Autor Tópico: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA com Ubuntu 10.10 (Não Resolvido)  (Lida 10215 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #15 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 15:29 »
com tudo que for de pacotes .deb instalados quer para instalar o discador, quer para compilar driver, vou resumir aqui o que deve ser feito por você:

primeiro instale o dkms, depois instale o driver agrsm-11c11040_20091225_i386.deb e depois edite o arquivo alsa-base.conf que fica em /etc/modprobe.d usando o comando:

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

procure pela linha que contém:

options snd-hda-intel power_save=10

troque para:

options snd-hda-intel power_save=0

salve.

No terminal digite:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

Configure o discador gnome-ppp, use com base nas figuras deste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48619.msg283954.html#msg283954

Reinicie o PC e quando entrar no Ubuntu vá ao menu Aplicativos > Internet > GNOME PPP e quando ele abrir vá em configurações e na aba Modem clique no botão detectar e veja se ele vai colocar lá isto: /dev/ttyAGS3 ou isto /dev/modem

Veja na aba Opções, caso a conexão não se efetive se a opção verificar portadora está marcada e se estiver tente com ela desmarcada.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 15:38 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 15:37 »
Entendo... obrigado linuser104.

Farei a instalação e logo mais postarei a resposta.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 15:39 »
O synaptic está instado, não? Com ele, é possível gerar um script pra baixar e instalar os pacotes necessários, sem ter uma conexão direta com a internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #18 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 15:43 »
O synaptic está instado, não? Com ele, é possível gerar um script pra baixar e instalar os pacotes necessários, sem ter uma conexão direta com a internet.

Más eu tenho o ubuntu particionando o HD com o Windows 7 e não dá para isso. :(
Pelo menos é o que eu axo.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #19 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 15:45 »
O synaptic está instado, não? Com ele, é possível gerar um script pra baixar e instalar os pacotes necessários, sem ter uma conexão direta com a internet.

Más eu tenho o ubuntu particionando o HD com o Windows 7 e não dá para isso. :(
Pelo menos é o que eu axo.

O synaptic gera um script que você pode levar para o windows abri-lo como um arquivo de texto e ver os links do que é preciso baixar e na sequencia que isso deve ser feito, mas não tem muito haver no momento o que queremos fazer, até por que tudo que é necessário você tem ai já instalado ou baixado. Ou não?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 15:49 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #20 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 16:08 »
Cara é o seguinte, acabo de reiniciar o computador.
Instalei o build-essential pelo link do download, eu tentei pelo Live-CD más deu erro, o CD não continha todos os pacotes necessários para a instalação.
Após ter tudo instalado eu fui tentar mudar o valor da linha "options snd-hda-intel power_save=10" más ela não está no arquivo.

Estou ficando estressado já.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #21 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 16:17 »
Cara é o seguinte, acabo de reiniciar o computador.
Instalei o build-essential pelo link do download, eu tentei pelo Live-CD más deu erro, o CD não continha todos os pacotes necessários para a instalação.
Após ter tudo instalado eu fui tentar mudar o valor da linha "options snd-hda-intel power_save=10" más ela não está no arquivo.

Estou ficando estressado já.

Sei que ativar conexão discada por softmodems (ou winmodems) no linux é muito trabalhoso e modems HDA então é muito difícil, mas o que vale aqui é a perseverança e se você tiver sorte o seu irá funcionar, mas como disse antes, tem que tentar muita coisa, até por que eu não sou o maior entendido em modems Lucent/Agere e sim em modems Smartlink, mas estou seguindo o scanModem e suas dicas ok.

Sei também que é muito chato ficar toda hora reiniciando o PC para mudar de SO e fazer o que vou passando, o ideal seria ter dois PCs para ler o que digo em um e ir fazendo as dicas no outro (lada a lado).

Como você afirma que não tem tal linha, então basta colocar no final deste arquivo a linha indicada, ou seja:

options snd-hda-intel power_save=0
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #22 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 16:18 »
Ok, indo testar...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #23 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 16:19 »
para levantar seu moral, veja todos os textos deste link (quando puder):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78578.0.html

é outro caso de modem HDA, só que usa o driver smartlink, que o usuário já estava para desistir de tentar fazer o seu modem funcionar e aos 49 minutos do segundo tempo, hehehe, ele conseguiu com a minha ajuda ativar seu modem discado HDA.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #24 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 16:37 »
AHEhuiAUIEhiuAHeuiAHeiuA

Obrigado por levantar meu auto-astral :)

Más voltando aqui...

Coloquei ela como ultima linha configurei o Gnome-PPP e quando reiniciei o Ubuntu fui lá em detectar modem e não encontrou nada :(

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #25 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 16:48 »
AHEhuiAUIEhiuAHeuiAHeiuA

Obrigado por levantar meu auto-astral :)

Más voltando aqui...

Coloquei ela como ultima linha configurei o Gnome-PPP e quando reiniciei o Ubuntu fui lá em detectar modem e não encontrou nada :(

Algumas considerações:

Primeiro, você havia falado que tentou usar outros driver (agrsm048pci-2.1.60_20100108_i386.deb e 2.6.31  agrsm06pci-2.1.80_20100106_i386.deb), embora tenha recomendado o agrsm-11c11040_20091225_i386.deb ou o agrsm-11c11040-2.1.80~20091225.tar.bz2 e lendo o Readme deles é falado o seguinte:

Citar
Step 1
Uninstall any older version of the Agere soft modem driver by running
"make uninstall" from the directory containing the previously installed
Agere softmodem driver.

ou seja, como primeiro passo está pedindo para desinstalar qualquer versão mais antiga de driver.

Segunda consideração é que talvez esse driver só sirva para uma versão mais antiga do Ubuntu, por exemplo para o Ubuntu 10.04 e não para a sua versão. Isso pode ser válido pelo que li do arquivo 1st_Readme.txt bem aqui:

Citar
The 11c11040 support was originally for a Red Star Linux release with 2.6.20 kernel.
Updates to maintain compatibility with emerging kernels have been done by several volunteers.
The most recent patches are from Nikolay Zhuravlev <xxor@mail.ru> supporting
compiling into 2.6.32 kernels..

que pelo que me parece conseguiram compilar esse driver no kernel 2.6.32 que por sinal é o padrão do Ubuntu 10.04 e o do Ubuntu 10.10 é o 2.6.35 acho.

Então o que eu faria? Se fosse possível reinstalaria o Ubuntu 10.10 32bits e depois todos os pacotes do discador e para compilar o driver e seguiria as instruções já indicadas aqui ou então instalaria o Ubuntu 10.04 32bits e tentaria as discas com esse driver Lucent/agere nele.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 16:53 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #26 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 16:58 »
Se quiser tenta mais isso aqui (no Ubuntu 10.10 já instalado aí):

abre um terminal e digita:

sudo dpkg -r agrsm-11c11040

depois usa esse driver:

agrsm-11c11040-2.1.80~20091225.tar.bz2: http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/11c11040/agrsm-11c11040-2.1.80~20091225.tar.bz2

descompacta ele e dentro da sua pasta e pelo terminal digita:

sudo make module

sudo make install


reinicia o pc e tenta usar o discador gnome-ppp
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 17:01 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline booodeee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #27 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 17:05 »
Se eu reinstalar o Ubuntu 10.10 de que vai adiantar?

Estou conectado ao Ubuntu, peguei o Modem 3G do meu primo emprestado para ver se agora facilitaria para mim.

E se eu atualizasse o SO ja que estou com modem 3G?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #28 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 17:10 »
Se eu reinstalar o Ubuntu 10.10 de que vai adiantar?

Estou conectado ao Ubuntu, peguei o Modem 3G do meu primo emprestado para ver se agora facilitaria para mim.

E se eu atualizasse o SO ja que estou com modem 3G?

Isso de reinstalar não é o mais recomendado no linux, só falei sobre isso porque como não sei quantos driver você tentou aí, achei mais prático partir do zero, mas o correto seria entrar nas pastas dos driver que você tentou e não deu certo usar o comando:

sudo make uninstall

e naqueles que foram instalados por pacotes .deb:

sudo dpkg -r nome_do_pacote
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 17:20 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet Dial-Up em Notebook TOSHIBA
« Resposta #29 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 17:15 »
com uma conexão 3G o que facilitaria numa reinstalação seria usar a internet e o Synaptic para instalar os pacotes:

gnome-ppp_0.3.23-1ubuntu2_i386.deb
libasound2-dev_1.0.23-1ubuntu2_i386.deb
libuniconf4.6_4.6.1-1ubuntu1_i386.deb
libwvstreams4.6-base_4.6.1-1ubuntu1_i386.deb
libwvstreams4.6-extras_4.6.1-1ubuntu1_i386.deb
wvdial_1.60.4_i386.deb


e mais ainda:

dkms
make
gcc
build-essential
linux-headers-2.6.35-22-gener
ic

sem problemas de falta de alguma dependência.

e depois seguiria isso:

agrsm-11c11040-2.1.80~20091225.tar.bz2: http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/11c11040/agrsm-11c11040-2.1.80~20091225.tar.bz2

descompacta ele e dentro da sua pasta e pelo terminal digita:

sudo make module

sudo make install


reinicia o pc e tenta usar o discador gnome-ppp, depois de configurado é claro.

Mas como falei antes, nada é garantido, pois pode ser que o driver mais recente só sirva para linux com versão de kernel mais antigo do que o do Ubuntu 10.10 que é o 2.6.35.x
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 17:18 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].