Ubuntu em cpu 550Mhz e 128MB de ram

Iniciado por nomade, 13 de Fevereiro de 2011, 11:40

tópico anterior - próximo tópico

nomade

Preciso saber qual versão do ubuntu ou de outra distro devo usar para rodar em um Pc com processador pentium III 550Mhz e 128MB de ram
Ubuntu Studio 22.04 LTS

BrunoPT

Pode experimentar o Xubuntu mas é provável que fique um pouco lento:
http://www.xubuntu.org/get

RonaldoRG

Processador de 550GHz ???

Você tem um super computador em casa  :o

Não seria 550MHz ?

T+.

Ubuntu 12.04

Strokes

Citação de: RonaldoRG online 13 de Fevereiro de 2011, 17:56
Processador de 550GHz ???

Você tem um super computador em casa  :o

Não seria 550MHz ?

T+.

Nossa, os trolls já chegaram por aqui...

@Topic
Cara, já lí em alguns lugares que o Ubuntu com Xfce.
Mas acho que o Ubuntu sem as apelações visuais fica leve, eu rodava num P3 550mhz com 386 de ram, ficava super de boa. Tenta comprar mais um ou dois pentes de memória se puder.
E não esqueça de fazer uma partição swap com bastante espaço. Não tenho certeza se o Ubuntu cria automaticamente uma grande ou com alguma esṕécie de cáculo.
Teste, e nos diga. Não vá pelo desempenho de um Live CD.

niquelnausea

... acredito que ate o ubuntu com xfce ficaria lento nessa configuração, talvez nem o livecd funcione. duas distros que talvez funcionem são o arch com openbox e o debian com openbox ou lxde.
primeiramente se você dissesse o que gostaria de fazer com esse pc. existem algumas distros voltadas para hardwares deste tipo, como o puppy por exemplo.

nomade

é que eu trabalho aqui na NASA e na verdade ele funciona com um conjunto de decacores, o problema é que estamos com falta de placas de memória aqui no controle da missão, entende... rsrsrs

Ok, RonaldoRG, você está certo, já corrigí o clock. É o vício de escrever Ghz, porém esse PC não é meu... é da mãe de uma amiga minha e ela insiste em fazê-lo funcionar por mais que eu tenha tentado convencê-la a comprar outro, mas ela tem 67 anos e gosta do PC, então estou tentando ajudar, só que não consegui instalar o Ubuntu. To baixando o Lubuntu, pois ví em algum lugar que roda com 550Ghz, opá! quem dera, Mhz.

niquelnausea, o pc só será utilizado para aplicativos de escritório.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Solid One

o Lubuntu provavelmente funcionará bem legalzinho nessa configuração. talvez fique um pouquinho pesado quando tiverem vários aplicativos abertos (Chromium + BrOffice), mas nada que de tão lento o torne inutilizável.

no entanto, não teste somente a versão 10.10 do Lubuntu. teste também a 10.04, pois pelos testes que fiz essa versão é mais rápida e menos pesada.

RonaldoRG

Citação de: nomade online 14 de Fevereiro de 2011, 05:57
é que eu trabalho aqui na NASA e na verdade ele funciona com um conjunto de decacores, o problema é que estamos com falta de placas de memória aqui no controle da missão, entende... rsrsrs

Ok nomade, valeu por ter entendido a brincadeira. Mas vou me controlar sobre isso porque não é todo mundo que entende.

Mas faça os testes como o pessoal postou sobre o Xubuntu e o Lubuntu. E além disso desabilite algumas coisas desnecessárias que iniciam junto com o sistema, que pode ajudar a consumir menos recursos.

T+.

Ubuntu 12.04

Fidel

Eu acho que o Lubuntu e a versão mais leve, mas o Debian com lxde fica bem mais leve que o lubuntu.

Nesse link tem uma análise do grande Morimoto sobre o Debian em micros antigos: http://www.gdhpress.com.br/blog/debian-lxde/

abraços

niquelnausea

... num sei não se o broffice vai rodar bem nessa configuração ???, talvez seja necessário um pacote mais leve que o broffice.
quando se testa outras distros, percebe-se que o ubuntu não é uma das mais "leves" (é o preço que se paga pelas facilidades), não é apenas o gnome ou kde que faz com que o pc use muito do processador e da ram, acredito vai ser necessário mais que o lxde para que o pc funcione bem. existem vários tópicos aqui e em outros fóruns debatendo esse assunto, comesse pesquisando pelo google (e depois testando) para ver qual o conjunto de aplicativos que funciona melhor.

Solid One

O Lubuntu é baseado no Xubuntu, que por sua vez foi descontinuado. Tanto que ele também usa LXDE como modo gráfico padrão. O Lubuntu é continuado até os dias de hoje, e tudo que tá disponível nos repositórios do Ubuntu normal, tá no Lubuntu também.

No Lubuntu, não vem o BrOffice instalado por padrão. Vem outro programinha mais básico pra edição de textos. Mas você pode instalá-lo pelo repositórios com o comando "sudo apt-get install broffice.org".

Você pode também puxar o LibreOffice direto do site (ou pelo PPA, se preferir), pois dizem que ele é um pouco mais leve que o BrOffice.

nomade

Era um problema na placa mãe... nem valia a pena consertar ...

Mas valeu mesmo a todos!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

xluisfernando

O Lubuntu é mais leve que o Xubuntu, mas com ele (e provavelmente com qualquer distribuição Linux), tive problemas ao instalar em um hardware antigo, por causa dos chipsets SiS ou VIA.

Nos computadores de baixo custo do início da década de 2000 as placas com chipset SiS e posteriormente as com chip VIA eram quase que um padrão, por causa do alto custo do hardware. Assim, fora os computadores de empresas ou comprados em grandes lotes, esses fabricantes imperam entre os PCs de baixo custo.

Como SiS e VIA não colaboram com o projeto GNU/Linux e não liberam a documentação do hardware, o que existe para eles acaba sendo fruto de engenharia reversa ou de adaptação de soluções para outros fabricantes.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

web2000

O bom é recompilar o kernel para seu processador, assim dar um ganho de desempenho razoável.

Compre mais memória RAM na internet, assim seu computador pode ter até 1GB de RAM. Se você comprar uma de 512MB já resolve seu problema, e com muita folga.

Provavelmente seu computador tem memória DIMM 100Mhz ou 133Mhz

nomade

Galera... obrigadão mesmo, mas já desisti dele faz tempo. Um capacitor da placa mãe está ferrado, causando problemas no vídeo.
Na munheca fiz rodar uma versão defasada do freebsd via terminal... mas deixa pra lá...
Ubuntu Studio 22.04 LTS