Autor Tópico: Gnome 3.0 Beta Lançado  (Lida 23433 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #15 Online: 04 de MAR?O de 2011, 16:38 »
Pelo vídeo, não vi diferenças tão significativas entre o Gnome Shell e o Unity: ambos possuem uma única barra superior, dock lateral e menu tomando toda a área de trabalho. Contudo, achei o Unity menos confuso.

Se é verdade que por um lado você tem que mexer muito o mouse para acessar alguma coisa, por outro ficou mais fácil visualizar o que se quer acessar, por causa do tamanho e da disposição dos ícones tomando toda a tela, evitando as listas.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #16 Online: 04 de MAR?O de 2011, 17:17 »
Pelo vídeo, não vi diferenças tão significativas entre o Gnome Shell e o Unity: ambos possuem uma única barra superior, dock lateral e menu tomando toda a área de trabalho. Contudo, achei o Unity menos confuso.

Se é verdade que por um lado você tem que mexer muito o mouse para acessar alguma coisa, por outro ficou mais fácil visualizar o que se quer acessar, por causa do tamanho e da disposição dos ícones tomando toda a tela, evitando as listas.
Estou gostando do Unity, mas só por ver, o global menu, estilo Mac, o dock lateral , pode-se ocultá-lo etc. O Unity usa Compiz e o Gnome 3 , não.
Tem essa novidade :   http://design.canonical.com/2011/03/introducing-overlay-scrollbars-in-unity/
Usuário Linux- 449417

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #17 Online: 04 de MAR?O de 2011, 18:01 »
Pelo vídeo, não vi diferenças tão significativas entre o Gnome Shell e o Unity: ambos possuem uma única barra superior, dock lateral e menu tomando toda a área de trabalho. Contudo, achei o Unity menos confuso.

Se é verdade que por um lado você tem que mexer muito o mouse para acessar alguma coisa, por outro ficou mais fácil visualizar o que se quer acessar, por causa do tamanho e da disposição dos ícones tomando toda a tela, evitando as listas.

O dock lateral do Shell só aparece quando você acessa as atividades. No Unity é sempre presente - assim como o painel atual.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #18 Online: 04 de MAR?O de 2011, 18:56 »
Pelo vídeo, não vi diferenças tão significativas entre o Gnome Shell e o Unity: ambos possuem uma única barra superior, dock lateral e menu tomando toda a área de trabalho. Contudo, achei o Unity menos confuso.

Se é verdade que por um lado você tem que mexer muito o mouse para acessar alguma coisa, por outro ficou mais fácil visualizar o que se quer acessar, por causa do tamanho e da disposição dos ícones tomando toda a tela, evitando as listas.

O dock lateral do Shell só aparece quando você acessa as atividades. No Unity é sempre presente - assim como o painel atual.
Tinha visto um vídeo em que você mudava isso , era nas configurações do Compiz.Isso mudou?
Veja a imagem:  http://3.bp.blogspot.com/_O0F_AYYsBJM/TP6ZGgP69nI/AAAAAAAAAG8/mKv6V99IkFI/s1600/Captura_de_tela-4.png
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2011, 19:03 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #19 Online: 04 de MAR?O de 2011, 19:03 »
Também vi esse vídeo. Até onde sei, no Unity o dock lateral não oculta por padrão, mas você pode configurá-lo para isso.

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #20 Online: 05 de MAR?O de 2011, 20:42 »
Bem, finalmente foi lançado o beta do futuro Gnome 3.
Desde a primeira daily build que testei até hoje, posso dizer que mudei de ideia sobre o sistema. To achando ele bem fácil de mexer, diferente do começo, mas isso era de se esperar já que muita coisa foi melhorada.

Enfim, aqui vai um vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=CaQURsCnSjg&feature=player_embedded

Mais infos:
http://www.webupd8.org/2011/02/gnome-shell-29190-released-screenshots.html


Para quem quiser testar pode baixar um Live-CD do OpenSUSE ou Fedora.
Quem quiser compilar no Ubuntu:
http://www.webupd8.org/2010/10/install-gnome-shell-from-git-in-ubuntu.html


Esta disponível para download o Live-CD fornecido pelo propio Gnome.
www.gnome3.org

oi pessol do fórum, para uma análise do gnome 3.0 aqui

http://www.linux.com/learn/tutorials/ ... an-early-look-at-gnome-30

segundo a avaliação, o autor do texto ressalta que o novo gnome não tem flexilidade na produtividade do trabalho pessoal. o mais curioso foi saber que o desenvolvimento do gnome 3.0 foi totalmente baseado em experiências de um pequeno grupo de pessoas, ou seja, isto pode trazer problemas na sua usabilidade. recomendo a leitura!

vlw fwi, Holmes 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #21 Online: 06 de MAR?O de 2011, 00:13 »
Experimentei o Gnome 3 em dois Live CDs diferentes : OpenSuse e Fedora e mesmo entre os dois há diferenças.
O Live CD do Fedora na verdade não cabe num CD, tem que ser gravado em Pendrive.
O Gnome 3 tem além do dock - barra lateral esquerda - tem uma outra a direita, oculta e que mostra as áreas de trabalho.
A do OpenSuse é muito grande, aparentemente só suporta 2 áreas enquanto a do Fedora é um pouco mais discreta e vc pode ter quantas áreas quiser (fui aqui até quatro).
As janelas do OpenSuse não tem os botões de maximizar e minimizar mas com o botão dieito do mouse essas opções aparecem.
Vc pode tbém dar um duplo clique que a janela maximiza e outro duplo clique ela restaura mas não minimiza. No Unity tbém pode ser ssim.



Quanto ao Unity em relação ao Gnome 3 :
A organização dos menus é a mesma :



As barras laterais diferem em :
A do Unity vem com alguns ícones fixos enquanto a do Gnome 3 pode ser zerada :
       

O modo de adicionar ou retirar ícones é praticamente o mesmo :
         

O Unity tem um recurso a mais que não vi no Gnome 3 : dá pra arrastar o ícone e mudar de posição :


Dependendo da quantidade de ícones a barra do Unity estica ou encolhe (sanfona) e a do Gnome 3 alarga ou afina :
       

E a principal diferença : quando se abre uma janela a barra do Unity se auto oculta e reaparece se vc leva o mouse até a parte superior esquerda da tela, acima da barra. Todas as janela ficam minimizadas na barra (setinha branca no ícone). Para alternar entre janelas é só fazer a barra reaparecer com o mouse e clicar no ícone desejado.
 

No Gnome 3 é mais ou menos o contrário : a barra não se auto oculta mas com os mesmos movimentos do mouse as janelas é que vão para o centro da área de trabalho e o acesso a elas é feito por aí.


Na minha opinião o Gnome 3 dá um visual melhor no trato com as janelas mas o acesso a elas é mais simples pelo Unity.
De resto não há diferença ou há?
Importante : o Gnome 3 Live CD não funciona na placa de vídeo Intel.
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2011, 16:01 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline queensman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #22 Online: 06 de MAR?O de 2011, 08:47 »
Não consigo ficar omisso vendo tudo isso acontecer e quero expressar minha opinião, infelizmente ( já começa assim ) acredito que o gnome 3 ou unity ou gnome shell, não deveria ser usado em desktop, vi uns videos e acredito que esse ambiente caberia bem em note/netbooks, se o linux do jeito que é, já é criticado e ainda acusado de ser difícil de usar, imagina quando alguém que usa windows, ver uma janela sem os botões tradicionais, o menu que toma toda a tela parecendo um ubuntu netbook remix, não consigo ver pessoas em um escritório em na faculdade usando um sistema com esses ambientes, espero sinceramente que pelo menos haja uma opção de usar um gnome clássico ou coisa parecida, acredito que os desenvolvedores estão dando um passo maior do que a perna

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #23 Online: 06 de MAR?O de 2011, 09:59 »
Quem estiver interessado em desbrava-lo, segue o link para download
 ;D

http://www.gnome3.org/tryit.html
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2011, 10:15 por fabiorumor »

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #24 Online: 06 de MAR?O de 2011, 15:04 »
não consegui passar por este comando parte do link abaixo pois não entendo inglês

Run the image writer script: $ sudo ./image-usb-stick path_to_the_live_image.iso


Quem estiver interessado em desbrava-lo, segue o link para download
 ;D

http://www.gnome3.org/tryit.html
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #25 Online: 06 de MAR?O de 2011, 15:46 »
Copie a imagem iso baixada para sua pasta pessoal e rode direto no Terminal o comando :
chmod a+x ./image-usb-stick e depois com o Pendrive espetado :
sudo ./image-usb-stick.
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2011, 15:49 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #26 Online: 06 de MAR?O de 2011, 15:56 »
não consegui passar por este comando parte do link abaixo pois não entendo inglês

Run the image writer script: $ sudo ./image-usb-stick path_to_the_live_image.iso


Quem estiver interessado em desbrava-lo, segue o link para download
 ;D

http://www.gnome3.org/tryit.html
Olá rruela, saquei a imagem iso.
Abraço.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #27 Online: 07 de MAR?O de 2011, 17:31 »
Citar
Importante : o Gnome 3 Live CD não funciona na placa de vídeo Intel.
aqui funcionou o livecd do opensuse pelo boot, o do fedora ñ testei
depois de rodar pela 2ª vez o livecd do gnome3, começo a mudar um pouco meu conceito em relação ao gnome3
mas ainda acho um pouco lunático p/ usuários pouco habilidosos em pcs
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #28 Online: 07 de MAR?O de 2011, 17:42 »
Citar
Importante : o Gnome 3 Live CD não funciona na placa de vídeo Intel.
aqui funcionou o livecd do opensuse pelo boot, o do fedora ñ testei
depois de rodar pela 2ª vez o livecd do gnome3, começo a mudar um pouco meu conceito em relação ao gnome3
mas ainda acho um pouco lunático p/ usuários pouco habilidosos em pcs

Depois de cansar de tirar e por Live CD do Opensuse, resolvi instalar no HD para poder usar mais a vontade.
Acho que dá para instalar no virtualbox se vc quiser.
Na primeira tela que abrir digite na linha de comando : liveinstall.
Estou hoje praticamente só com ele. É bem legal de usar porque o movimento do mouse, para cima e para baixo é que dita as regras mas estou mais perdido que cego em tiroteio.
Por exemplo, fui imprimir e não tem impressora dectectada automaticamente nem sei onde posso procurar para tentar instalar.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Gnome 3.0 Beta Lançado
« Resposta #29 Online: 07 de MAR?O de 2011, 19:23 »
Não testei nem o Shell nem o Unity, mas gostaria de saber se o comando Alt+Tab para alternar entre as janelas foi abolido.