Distro Linux em PC muito antigo

Iniciado por xluisfernando, 17 de Fevereiro de 2011, 22:06

tópico anterior - próximo tópico

xluisfernando

Parafraseando a Petrobrás, com o slogam "o desafio é a nossa energia", pretendo instalar uma distro linux em um PC que estava esquecido... Trata-se de um AMD K6 II 500 (sim, eles ainda existem...), com apenas 128 MB de RAM. Para piorar, isso está montado em uma placa SIS... O teclado usado é aquele de conector grande e o mouse é serial. o sistema conta com três portas USB 1.1.

Originalmente, ele estava com o Windows 98 e como tinha o objetivo de passá-lo para as crianças fazerem atividades escolares (isso sim é um controle parental, já que além dessas atividades esse hardware não deve fazer muita coisa), testei primeiro com o Windows XP SP3. Para minha surpresa, até consegui fazer a instalação e sistema carrega, mas... com muitas limitações.

Resumindo, pensei na possibilidade de usar uma distro linux como lubuntu reservar uma partição swap de uns 2GB. No entanto, todas as vezes que tentei instalar o ubuntu em uma PC SIS houve problemas.

Então, é possível ressuscitar um K6 II 500 montado numa placa SIS com 128 de Ram com uma distro linux? Qual distro seria mais adequada para isso? (preciso de uma recente, com kernel que reconheça modem 3G). Como é o reconhecimento do mouse serial pela distro? (na época do kurumin eu lembro que por live-cd o mouse serial não era reconhecido)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

abdo

boa noite luis

com estas configurações eu usava o kurumin
mas voce pode testar duas boas distros leves
o slitaz ou o puppy, este ultimo tem uma versão que usa repositorios do ubuntu

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

galactus

#2
Movido para o Café!

Qual versão oficial do Ubuntu em sua instalação padrão vai ser demais para essa máquina!

Tenta a dica do abdo mesmo, o Puppy Linux com os repositórios do Ubuntu, tem o Lucid Puppy: http://puppylinux.org/main/Download%20Latest%20Release.htm
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

xluisfernando

Tentei o lubuntu 10.04, que pelo que li ainda tinha suporte ao k6-2 450 e às placas hostis (VIA, SIS...). No entanto, acho que cheguei ao fim da linha. Como o teclado desse PC ainda é o de conector DIN (aquele grande e redondo), no meio da instalação, ainda na tela do lubuntu com a contagem de bolinhas o sistema trava e as luzes do teclado ficam piscando.

Na bios deixei ativada as funções USB e USB DOS, mas o teclado USB não é reconhecido. Aparentemente, nesse sistema em que a placa USB é PCI e da marca SIS, é preciso instalar drives para isso. Tentei melhorar um pouco o clock, usando 4.5 multiplicando o 100MHz do barramento (mais que isso deu pau...), mas a situação permaneceu na mesma.

No Windows XP, quando espeto o teclado USB ele começa o processo de instalação desses drives.

A minha única alternativa seria usar um argumento no boot que especificasse o teclado DIN e o mouse serial (ou pelo menos permitisse que o sistema procurasse esses drive no disquete. Mas, não tenho conhecimento para tanto.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Holmes

EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum