHz DDR2 DIMM

Especificações

1GB 800MHz DDR2 Non-ECC CL6 DIMM

Detailed Specifications:
Standard 128M X 64 Non-ECC 800MHz 240-pin Unbuffered DIMM (DDR2, 1.8V, CL6)

O que posso fazer para obter a capacidade total dessas memórias?

Já agradeço seu post!!!

Tota

Entre na Bios e veja quanto foi contado de Ram.

Se der só 1gB, os pentes usados não servem para sua placa mãe.

[]'s

hannibuntu

Na bios acusa apenas 1 GB.

Acho que a solução é deixar assim mesmo ou tentar arrumar outras memórias.

Obrigado pela ajuda Tota!

Ainda bem que o problema não é o Ubuntu, não tenho a mínima vontade de retirá-lo do computador depois que o conheci hehe.

Vlw!!!!